2014-8-14

NEGÓCIOS

INDRA entrega Sistema de Treino de Voo iCAT para o AIRBUS A320 À BEIJING CAPITAL AIRLINES

A Indra acaba de completar o desenvolvimento do iCAT, um novo sistema de treino para pilotos do Airbus A320. A empresa entregou as primeiras unidades deste equipamento à Beijin Capital Airlines. Estes sistemas serão instalados nos centros de formação que a companhia aérea possui em Pequim e na Ilha de Hainan, onde são treinados pilotos oriundos de todas as partes do globo

INDRA entrega Sistema de Treino de Voo iCAT  para o AIRBUS A320 À BEIJING CAPITAL AIRLINES

Os sistemas vão ser implementados nos Centros de Formação de Pilotos que companhia aérea possui em Pequim e na Ilha de Hainan

Em 2012, a Indra entregou a esta companhia dois simuladores completos de voo (FFS) para o A320, um dos aviões de passageiros de médio alcance mais utilizados em todo o mundo.

Após essas primeiras entregas, a companhia aérea solicitou à Indra o desenvolvimento de um novo sistema de treino de voos, uma solução que se complementa aos simuladores e oferece uma grande capacidade de treino a um custo muito reduzido.

A multinacional tecnológica e de consultoria incorporou no iCAT o mesmo software de simulação – que reproduz o modelo de voo da aeronave – que os simuladores completos de voo utilizam. Graças a ele, o treino oferece um elevado realismo e uma fidelidade própria de um simulador de nível D, a categoria máxima possível para um simulador civil, a um custo muito competitivo.

A principal diferença dos iCAT em relação aos simuladores completos incide no facto de não serem montados numa plataforma dotada de movimento, utilizam os ecrãs planos em vez de um sistema de projeção e os controlos da aeronave não são reais, pois são simulados em ecrãs táteis.

Os únicos sistemas físicos incorporados são os comandos de voo e do motor, a Unidade de Controlo de Voo (FCU) e a MCDU, o dispositivo de comunicações onde os pilotos inserem dados. Estas características reduzem o preço e desenvolvimento e manutenção.

Os dois iCAT vão permitir aos pilotos realizar um maior número de horas de voo antes de iniciarem os treinos no simulador. Isto ajuda a que se familiarizem primeiro com a aeronave para tirarem depois todo o partido do FFS.

Os iCAT reproduzem qualquer falha que possa ocorrer no avião e permitem completar o treino de todos os procedimentos normais e de emergência que contempla o manual de voo do avião. Para além disso, incorpora ainda uma ampla base de dados de aeroportos de todo o mundo e mais concretamente da China, podendo os pilotos treinar aterragens e descolagens em todos eles, sob qualquer condição meteorológica, de dia e de noite.

Por último, o iCAT oferece a vantagem adicional de ser configurável. Isto significa que poderá adaptar-se através da introdução de alterações e padrões de voo, de forma a reproduzir voos de outras aeronaves, se tal for necessário.

Simuladores da Indra na Ásia

A Indra é um dos principais fabricantes de simuladores do mundo, tendo entregue 200 simuladores em 23 países a mais de meia centena de clientes. A empresa tem consolidado nos últimos anos uma sólida posição no mercado asiático nesta atividade.

Para além dos sistemas fornecidos à Beijing Capital Airlines, a Indra foi a primeira empresa a implementar um simulador de helicóptero em solo chinês. A empresa instalou um simulador do helicóptero EC225 no centro de formação da Airbus em Pequim e, posteriormente, forneceu uma segunda unidade ao centro de formação de pilotos na Malásia. Mais recentemente, entregou um simulador do helicóptero EC135 no Japão

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Airbus desiste de compra de unidade de cibersegurança da Atos
NEGÓCIOS

Airbus desiste de compra de unidade de cibersegurança da Atos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.