2021-1-19

NEGÓCIOS

Gelsinger deixa VMware e torna-se CEO da Intel

Pat Gelsinger regressa à Intel, onde iniciou a sua carreira, e fá-lo-á sucedendo a Bob Swan, que permanecerá CEO até 15 de fevereiro

2021 começou com grandes alterações, nomeadamente a nomeação de Pat Gelsinger como novo CEO da Intel, cargo que ocupará a partir de 15 de fevereiro de 2021. Gelsinger também se juntará ao conselho de administração da Intel após a tomada de posse e sucederá a Bob Swan.

Gelsinger é um veterano da indústria com mais de quatro décadas de experiência em tecnologia e liderança, incluindo 30 anos na Intel, onde iniciou a sua carreira, tornando-se o primeiro diretor de tecnologia da empresa e impulsionando a criação de tecnologias chave da indústria, como USB e Wi-Fi. Foi o arquiteto do processador original 80486, liderou 14 diferentes programas de microprocessadores, e desempenhou papéis-chave nas famílias Core e Xeon.

"Após uma cuidadosa consideração, o conselho concluiu que agora é o momento certo para fazer esta mudança de liderança para alavancar a tecnologia e a engenharia de Pat durante este período crítico de transformação na Intel. O conselho está confiante de que Pat, juntamente com o resto da equipa de liderança, assegurará uma forte execução da estratégia da Intel para alavancar a liderança do seu produto e aproveitar as oportunidades significativas que se avizinham, uma vez que continua a transformar-se de uma empresa da CPU para uma multiarquite XPU",  explica Omar Ishrak, presidente independente do conselho de administração da Intel.

Na sequência da decisão de Pat Gelsinger se demitir, a partir de 12 de fevereiro, Zane Rowe, diretor financeiro da VMware é o novo CEO interino.

Gelsinger permanecerá no Conselho de Administração da VMware e Michael Dell, Presidente do Conselho de Administração da VMware garante que, "nos últimos oito anos, Pat liderou o tremendo crescimento e expansão da empresa e construiu uma base sólida para a inovação futura. Zane tem sido um parceiro estratégico chave para Pat durante este tempo de crescimento e o seu profundo conhecimento da empresa e as suas fortes relações irão orientar bem a equipa durante o período de transição".

O Conselho de Administração da VMware está a iniciar um processo global de pesquisa executiva para nomear um CEO permanente, liderado por Paul Sagan, membro do conselho independente da VMware e presidente do Comité de Compensação e Governança Corporativa. "O negócio da VMware está em boas mãos com uma equipa de gestão comprovada e experiente, e as prioridades estratégicas da empresa estão alinhadas com o que os clientes empresariais exigem nestes tempos sem precedentes", concluiSagan.

TAGS

Intel VMware

Recomendado pelos leitores

O computador ainda não morreu
NEGÓCIOS

O computador ainda não morreu

LER MAIS

35 anos de Parcerias estratégicas
NEGÓCIOS

35 anos de Parcerias estratégicas

LER MAIS

“Vamos todos os dias para casa com o sentimento de que a missão ainda não está cumprida”
NEGÓCIOS

“Vamos todos os dias para casa com o sentimento de que a missão ainda não está cumprida”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

IT CHANNEL Nº 74 FEVEREIRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.