2017-7-05

BIZZ

Gartner: mercado de serviços de segurança baseados em cloud crescerá 20% este ano

De acordo com a Gartner, os serviços de segurança baseados em cloud estão a popularizar-se. A consultora projeta um crescimento de 21% este ano para este mercado, a nível global

Gartner: mercado de serviços de segurança baseados em cloud crescerá 20% este ano

Em 2017, este mercado deverá alcançar um volume de negócios na ordem dos 5,9 mil milhões de dólares.

Com um crescimento de 21% previsto para este ano, a analista estima que em 2020, este mercado ultrapasse mundialmente os 9 mil milhões de dólares.

“A segurança do e-mail, da web, bem como a gestão de identidade e acesso (IAM– identity and access management) continuam a ser as três principais prioridades das organizações”, refere Ruggero Contu, research director, Gartner. De acordo com a analista, serviços que enderecem estas três prioridades, incluindo Security Information and Event Management (SIEM) e Identity and Access Managment (IAM), serão os que deterão maior capacidade de crescimento. As ofertas emergentes estão entre os segmentos de maior crescimento e incluem sandboxes de malware baseadas em cloud, threat intelligence enablement, encriptação de dados cloud-based, gestão de proteção de endpoints e web application firewalls (WAF).

As PME são apontadas pela Gartner como as empresas que começam agora a investir mais na segurança e a contribuir fortemente para o crescimento deste mercado. Aliada a esta sensibilização para a segurança está também o facto de as pequenas e médias empresas olharem para a implementação de cloud como uma oportunidade para redução de custos, especialmente no que diz respeito a equipamentos de data center, nomeadamente a nível de powering e cooling.

“A cloud é um meio natural de endereçar as necessidades do SMB. A sua implementação e gestão são simples e as suas caraterísticas de preço baseado num modelo de pay-as-you-consume tornam este modelo de entrega atrativo para organizações com menos recursos”, enaltece Ruggero Contu.

O setor de enterprise vai também ser um impulsionador do mercado dos serviços de segurança na cloud, à medida que os seus benefícios vão sendo reconhecidos por estas organizações.

“Os modelos de entrega baseados em cloud continuarão a ser uma escolha popular a nível de segurança, com a implementação a expandir-se para o controlo, como por exemplo sandboxing e WAF baseados em cloud”, realça o research director.

O crescimento do mercado de serviços de segurança cloud-based trará também um conjunto de desafios e oportunidades para os providers: “Por um lado, vão emergir novas exigências provenientes dos requisitos do mercado de SMB. Por outro lado, novas dinâmicas competitivas e práticas alternativas de preços deverão ameaçar os modelos de negócio tradicional”, conclui Ruggero Contu. Neste sentido, os providers terão de se adaptar a esta alteração, passando de modelos on-premises para modelos cloud. “No final, uma das principais áreas de foco para os providers estará relacionada com a mudança de ter um produto para vender, para vender e facultar suporte a um serviço entregue”.

Recomendado pelos leitores

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
BIZZ

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE
BIZZ

Acionistas da Juniper Networks aprovam aquisição pela HPE

LER MAIS

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.