Diana Ribeiro Santos em 2021-6-21

NEGÓCIOS

Case Study

EDP investe na monitorização e gestão de mobilidade da sua frota elétrica

Dashboard desenvolvido pela Microsoft e Singularity para a EDP monitoriza os indicadores de mobilidade das várias geografias

EDP investe na monitorização e gestão de mobilidade da sua frota elétrica

A sustentabilidade é uma das forças motrizes da EDP, que sentiu a necessidade de obter a competência de monitorizar os indicadores de mobilidade das várias geografias e empresas de uma forma agregada.

Para tal, foi desenvolvida e implementada uma plataforma por um Parceiro português da Microsoft, a Singularity Digital Enterprise. A empresa de energia implementou uma série de dashboards através do Microsoft Power BI para unificar, analisar e gerir a informação e monitorizar a gestão de mobilidade da sua frota elétrica. Antes de ser implementado o dashboard corporativo de mobilidade elétrica, a EDP trabalhava exclusivamente com ficheiros Excel.

A solução

A Microsoft é o Parceiro da EDP para ferramentas de produtividade e colaboração através do universo Office 365. O Microsoft Power BI apresenta-se como a solução de visualização de informação que permite aceder, sistematizar e integrar com facilidade as várias fontes de informação disponíveis, providenciando uma interface simples para os clientes finais e contribuindo para uma gestão mais eficiente por parte das áreas empresariais.

“Com base na avaliação que fizemos durante a fase de assessment, em conjunto com a equipa da EDP e Microsoft, a Singularity propôs a melhor abordagem, que foi construir a plataforma em Microsoft Power BI com visualização rica criada somente para este fim”, explica Pedro André Martins, CEO & Founder da Singularity Digital Enterprise.

A solução insere-se na oferta de soluções Power Management Cockpit, onde existem várias implementações em Portugal e algumas oportunidades internacionais.

“Tendo em conta que os dados estão no centro dos processos de transformação digital e que mais de 70% das empresas não retiram o potencial dos seus dados, é uma solução fundamental para o nosso tecido empresarial e em clara rota de ascensão”, afirma Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal e acrescenta que, “além de fácil utilização, esta solução permite uma rápida curva de aprendizagem, integração de diversas fontes de informação e capacidade self-service de exploração e análise avançadas dos diversos relatórios e dashboards”.

Os resultados

A solução da Microsoft ajudou o negócio da EDP em duas perspetivas fundamentais: a solução utiliza como tecnologia base o Microsoft Power BI, que permite de forma simples, intuitiva e interativa a exploração de informação para a tomada de decisões, passando a ser mais inteligente e eficiente, permitindo em simultâneo uma visibilidade transversal não só no departamento de sustentabilidade, mas sobretudo pelos diferentes stakeholders das empresas do grupo.

A aplicação desta solução no ecossistema empresarial português tem crescido exponencialmente, não só no tecido empresarial como nas entidades públicas portuguesas e com diversas soluções para Parceiros.

Segundo uma fonte oficial da EDP, “esta solução permitiu-nos melhorar o fluxo de trabalho entre os diferentes interlocutores, tanto na uniformização dos dados e respetiva consolidação, como na harmonização de conceitos relativos à frota que diferem nas diferentes geografias em que o grupo opera. Desta forma foi possível melhorar significativamente a monitorização dos objetivos e metas definidas pela EDP para a mobilidade elétrica”.

A solução foi ainda reconhecida a nível europeu como best practice em termos de reporting de Sustentabilidade com mais de 3.500 veículos espalhados pelas diferentes geografias onde a EDP está presente, com ambiciosos objetivos de sustentabilidade até 2030.

TAGS

Case Study

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.