2022-3-16

NEGÓCIOS

Advertorial

“Do core para a cloud, a NetApp lidera a transformação”

A NetApp defende uma estratégia híbrida multicloud que permita total flexibilidade e capacidade para monitorizar e gerir os recursos onde eles sejam necessários

“Do core para a cloud, a NetApp lidera a transformação”

Francisco Torres-Brizuela, Channel, Alliances & Cloud SP’s Director Iberia @NetApp

Os revendedores têm um papel importante no negócio da NetApp, e são reconhecidos anualmente com o prémio de Parceiro da NetApp. Quantos Parceiros a NetApp tem agora?

Os nossos Parceiros são parte integrante da viagem de transformação global dos nossos clientes mútuos; juntos, temos uma oportunidade incrível de expandir o nosso alcance no mercado de tecnologias de informação. A NetApp quer capacitar os seus Parceiros para colaborarem facilmente, co-venderem e, em conjunto, impulsionarmos o valor do cliente. A nossa visão passa por acelerar o crescimento e o sucesso do cliente com um ecossistema de Parceiros vibrante e empenhado, seja em ambientes on-prem, híbridos ou na nuvem.

O número atual de Parceiros ativos é superior a quatro mil a nível mundial e em Portugal são 45. E, como estamos a fazer noutras geografias; estamos empenhados em evoluir e desenvolver um forte ecossistema de Parceria em Portugal que nos possa levar mais longe e mais além. Os “New Kid on the Block” devem ser Parceiros “nascidos na nuvem”. Eles “completarão” a carteira atual de Parceiros Hybrid Cloud.

No atual modelo empresarial da NetApp, qual é o papel do ecossistema Parceiro?

Do core para a nuvem, a NetApp alimenta a transformação. As aplicações definem centros de dados, e a nuvem é o início da transformação digital. Os clientes precisam de Parceiros, de todos os tipos, que sejam especialistas focados e que os possam ajudar a conceber e implementar com sucesso os seus projetos de transformação digital.

Ao desenvolvermos os nossos programas de Parceiros temos com o objetivo criar uma melhor experiência global que facilite a realização de negócios conosco. Isto implica reimaginar as nossas Parcerias estratégicas e modelos de negócio, ao mesmo tempo que desenvolvemos as nossas estratégias de incentivos e de investimento no Canal.

Temos como estratégia a construção e desenvolvimento proativo de Parcerias alinhadas com produtos e serviços chave da NetApp com o principal objetivo de impulsionar a conquista de novos clientes e aumentar o nosso footprint na base de clientes existente.

Que oportunidades oferece a NetApp ao Canal?

A NetApp é líder mundial em serviços de dados híbridos na nuvem e é líder comprovado da indústria. Ajudamos os clientes a gerir o seu tecido de dados (data fabric) com capacidades para descobrir recursos, integrar serviços de dados díspares, e automatizar operações. Ajudamos também os clientes a otimizar o seu data fabric ao longo do tempo e a proteger e proteger os seus dados em todo o lado.

A NetApp está a acelerar a sua próxima fase de transformação, uma viagem que estamos a fazer com os nossos Parceiros. Estamos no processo de avaliação e de mudança de design para o nosso novo Programa de Parceiros Unificados, a fim de proporcionar maiores e melhores resultados.

O nosso Programa de Parceiros Unificados é concebido para apoiar todos os nossos Parceiros e as suas capacidades e para facilitar a realização de negócios conosco. Oferecemos benefícios e investimentos para ajudar a apoiar atividades que o levem a comercializar rapidamente, gerar procura, e elevar o seu perfil de marketing e vendas. Também ajuda a melhorar a sua capacidade de satisfazer as necessidades sempre crescentes dos seus clientes em termos de gestão de dados e soluções de acesso a dados.

Apoiaremos os nossos Parceiros com um programa flexível que engloba e permite o sucesso de todos os tipos de Parceiros e modelos de negócio.

O que é que o futuro procura? Qual é a estratégia e as principais apostas da NetApp para 2022?

Olhando para 2022, há certas tendências que já se desenvolveram este ano e continuarão a evoluir, mas, tal como acontece com tudo o resto, surgirão novas tendências. Muitas empresas mudaram os seus sistemas críticos para a nuvem, e esta tendência continuará a crescer em 2022. À medida que a nuvem se torna mais crítica para as organizações, estas estão cada vez mais conscientes de que, para que os projetos sejam bem-sucedidos, a sua estratégia de nuvem tem de estar alinhada com os objetivos empresariais. Por este motivo, a fase de planeamento de iniciativas e a pré-avaliação do ponto de partida antes da implementação está a tornar-se mais importante.

