2015-10-23

NEGÓCIOS

Grupo PT compromete-se a resolver constrangimentos causados aos fornecedores tecnológicos

A ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica revelou ter alcançado o compromisso do Grupo PT relativamente à resolução de um conjunto de constrangimentos reportados pela associação em nome de fornecedores cujo negócio foi negativamente afetado durante o processo de aquisição por parte da Altice

Grupo PT compromete-se a resolver constrangimentos causados aos fornecedores tecnológicos

Depois de assumir a representação das tecnológicas que trabalham com o Grupo PT, a ANETIE conseguiu obter, por parte da empresa, o reconhecimento de constrangimentos com os fornecedores de tecnologia e a garantia de que será prestada a máxima atenção aos  casos ainda não solucionados. Para tal, foi estabelecido um canal de comunicação direta, onde a ANETIE assume a missão de agilizar a articulação entre os fornecedores e o grupo.

“A dimensão do Grupo PT e a sua influência no tecido tecnológico português impunham a nossa preocupação e, mais do que isso, a nossa intervenção associativa. Consideramos, por isso, muito importante a disponibilidade do Grupo PT para a operacionalização de um diálogo aberto, com envolvimento de todas as partes”, afirma o presidente da ANETIE, Vítor Rodrigues. “De resto, além da disponibilidade manifestada e da garantia de que muitos dos problemas estão resolvidos, obtivemos também o reconhecimento de que existem ainda casos que carecem resposta. Ficou, por isso, estabelecido que caberá à ANETIE a representação deste universo de empresas. Estamos certos de que teremos de ser ágeis e disponíveis, visto que em causa está a sustentabilidade de muitas empresas que trabalham quase em exclusivo com o Grupo PT”, acrescenta o mesmo responsável.

Em ligação com empresas do seu universo associativo, e não só, a ANETIE havia já demonstrado publicamente a intenção de intervir no sentido de apoiar os fornecedores do Grupo PT que, uma vez anunciado o processo de aquisição, sofreram com mudanças inesperadas.

Depois de uma fase de diagnóstico em que recolheu testemunhos de empresas fornecedoras e do estabelecimento de contactos diretos com o Grupo PT, a ANETIE conseguiu agora a disponibilidade da empresa para dialogar e concertar soluções. Diz a associação em comunicado que "o Grupo PT reconhece e assume a existência de situações que exigiram já a sua atenção extraordinária, nomeadamente casos que não foram, numa fase inicial, devidamente conduzidos. Aqui se inclui, por exemplo, uma questão que a ANETIE havia reportado publicamente: a proposta de cortes unilaterais retroativos em contratos já celebrados. O Grupo PT garante que esta é uma situação já regularizada, à semelhança de outros constrangimentos identificados por fornecedores diversos".

O Grupo PT sublinhou à ANETIE que os temas contratuais relativamente aos quais tem vindo a prestar máxima atenção, prendem-se, em parte, com a existência de contratos previamente celebrados que não se coadunam com as suas regras internas de gestão, facto que impôs a necessidade de efetuar revisões/renegociações. A associação diz que o Grupo PT garante, porém, que os problemas existentes no relacionamento com os fornecedores têm caráter transitório e são normais em processos de aquisição de grandes grupos empresariais.

Dada a abertura da ANETIE para a articulação direta com o grupo de telecomunicações, em nome dos fornecedores lesados, a associação coloca-se à disposição das empresas que pretendam obter apoio na comunicação de eventuais problemas, bem como na renegociação de soluções que possam entretanto estar em cima da mesa, mas não sejam consideradas as mais adequadas por parte das empresas.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.