2024-1-20
A GSTEP pretende apostar em inteligência artificial e analítica avançada com a criação de uma nova área, que será liderada por João Azambuja
A GSTEP, empresa tecnológica portuguesa especializada em gestão e análise de dados, contratou João Azambuja para o cargo de Diretor da nova área de AI & Analytics. O desenvolvimento desta oferta e a implementação de tecnologias de vanguarda nos sistemas de suporte ao negócio serão as principais responsabilidades de João Azambuja, a par da liderança de uma equipa centrada em inteligência artificial (IA), data science, machine learning (ML) e MLOps. A GSTEP procura complementar as soluções e as competências existentes, adicionando mais valor ao negócio dos clientes através da aposta na tecnologia de IA. Desta forma, a empresa procurará apoiar na criação de uma estratégia de IA e Analytics, na construção de novos algoritmos ou na passagem a produção de projetos baseados em IA e respetiva gestão. Além disto, a GSTEP prevê a contratação de data scientists e machine learning engineers para expandir a atual equipa, bem como a criação de uma academia para formação na área em questão. “A aposta na área de AI & Analytics, que fica agora reforçada com esta contratação, é complementar à oferta atual da GSTEP, onde nos posicionamos como um Parceiro de excelência na transformação de dados em soluções com impacto no negócio”, sublinha Gustavo Mendes, CEO da GSTEP. O percurso de João Azambuja é marcado pela liderança de diversas equipas e projetos de IA e analítica avançada. Com mais de 20 anos de experiência em Portugal e no estrangeiro, o novo Diretor da GSTEP integrou empresas como a SIXT, Smart Energy Lab (Grupo EDP) e KPMG Advisory. João Azambuja é doutorado em Gestão pelo ISCTE/IUL e possui um MBA em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa, assim como uma licenciatura em Gestão pelo ISEG. Além disto, é atualmente Professor Convidado na Nova IMS/UNL. “É com entusiasmo que integro a equipa da GSTEP, reforçando as suas competências na área de dados e analítica. Motiva-me a criação de valor a partir de dados e a integração de inteligência artificial e analítica avançada nos processos de tomada de decisão, contribuindo desta forma para a transformação digital dos nossos clientes”, afirma João Azambuja. |