2014-2-20

NEGÓCIOS

Redes Sociais

Facebook compra o WhatsApp

É a maior aquisição de uma rede social até esta data num valor de 19 mil milhões de dólares pagos 16 mil milhões em dinheiro e o restante em acções do Facebook O WhatsApp tem mais de 450 milhões de utilizadores mensais e é especialmente utilizado como forma de ultrapassar a cobrança de mensagens SMS

Facebook compra o WhatsApp

Num comunicado ao mercado onde o fundador do Facebook , Mark Zuckerberg anuncia o acordo, ele descreve os serviços do WhatsApp como "incrivelmente valiosos".

WhatsApp permite aos utilizadores enviar mensagens através da internet, evitando os custos das mensagens de texto SMS. A empresa afirma que está captar um milhão de novos utilizadores por dia. Estes utilizadores são em grande parte muito jovens.

Em uma videoconferência para apresentar o negócio Jan Koum , fundador da WhatsApp disse que pretende operar a empresa " de forma independente e autónoma e que vai integrar a administração do Facebook.
"Estamos entusiasmados e honrados com a parceria com Mark e Facebook , enquanto continuamos a levar o nosso produto para mais pessoas no mundo ", disse Koum em um comunicado.

Um dado curioso é a pequena dimensão empresa que agora vale biliões, ela tem apenas 50 empregados.

A maior aquisição até agora do Facebook foi o Instagram em 2012 por mil milhões de dólares
Zuckerberg segue esta estratégia de adquirir outras redes sociais obviamente porque o próprio Facebook necessita de integrar mais utilizadores por via de outras aplicações , quando ele próprio mostra sinais de abrandamento e mesmo de recuo de utilizadores e de tempo despendido no site em algumas partes do mundo e em alguns segmentos socio-demográficos.

O WhatsApp dá a Mark Zuckerberg acesso a um público mais jovem que nunca chegou a se fidelizar no Facebook e permite uma entrada no “ecossistema” da mobilidade e dos Smartphones porque a aplicação na sua grande simplicidade foi pensada directamente para telemóveis.

Resta saber se esta estratégia do Facebook de comprar "tudo o que mexe" vai algum dia pagar financeiramente os investimentos, e é vista por alguns analistas de mercado como uma sucessão de "fugas para a frente". O valor desta transacção é de 17 vezes as vendas anuais estimadas do WhatsApp, cujo modelo de negócio se baseia no pagamento de um fee anual de valor um simbólico.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.