2014-5-26

NEGÓCIOS

Estudo demonstra potencialidades da IoE no Sector Público

Um estudo da consultora Cicero Group apresenta 40 casos de administrações e entidades públicas que estão a tirar proveito do potencial da Internet of Everything para melhorar serviços e minimizar custos

Estudo demonstra potencialidades da IoE no Sector Público

Melhoria dos serviços e redução de custos são principais vantagens da IoE quando aplicada na gestão pública

Elaborado pela consultora Cicero Group, e publicado pela Cisco, o relatório revela que administrações e entidades públicas em todo o mundo já estão a aproveitar todas as potencialidades da Internet of Everything (IoE), que se caracteriza por milhares de milhões de conexões entre pessoas, processos, dados e objectos. O estudo recorreu a entrevistas personalizadas com os responsáveis das administrações e apresenta 40 casos de estudo nos quais a IoE é aplicada a campos diversos, como por exemplo as “Smart Cities” (estacionamento inteligente, gestão da eletricidade e água, transportes públicos, entre outros).

A nível ibérico, a cidade de Barcelona é um dos casos apresentados, com o município a apresentar poupanças de 42 milhões de euros anuais em gestão da água e de 27 milhões em iluminação (com o recurso a iluminação inteligente). Segundo o estudo, as conexões de IoE implementadas na cidade catalã permitiram aumentar as receitas em 36 milhões de euros, por via de estacionamento inteligente, a par da criação de 47 mil postos de trabalho.

Áreas como o apoio sanitário (Telemedicina), a educação online e a segurança (coordenação de emergências e prevenção de incêndios, por exemplo) também são apontadas como candidatas a beneficar das soluções da IoE.
O estudo também serve como referência para práticas que podem vir a ser adoptados por outros organismos públicos, incluindo a implementação de redes IP inteligentes, a participação dos cidadãos através de dispositivos e aplicações móveis e o recurso a ferramentas analíticas de Big Data e colaboração.



Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.