Carlos Paulino, Managing Director, Equinix, Portugal em 2020-5-13

NEGÓCIOS

Advertorial

Equinix expande o alcance da cloud em Portugal

Com o novo serviço ECX Fabric™, da Equinix, as organizações portuguesas conseguem aceder, de forma simples e rápida, aos principais provedores cloud do mundo, incluindo Amazon, Microsoft, Oracle e Google

Equinix expande o alcance da cloud em Portugal

No inédito contexto sanitário, social e económico que atravessamos a nível global, os decisores de IT são chamados a encontrar respostas para os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico – marcado pela realidade COVID-19, pelas pressões competitivas, pelas oscilações da procura e, de um modo geral, pela globalização. Muitos destes decisores empresariais e institucionais estão a acelerar os esforços de transformação digital das suas organizações, dando prioridade à adoção de soluções infraestruturais híbridas e multicloud.

Para responder a estas tendências e mudanças recentes no mercado, a Equinix implementou o novo serviço Equinix Cloud Exchange Fabric™ (ECX Fabric™) em Portugal, contribuindo para que os processos de implementação das infraestruturas multicloud híbridas das empresas decorram de forma mais fácil e rápida, ampliando igualmente as suas oportunidades de interconexão global na Platform Equinix®.

Projetado para apoiar iniciativas empresariais de transformação digital, o ECX Fabric consiste num serviço de interconexão global, disponível em 45 mercados estratégicos, incluindo Portugal, que possibilita o intercâmbio de dados on-demand entre diferentes localizações e através de conexões privadas. Este recurso permite que as empresas, serviços de rede e fornecedores cloud possam escalar consistentemente os seus negócios digitais, tão rapidamente quanto a moderna economia digital o exige.

Ao estender agora o ECX Fabric de Lisboa a Istambul, a Equinix está a potenciar o alcance global das empresas digitais na Europa, proporcionando-lhes um amplo acesso aos ecossistemas de que necessitam para expandirem os seus negócios a nível global. Isto porque o ECX Fabric faculta um acesso simplificado aos maiores provedores cloud do mundo, incluindo Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure e Google Cloud, na Platform Equinix e por meio de interconexão global definida por software. 

Forte crescimento da cloud 

As tendências emergentes – como o 5G, Internet of Things, ou streaming – estão a acelerar os processos de transformação digital das empresas e a potenciar a utilização de infraestruturas multicloud híbridas, como facilitadoras essenciais dessa mudança, tanto para o acesso à cloud como para a utilização de ferramentas de colaboração e videoconferência. De acordo com um webinar realizado pela IDC e Equinix, até 2023 a indústria de cloud irá atingir os 652 mil milhões de US dólares. Adicionalmente, a IDC prevê que, até 2021, os gastos das empresas europeias com a cloud vão ultrapassar os cem mil milhões de US dólares. Embora seja ainda considerado um mercado emergente em termos de utilização da cloud, a Europa está a crescer rapidamente, registando a presença dos maiores players do setor, como a Microsoft, a Amazon e a Oracle.

Este facto está a impulsionar a procura por interconexão privada, contornando a Internet pública. De acordo com o Global Interconnection Index (GXI) Volume 3 – um estudo publicado pela Equinix – a interconexão das empresas europeias com os fornecedores de cloud e IT deverá crescer 116% ao ano até 2022. Esta é também uma das razões pelas quais a Equinix lançou recentemente o serviço ECX Fabric™ em sete novos mercados na EMEA, incluindo Portugal.

O futuro sustentável 

A sustentabilidade será – está à vista de todos – uma prioridade para todas as organizações mundiais. As empresas procuram, cada vez mais, fornecedores de data center neutrais que estejam comprometidos com a sustentabilidade ambiental. Na Equinix, estamos cientes da importância do nosso papel como empresa de referência a nível global e temos feito grandes progressos em matéria de sustentabilidade, alcançando uma taxa de uso de energia renovável acima de 90% em mais de 150 data centers – e atingindo os 100% em Portugal. Estes benefícios estão enquadrados no nosso firme compromisso com a eficiência energética e com o respeito pelo meio ambiente.

Continuamos empenhados em transformar Portugal num novo Hub europeu de interconexão, aproveitando as ótimas condições geográficas, culturais e empresariais do nosso mercado, ao mesmo tempo que nos posicionamos no mapa mundial da interconexão privada, segura e sustentável.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Equinix

TAGS

Equinix

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.