2018-7-24

NEGÓCIOS

Estudo revela que PMEs portuguesas têm pouca maturidade digital

O “Retrato Digital das PME Portuguesas 2018”, da PSE – Produtos e Serviços de Estatística aponta a incapacidade de as Pequenas e Médias Empresas portuguesas em conseguir acompanhar o ritmo da digitalização. De acordo com o relatório, uma em cada quatro PMEs nacionais não tem ainda uma estratégia digital delineada

Estudo revela que PMEs portuguesas têm pouca maturidade digital

“As PME estão portuguesas ‘on’”? Foi sob este mote que a PSE decidiu realizar uma radiografia ao tecido empresarial português, retratando a percepção que os próprios gestores e técnicos têm do desenvolvimento digital das suas organizações.

As conclusões não foram as mais animadoras: as PME portuguesas estão a perder muitas das vantagens que a economia digital tem para oferecer. Numa sociedade definida pela revolução na comunicação, que alterou o modo de vida das pessoas, e consequentemente, a forma de trabalhar das empresas, uma em cada quatro (26%) PMEs nacionais não apresenta uma estratégia digital.

Realizado entre os meses de março e abril de 2018 junto de diretores, quadros superiores e técnicos de 1.508 PME de seis grandes setores de actividade, 44% das quais com menos de 10 trabalhadores, o relatório concluiu que 37% das PME são principiantes no uso do digital, ou seja, fazem alguma comunicação para divulgação de eventos ou produtos de forma não organizada ou sistemática; 16% não vão além do estado elementar (têm consciência do potencial digital e social, mas têm dificuldade na realização de campanhas, muito por falta de pessoal especializado); 10% encontram-se no estado intermédio (usam um leque mais alargado de canais) e apenas 6% se situam no estado avançado, com menos ainda, 5%, numa fase proficiente, ou seja, com tecnologias sociais e digitais integradas nos processos de negócio.

Inquiridas sobre os canais digitais mais usados, a esmagadora maioria (91%) elegeu o e-mail, usado diariamente ou semanalmente para atividades de marketing. Uma também maioria (62%) nunca usou o Instagram, 73% não utilizam o Twitter e 55% nunca usaram o YouTube.
 
Ao todo, 80% das PME encontram-se nos graus mais baixos de maturidade na utilização de canais sociais e digitais, tendo como objetivos a divulgação através de e-mail, o uso do website como uma montra e aumentar a presença e visibilidade. Isto traduz-se numa utilização ineficiente de canais, em ações esporádicas e não-sistemáticas de comunicação de eventos ou produtos, sem grandes objetivos de negócio e sem uma medição. Para as restantes (20%), a minoria, estes meios servem para potenciar a rede e crescer, potenciar comercialmente canais digitais e sociais, assim como integrar a tecnologia na organização, interna e externamente.
 
Mas nem todos os setores de atividade são iguais. Agricultura e pescas (2%), construção (8%) e indústria e energia (29%) são os setores onde é menor a maturidade digital. No reverso da medalha encontram-se o setor dos serviços (35%), comércio (23%) e outros (2%), este último composto por empresas da área da saúde, TI, software, eletrónica, telecomunicações, educação, etc.
 
O tamanho das empresas é também aqui importante. De facto, este retrato permite confirmar que as PME com maior número de empregados têm um nível de maturidade superior, isto porque apresentam melhor performance essencialmente em duas dimensões: nos recursos humanos e na análise.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estrutura de IT heterogénea potencia riscos de segurança nas PME
SEGURANÇA

Estrutura de IT heterogénea potencia riscos de segurança nas PME

LER MAIS

Maioria das PME portuguesas não estão preparadas para o RGPD
NEGÓCIOS

Maioria das PME portuguesas não estão preparadas para o RGPD

LER MAIS

PME portuguesas a investir na digitalização do local de trabalho
NEGÓCIOS

PME portuguesas a investir na digitalização do local de trabalho

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.