2017-4-03
Com o objetivo de centralizar os processos relativos aos seus parques de estacionamento, a Empark confiou à Zarph a missão de renovar a sua infraestrutura
O processo de centralização dos parques de estacionamento por parte da Empark teve como principal objetivo automatizar ao máximo a sua operação. Simultaneamente, a organização pretendia ainda melhorar a interação com o cliente, tornando-a o mais autónoma possível. Neste sentido, adicionar um método de pagamento alternativo ao numerário revelou-se urgente e indispensável. Foi no seguimento da renovação do contrato de gestão dos parques de estacionamento dos três aeroportos portugueses (propriedade da ANA SA), que surgiu esta necessidade. O projeto tinha como requisito otimizar inúmeras operações que até então exigiam o apoio de operador. “Era necessário garantir que a informação das transações fosse mapeada e que os movimentos registados no banco fossem automaticamente reconciliados e identicados um a um, com a contabilização dos valores de comissões e de crédito. A Zarph foi a única empresa capaz de responder a ambas necessidades: módulos compatíveis com diferentes sistemas e uma plataforma ajustada às exatas necessidades da organização para um controlo e monitorização permanente das transações eletrónicas”, refere Vitor Mendes, diretor Infraestruturas Portugal da Empark. A solução implementada foi um módulo de pagamento automático para cartões, integrada com a Zarph Global Support (ZGS), a plataforma web da Zarph que integra e centraliza toda a informação sobre a operação. A solução implementada pela Zarph está certificada para compra com autorização pela SIBS e permite o pagamento a débito e crédito. A Zarph Global Support permite a todos os intervenientes a gestão de informação em tempo real, com o objetivo de garantir a eficiência no processo e maximização da rentabilidade dos equipamentos. Permite saber os montantes exatos creditados em conta, por equipamento e/ou local; analisar pagamentos, aceder a toda a informação de gestão, etc. A Empark já implementou 34 módulos de pagamento automáticos, em 22 parques de estacionamentos. Atualmente, com o apoio da ZGS, consegue centralizar a informação de todos os equipamentos e já conta com cerca de 40 utilizadores na plataforma web. A montagem dos módulos de pagamento automático foi realizada pela Empark, com formação e apoio da Zarph. A Zarph foi ainda respondável pela integração dos módulos de pagamento automático com as várias caixas de pagamento existentes nos parques. Garantiu ainda a centralização da informação dos vários módulos de pagamento automático na plataforma web, tais como pagamentos, fechos contabilísticos e comissões e integrou na plataforma web a informação de módulos de pagamento automático de outros fornecedores já existentes. Além deste apoio, a Zarph ficou encarregue de prestar suporte de segunda linha na assistência técnica. A ZGS permitiu à Empark não só proporcionar autonomia e disponibilidade total de pagamento ao seus clientes, monitorizar e controlar os montantes exatos creditados em conta, ou seja, o valor de pagamento de clientes deduzindo as comissões bancárias aplicadas para cada tipo de contrato de suporte dos cartões utilizados como meios de pagamentos. Adicionalmente, a Empark tem agora acesso à informação pormenorizada sobre os pagamentos por equipamento, pagamento por local, análise de pagamentos de acordo com critérios pré-definidos, volume de pagamentos, informação de gestão (fechos), estado de funcionamento da rede suportada, monitorização da rede e receção e avaliação de eventos. A solução teve um impacto positivo na faturação da empresa, uma vez que disponibilizou mais um método de pagamento, possibilitando melhorar a qualidade do serviço ao seu cliente. “Tudo o que a Zarph prometeu fazer, cumpriu. Além disso, mantém um acompanhamento direto e muito próximo do processo, fazendo com que nos sintamos ‘acompanhados’ pelo fornecedor que já é mais do isso, já ganhou o estatuto de ‘parceiro’”, comena Vitor Mendes. No futuro, a Empark irá estender o pagamento eletrónico a todas as máquinas automáticas dos diferentes parques e, ao avançar para as novas soluções de parques com acesso por matrícula, “a Empark conta com a Zarph como parceira no desenvolvimento e implementação das soluções de pagamento eletrónico e respetiva integração”, adianta o responsável. |