2019-10-18

NEGÓCIOS

Advertorial

Edge Computing, a nova macrotendência

A velocidade a que se move o mundo digital é avassaladora. Numa só década, passámos da invenção do Cloud Computing e da migração massiva para uma arquitetura nele baseada, para considerar o Edge Computing como a próxima grande tendência, bem como a descentralização através de arquiteturas distribuídas

Edge Computing, a nova macrotendência

Rita Lourenço, Key Account Manager, Schneider Electric

Tudo indica que, à medida que avançamos para o futuro, cada vez mais dispositivos vão trabalhar em Edge Computing a nível local, uma vez que ele permite o processamento eficiente do grande volume de dados gerados pelos milhões de dispositivos conectados à IoT – agora e, sobretudo, no futuro, com o crescimento exponencial que está previsto.

O Edge Computing veio dar resposta a novas exigências proporcionadas pelos avanços na IoT, ao mesmo tempo que eliminou, ou minimizou, as limitações de latência, largura de banda, segurança e regulamentação que a Cloud implica. Por outro lado, já não é necessário fazer com que os dados viagem até à nuvem para serem processados, podendo ser tratados mais perto de onde foram recolhidos. Os dispositivos e sensores já não apenas recolhem dados; também os processam, com todas as vantagens que isto pressupõe, permitindo às empresas melhorar a sua eficiência operativa, capacidade de resposta e a experiência do cliente.

Isto não significa que o Cloud Computing vá desaparecer, pelo contrário. A chave será a combinação de ambos, o Hybrid Cloud, uma vez que o Edge Computing pode oferecer respostas para uma série de necessidades que o Cloud Computing não pode satisfazer, mas não pode prescindir de benefícios proporcionados pela cloud. São duas arquiteturas que se complementam para garantir os melhores resultados para as empresas e os seus clientes.

A nível de estrutura ou ambiente, os Data Centers são, provavelmente, as estruturas que mais mudanças estão a sofrer com a aparição do Edge Computing. Sendo uma arquitetura de IT pensada para aproximar as aplicações e os dados àqueles que deles necessitam, esta computação promove uma multiplicidade de micro data centers de proximidade, ao invés de grandes data centers centralizados. Assim, é fundamental que as empresas façam um projeto correto das suas infraestruturas, uma vez que poderão ter centenas de micro data centers para monitorizar e gerir.

Neste sentido, são vários os desafios a enfrentar. Muitas vezes, estes micro data centers em Edge estão em locais remotos, sem assistência do pessoal de IT. O seu ciclo de vida requer, também, estratégias diferentes das dos data centers tradicionais.

Por tudo isto, é necessário que eles sejam resilientes e fáceis de implementar, gerir e assegurar. A solução? Uma solução pré-integrada e configurada numa estrutura autónoma, que permita uma solução “plug- -and-play” nas infraestruturas Edge. O resultado? Uma nova arquitetura personalizável e que permite a gestão remota, com uma abordagem hiperconvergente que otimiza a eficiência, os custos e os tempos de entrega.

Em resumo, a adoção da IoT implica a proliferação de dispositivos e sensores conectados e essa realidade, por sua vez, requer uma grande planificação e uma implementação meticulosa. Não pondo de parte a Cloud, o Edge Computing já se estabeleceu como uma parte imprescindível deste processo, graças à sua eficiência e às oportunidade que promove para enfrentar o atual “tsunami” de dados que as empresas têm que gerir e processar - e tudo leva a crer que continuará a crescer de forma muito exponencial num futuro próximo.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Schneider Electric

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.