2020-9-17

NEGÓCIOS

Advertorial

DECUNIFY, Parceira tecnológica do INEM

A Decunify foi a Parceira tecnológica do INEM para a criação de postos de atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em regime de teletrabalho, assim como na implementação de uma plataforma de e-learning, destinada aos operacionais de emergência médica, durante a pandemia

DECUNIFY, Parceira tecnológica do INEM

Vivemos tempos sem precedentes que obrigam as empresas e instituições a lidar com a situação do COVID-19. Os desafios da pandemia mudaram a nossa sociedade e, em poucas semanas, o mindset tecnológico deu um salto equivalente a 10 anos, onde ficou clara a importância do Digital nas organizações, de todos os setores económicos, em todo o mundo. A digitalização das empresas é, mais do que nunca, a chave do sucesso e sem ela ficaremos impossibilitados de dar continuidade aos negócios.

Desde o início da epidemia COVID-19, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem vindo a implementar medidas preventivas, num princípio de proporcionalidade, prevenindo um eventual alarmismo, em linha com as orientações das Autoridades da Saúde e das Organizações Europeias e Internacionais (DGS, OMS).

Com a declaração da situação de pandemia pela OMS, o INEM decidiu reforçar o nível de resposta e criou uma TaskForce Digital, composta pelo seu Gabinete de Tecnologias e Sistemas de Informação (GSTI) e pela Decunify com dois grandes objetivos:

- Proteger a saúde dos trabalhadores do INEM e dos membros das instituições ligadas à prestação de serviços de emergência e seus familiares.

- Assegurar a continuidade de operações e sustentabilidade.

Postos de atendimento virtuais

Atendendo às recomendações do Governo e das Autoridades de Saúde que incentivaram o teletrabalho e o distanciamento físico, o INEM procurou soluções para que os seus trabalhadores pudessem realizar as suas funções em regime de teletrabalho.

O INEM contou com a Decunify no desenvolvimento e na implementação de um projeto-piloto cujo objetivo foi permitir colocar os operacionais de emergência médica a trabalharem remotamente.

Este projeto passou, muito rapidamente, do papel à ação e, no espaço de um mês, cerca de 200 trabalhadores do back-office e do CODU estavam em teletrabalho, operacionalizando as suas tarefas através de postos de atendimento remotos.

Assim, os profissionais dos CODU em teletrabalho tinham acesso a todas as ferramentas, de forma a atender e a dar seguimento às chamadas urgentes, vindas de todo o país, conseguindo ainda interagir com os médicos e os colegas dos vários CODU do INEM.

Foi reforçada a infraestrutura de comunicações e TI, aumentando substancialmente a velocidade das comunicações e proporcionando uma elevada performance da rede. Isto permitiu garantir o total apoio no funcionamento da infraestrutura, assegurando ainda que todas as funções de suporte à atividade do INEM se mantinham ativas.

Esta solução foi implementada para dar uma rápida resposta à atual pandemia de COVID-19, tendo o INEM recorrido a tecnologia que permite simular um posto de atendimento no domicílio dos seus trabalhadores, garantindo desta forma segurança e fiabilidade máximas. Esta solução poderá ser ativada sempre que necessário.

E-learning e videoconferência

A par de todo o trabalho efetuado no contexto COVID-19, o INEM quis ainda, durante a pandemia, investir na área de formação, em particular no modelo e-learning. A formação sobre a atuação em casos suspeitos de COVID-19 era iminente e destinava-se aos operacionais do Sistema Integrado de Emergência Médica, aos Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Num curto espaço de tempo, e em Parceria com o Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação do INEM, a Decunify estudou a melhor solução para disponibilizar uma plataforma de ensino à distância, que respondesse às necessidades do INEM.

Após análise de várias soluções, a Decunify recomendou a plataforma Avaya Spaces, tendo em consideração a rapidez e simplicidade de implementação, segurança e o custo total da solução. Sendo uma solução na nuvem, uma das preocupações do INEM foi a segurança. O Avaya Spaces utiliza criptografia durante toda a sua utilização, durante a transferência e arquivo de dados, bem como nas videoconferências. Também cumpre com os requisitos de segurança e proteção de dados estabelecidos pelo INEM. Além de conferências por telefone e vídeo, para várias dezenas ou mesmo centenas de participantes, a plataforma oferece ainda muitas ferramentas adicionais para comunicação e colaboração virtuais.

A implementação da solução para todos os formadores do INEM demorou cerca de um dia, findo o qual deram início à divulgação da solução pelos formandos e às respetivas sessões de formação.

A plataforma Avaya Spaces escolhida, permitiu a realização de sessões de formação interativas, com uma performance robusta, e disponibiliza diversas ferramentas de apoio que incluem aulas virtuais, disponibilização de vídeos, documentação de suporte às formações, teste de conhecimentos, questionário de avaliação e gravação das sessões.

Esta plataforma significou uma mudança total de paradigma na formação ministrada pelo INEM aos seus colaboradores e Parceiros, tendo já sido frequentada por cerca de dois mil profissionais de emergência, do nosso país.

Para além da plataforma e-learning, a Decunify colaborou na adaptação da plataforma aprender.inemip.pt, na montagem de 3 salas de formação CODU e ainda disponibilizou a todos os colaboradores um sistema de videoconferência, de forma a facilitar a realização de reuniões ou formações entre colaboradores.

A Decunify orgulha-se, assim, de ter dado suporte à atividade do INEM e ter ajudado ativamente a manter a operacionalidade da emergência médica durante a pandemia COVID-19, e mais especificamente, ter contribuído para a implementação de soluções que ajudaram a facilitar a vida aos operacionais do INEM e de todos os profissionais de Emergência Médica, que tiveram um brilhante e sacrificado profissionalismo, durante o estado de emergência.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Decunify

TAGS

Decunify INEM

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.