2020-9-17
A Decunify foi a Parceira tecnológica do INEM para a criação de postos de atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em regime de teletrabalho, assim como na implementação de uma plataforma de e-learning, destinada aos operacionais de emergência médica, durante a pandemia
Vivemos tempos sem precedentes que obrigam as empresas e instituições a lidar com a situação do COVID-19. Os desafios da pandemia mudaram a nossa sociedade e, em poucas semanas, o mindset tecnológico deu um salto equivalente a 10 anos, onde ficou clara a importância do Digital nas organizações, de todos os setores económicos, em todo o mundo. A digitalização das empresas é, mais do que nunca, a chave do sucesso e sem ela ficaremos impossibilitados de dar continuidade aos negócios. Desde o início da epidemia COVID-19, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem vindo a implementar medidas preventivas, num princípio de proporcionalidade, prevenindo um eventual alarmismo, em linha com as orientações das Autoridades da Saúde e das Organizações Europeias e Internacionais (DGS, OMS). Com a declaração da situação de pandemia pela OMS, o INEM decidiu reforçar o nível de resposta e criou uma TaskForce Digital, composta pelo seu Gabinete de Tecnologias e Sistemas de Informação (GSTI) e pela Decunify com dois grandes objetivos: - Proteger a saúde dos trabalhadores do INEM e dos membros das instituições ligadas à prestação de serviços de emergência e seus familiares. - Assegurar a continuidade de operações e sustentabilidade. Postos de atendimento virtuaisAtendendo às recomendações do Governo e das Autoridades de Saúde que incentivaram o teletrabalho e o distanciamento físico, o INEM procurou soluções para que os seus trabalhadores pudessem realizar as suas funções em regime de teletrabalho. O INEM contou com a Decunify no desenvolvimento e na implementação de um projeto-piloto cujo objetivo foi permitir colocar os operacionais de emergência médica a trabalharem remotamente. Este projeto passou, muito rapidamente, do papel à ação e, no espaço de um mês, cerca de 200 trabalhadores do back-office e do CODU estavam em teletrabalho, operacionalizando as suas tarefas através de postos de atendimento remotos. Assim, os profissionais dos CODU em teletrabalho tinham acesso a todas as ferramentas, de forma a atender e a dar seguimento às chamadas urgentes, vindas de todo o país, conseguindo ainda interagir com os médicos e os colegas dos vários CODU do INEM. Foi reforçada a infraestrutura de comunicações e TI, aumentando substancialmente a velocidade das comunicações e proporcionando uma elevada performance da rede. Isto permitiu garantir o total apoio no funcionamento da infraestrutura, assegurando ainda que todas as funções de suporte à atividade do INEM se mantinham ativas. Esta solução foi implementada para dar uma rápida resposta à atual pandemia de COVID-19, tendo o INEM recorrido a tecnologia que permite simular um posto de atendimento no domicílio dos seus trabalhadores, garantindo desta forma segurança e fiabilidade máximas. Esta solução poderá ser ativada sempre que necessário. E-learning e videoconferênciaA par de todo o trabalho efetuado no contexto COVID-19, o INEM quis ainda, durante a pandemia, investir na área de formação, em particular no modelo e-learning. A formação sobre a atuação em casos suspeitos de COVID-19 era iminente e destinava-se aos operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica, aos Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Num curto espaço de tempo, e em Parceria com o Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação do INEM, a Decunify estudou a melhor solução para disponibilizar uma plataforma de ensino à distância, que respondesse às necessidades do INEM. Após análise de várias soluções, a Decunify recomendou a plataforma Avaya Spaces, tendo em consideração a rapidez e simplicidade de implementação, segurança e o custo total da solução. Sendo uma solução na nuvem, uma das preocupações do INEM foi a segurança. O Avaya Spaces utiliza criptografia durante toda a sua utilização, durante a transferência e arquivo de dados, bem como nas videoconferências. Também cumpre com os requisitos de segurança e proteção de dados estabelecidos pelo INEM. Além de conferências por telefone e vídeo, para várias dezenas ou mesmo centenas de participantes, a plataforma oferece ainda muitas ferramentas adicionais para comunicação e colaboração virtuais. A implementação da solução para todos os formadores do INEM demorou cerca de um dia, findo o qual deram início à divulgação da solução pelos formandos e às respetivas sessões de formação. A plataforma Avaya Spaces escolhida, permitiu a realização de sessões de formação interativas, com uma performance robusta, e disponibiliza diversas ferramentas de apoio que incluem aulas virtuais, disponibilização de vídeos, documentação de suporte às formações, teste de conhecimentos, questionário de avaliação e gravação das sessões. Esta plataforma significou uma mudança total de paradigma na formação ministrada pelo INEM aos seus colaboradores e Parceiros, tendo já sido frequentada por cerca de dois mil profissionais de emergência, do nosso país. Para além da plataforma e-learning, a Decunify colaborou na adaptação da plataforma aprender.inemip.pt, na montagem de 3 salas de formação CODU e ainda disponibilizou a todos os colaboradores um sistema de videoconferência, de forma a facilitar a realização de reuniões ou formações entre colaboradores. A Decunify orgulha-se, assim, de ter dado suporte à atividade do INEM e ter ajudado ativamente a manter a operacionalidade da emergência médica durante a pandemia COVID-19, e mais especificamente, ter contribuído para a implementação de soluções que ajudaram a facilitar a vida aos operacionais do INEM e de todos os profissionais de Emergência Médica, que tiveram um brilhante e sacrificado profissionalismo, durante o estado de emergência.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Decunify |