2015-2-09

NEGÓCIOS

Gastos com cartões Visa crescem acima da média em Portugal

Comércio eletrónico cresceu 47%. Número de transações por cartão no ponto de venda aumentou 15%

Gastos com cartões Visa crescem acima da média em Portugal

ste aumento de dois dígitos situa-se bem acima da média europeia (9,4%) e é suportado, também, por um aumento de 47% no volume de transações online, que ultrapassou os €162 milhões.

Em 2014, o valor gasto no ponto de venda com cartões Visa aumentou mais de 11% em Portugal, de acordo com os resultados financeiros apresentados pela Visa Europe. Este aumento de dois dígitos situa-se bem acima da média europeia (9,4%) e é suportado, também, por um aumento de 47% no volume de transações online, que ultrapassou os €162 milhões.

“Apesar do atual cenário económico, o valor gasto no ponto de venda pelos utilizadores de cartões Visa em Portugal excedeu os €26 mil milhões de euros, um valor para o qual contribuiu a evolução registada no comércio eletrónico e a utilização de cartões pré-pagos”, refere Sérgio Botelho, country manager da Visa Europe em Portugal.

Os resultados financeiros para o ano fiscal de 2014 demonstram ainda que os portugueses estão cada vez mais a usar os seus cartões Visa para despesas diárias, com uma média de 57,4 transações por cartão no ponto de venda, valor que representa um aumento de 15% face ao período anterior.

Com mais de 665 milhões de transações efetuadas no ponto de venda ao longo de 2014, os resultados demonstram também que, em Portugal, €1 em cada €4,24 foi gasto com cartões Visa. Em 2013, este rácio era de €1 por cada €4,52.

O segmento de cartões Pré-pagos foi o que registou o maior crescimento em utilização no ponto de venda, com um aumento de 53%.

De acordo com Nicholas Huss, CEO da Visa Europe, “este é um momento emocionante para os pagamentos e 2015 promete ser um ano cheio de oportunidades. Vamos continuar a reduzir o valor de 70% de transações que ainda são feitas em numerário na Europa e iremos fazer uso da abundância de tecnologia digital que agora nos rodeia para permitir novas soluções de pagamento digital”. O responsável realça que a empresa pretende “proporcionar uma melhor qualidade de serviço para retalhistas e consumidores, tornando o pagamento mais simples, mais inteligente e mais seguro do que nunca”.

Huss classifica a parceria com os retalhistas de “fundamental”, dizendo que “é altura de seguir em frente no debate sobre comissões para algo mais construtivo”, e referindo-se à regulação sobre comissões interbancárias que está a caminho, e segundo a qual a Comissão Europeia estima que traga poupanças na ordem dos €6 mil milhões para os retalhistas europeus.


Portugal prevê lançamento em massa de pagamentos ‘Contactless’ em 2015
Em 2015, a Visa Europe em Portugal prevê o arranque em massa de pagamentos ‘Contactless’. A empresa espera, portanto, a emissão de 5 milhões de cartões e 15 mil terminais que aceitarão este tipo de pagamentos. “Os pagamentos ‘Contactless’ já estão disponíveis em Portugal e o objectivo passa por aumentar não só o número de cartões, mas também os terminais que permitem aos portugueses efectuar os seus pagamentos diários com cartões Visa ‘Contactless’ de uma forma rápida, segura e conveniente”, confirma Sérgio Botelho.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.