2019-11-28

NEGÓCIOS

Advertorial

Decunify Parceira tecnológica do maior centro de I&D em Portugal: Infinera

A Decunify desenvolveu e mostrou no mercado todas as suas potencialidades em diferentes áreas

Decunify Parceira tecnológica do maior centro de I&D em Portugal: Infinera

Cliente

A Infinera é uma empresa de referência internacional no desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações, mais precisamente de transmissão ótica, e um dos principais fornecedores desta área. Carlos Ferreira, Country Manager da Infinera, considera ter “um dos principais centros de desenvolvimento em Portugal, mais precisamente em Lisboa”.

Desafio

O centro de investigação e desenvolvimento de tecnologia de redes óticas de telecomunicações, com mais de 20 anos de presença em Portugal, instalou-se no seu novo espaço, de forma a permitir o reforço da sua equipa e dos seus laboratórios, para se afirmar como um centro de serviços globais de referência. Ciente dos desafios inerentes a um processo de mudança de instalações, a empresa contou com o apoio da equipa da Decunify como seu Parceiro tecnológico, para a conceção, implementação e gestão das infraestruturas de comunicações, ar condicionado, energia, sistemas de segurança e multimédia, abrangendo não só as áreas de laboratórios e data center como ainda toda a zona de escritório e áreas sociais.

Segundo Carlos Pereira, Supervisor Facilities da Infinera, este foi um “projeto muito desafiante, com a particularidade de ter um curto espaço de tempo para ser executado”, para além da “componente técnica que seria de grandes dimensões”.

Solução

Apesar de o principal desafio ter sido o tempo de execução, as maiores preocupações da Decunify foram planear e implementar todas as soluções, de forma a fornecer um serviço bem estruturado, que possibilitasse o crescimento, que melhorasse a experiência dos colaboradores e, essencialmente, que garantisse a alta disponibilidade em todos os setores da multinacional. Depois de diversos estudos e desenvolvimentos em Parceria com a Decunify, Carlos Pereira, afirma que “foi envolvida uma equipa de engenheiros que executou e desenhou todo o projeto e que a Decunify foi responsável pela sua correta implementação”.

Foi necessária uma grande reconversão do edifício, de forma a dotar o mesmo das mais diversas tecnologias:

Energia - Do ponto de vista elétrico, o edifício foi ampliado para 3Mw, sendo 2Mw dedicados para os laboratórios de redes óticas e data center, e o restante 1Mw para o escritório e restantes áreas do edifício. Foi necessário desenhar e implementar uma distribuição de energia redundante, tendo sido instalados cerca de 33 quadros elétricos AC e mais de 20Km de cablagem elétrica, alimentada apenas por UPS, com uma potência total de aproximadamente 700Kw, uma vez que grande parte dos sistemas óticos em laboratório são alimentados por fontes DC assistidas por retificadores dedicados.

Ar Condicionado - A solução de climatização foi desenhada de acordo com as necessidades da empresa, utilizando condições de refrigeração redundantes para as zonas técnicas. Os laboratórios são assistidos por uma nova solução assente num Chiller de 750Kw de potência de frio com tecnologia TurboCore por levitação com EER > 6. A redundância é assegurada por equipamentos de expansão direta que foi reaproveitada dos antigos laboratórios.

Já no data center, e para um controlo mais preciso e eficiente, a solução de ar condicionado é suportada totalmente por dois sistemas de refrigeração a água redundantes. Da mesma forma, as zonas técnicas são também suportadas por dois sistemas de refrigeração a água redundantes e independentes. No total, a capacidade de frio instalada é superior a 1,5 Mw.

Redes de Comunicações - Para garantir a eficiência e operacionalidade do negócio, as redes de comunicações foram construídas de raiz para suportarem toda a área de escritório, rede de laboratórios e data center. Optou-se por uma solução redundante em estrela e anel em fibra ótica monomodo e cobre CAT6A.

Sistemas de Segurança - Na área da segurança, foram desenvolvidas várias soluções de acordo com a natureza dos espaços, a sua utilização e as respetivas necessidades, tendo em consideração um conjunto de diretrizes e boas práticas que foram consideradas: segurança física, controlo de acessos, eletrostatic discharge protected area, reconhecimento de matrículas, sistemas de deteção e extinção de incêndios e videovigilância com analítica.

Multimédia - Foram instalados equipamentos interativos de reserva e agendamento dos espaços, caixas multimédia, flipcharts interativos, controlo dos meios audiovisuais e ainda domótica por meio de consolas táteis.

Resultados

Este projeto permitiu à Decunify desenvolver e mostrar no mercado todas as suas potencialidades, não só na área que é mais tradicional – a área de networking –, mas também em outras áreas de data centers e de gestão técnica de edifícios. É um projeto com continuidade e que permite ao nosso cliente ter um espaço empresarial tecnologicamente inovador e eficiente. A ação da Decunify foi avaliada pelo Country Manager como “instrumental” e Carlos Pereira, Supervisor Facilities, considera ser “um projeto que tinha que ser feito de mãos dadas e que todos nós tínhamos a consciência de uma perfeita sincronia”. Termina dizendo que a Decunify “foi determinante para o sucesso deste projeto”.

Veja o vídeo deste Caso de Sucesso aqui.

 

 

 

 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Decunify

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.