A pandemia tem sido o exemplo mais claro de que a digitalização é necessária para que as empresas cresçam e tornem eficazes os seus modelos de negócio. Na NetApp, temos uma relação importante com os principais CEO do mundo precisamente porque queremos ser um Parceiro-chave no desenvolvimento dos seus processos de transformação digital. Devido a esta relação, podemos afirmar com certeza que o conceito de “digitalização” está agora na mente de 70% dos CEO de todo o mundo.

No nosso campo, temos de continuar a trabalhar na sensibilização e educação. Os dados são o recurso vital de qualquer negócio digital. A informação “como um bem”, que ainda se encontra numa fase de “adopção precoce”, é um catalisador fundamental para os esforços de digitalização e transformação de uma organização.

Atualmente, menos de 50% das estratégias empresariais documentadas citam dados e análises como um componente chave na entrega de valor empresarial. A Gartner, no entanto, prevê que isto irá mudar rapidamente, com 90% das estratégias empresariais a mencionar explicitamente os dados como um ativo empresarial crítico e a análise como uma competência central até final de 2022. Em suma, o processo de modernização é global, mas a velocidades diferentes.

Há soluções e ferramentas que surgiram ou foram melhoradas durante a pandemia que permanecerão connosco por muito mais tempo porque provaram ser totalmente eficazes, tais como a realização de reuniões de equipa em formato digital para evitar o contacto próximo durante as fases críticas da pandemia. Outros acabarão por desaparecer ou simplesmente adaptar-se aos novos tempos, mudando, renovando e sendo realmente úteis na nossa vida quotidiana. No mundo dos dados, nós próprios tivemos de nos adaptar à ascensão da nuvem.

Historicamente, a NetApp tem sido líder no mundo do armazenamento de dados em centros de dados de clientes, e é verdade que cada vez mais dados vão residir no mundo da nuvem, mas conseguimos duas coisas que vão continuar a abrir-nos portas no nosso negócio.

Primeiro, a mesma tecnologia (chama-se ONTAP) funciona bem tanto no data center do cliente como na nuvem como um serviço, pelo que as empresas só devem preocupar-se em produzir dados e decidir onde os querem colocar, o que levará a um menor custo de propriedade e a serviços mais baratos.

E em segundo lugar, tornámos os principais fornecedores da cloud - Microsoft, Amazon e Google - não só nossos clientes, mas também distribuidores da nossa tecnologia. A Microsoft, por exemplo, comercializa uma tecnologia para carregar aplicações na sua nuvem chamada Azure NetApp Files, e por trás dela está a nossa tecnologia; o mesmo se aplica ao Google Cloud, que tem a NetApp CVX na sua oferta e à AWS com o FSXo.

Terceiro na NetApp, continuamos a desenvolver capacidades adicionais que podem tornar esta viagem mais fácil para os nossos clientes. Capacidades adicionais que podem tornar esta viagem de cliente mais fácil, lançando constantemente novos serviços de Cloud Tiering e Cloud Backup; fazendo adições ao nosso portfólio, tais como SPOT (Automating and optimizing cloud infrastructure to deliver availability and performance at the lowest cost possible) e Cloud Checkr; e mantendo a inovação e liderança na base que sustenta tudo isto, ONTAP e Flash.

Que mensagem deixa para os Parceiros da NetApp e o mercado português?

É necessário levar mais longe a transformação tecnológica com estratégia e inovação na nuvem. Este é precisamente o modelo que propomos aos nossos clientes. Os dados são hoje o motor de qualquer organização ou organismo, o coração da sua atividade. É por isso que precisamos de garantir que os dados estão sempre seguros e sempre disponíveis, onde e quando forem necessários, em qualquer altura.

Na NetApp, recomendamos que os nossos clientes considerem uma estratégia híbrida multicloud que lhes permita total flexibilidade, capacidade para monitorizar e gerir os seus recursos onde eles sejam necessários, de forma transparente, e movimentar cargas de trabalho e dados conforme necessário, de forma rápida, segura e eficiente entre diferentes locais: nuvem e on-prem. Nestas tarefas precisamos de um Canal profissional, muito bem-preparado (certificado e especializado) a fim de abraçar a nova vaga: o mundo IT Híbrido e multicloud.

Estamos perante uma oportunidade única para a transformação digital com a injeção de fundos europeus e programas de recuperação e resiliência. A oportunidade é agora. Avancemos e aproveitemos esta oportunidade em conjunto com os nossos Parceiros!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela NetApp

TAGS

NetApp

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.