Marta Quaresma Ferreira em 2025-5-19
O grupo de restauração contou com uma solução desenhada à medida para ajudar a otimizar a infraestrutura tecnológica já existente com as imagens de CCTV captadas
A Plateform, grupo de restauração português, responsável por gerir vários restaurantes – desde Fine Dining, Casual Dining até ao Quick Service – necessitava de renovar o seu sistema de segurança e otimizar a videovigilância com as transações de POS. Com cerca de 150 restaurantes distribuídos a nível nacional, a Plateform necessitava de centralizar as operações, com um sistema de CCTV que se integrasse no seu ambiente IT e correlacionasse os eventos de vendas nos seus sistemas de POS com as imagens captadas pelas câmaras de videovigilância. Fernando Croca, IT & Services Director da Plateform, começa por explicar que um dos maiores desafios passava pela “falta de capacidade em encontrar rapidamente imagens de CCTV que, de alguma forma, nos ajudassem a validar se estavam ou não a ocorrer fraudes no registo de transações no ponto de venda”. Uma solução desenhada à medidaO projeto arrancou com a implementação do software de gestão de vídeo Axis Companion e evoluiu para a implementação da solução Axis Camera Station Edge. A Decunify foi o Parceiro escolhido para integrar as soluções da Axis tendo em conta critérios de seleção como a capacidade de integração, a qualidade dos equipamentos e um suporte pós-venda robusto. “Desde o primeiro contacto, procurámos compreender as necessidades específicas e os pontos críticos do dia-a-dia dos negócios da Plateform. A nossa equipa desenhou uma solução personalizada que permitiu otimizar a infraestrutura tecnológica existente, garantir maior segurança e melhorar a eficiência dos processos internos”, refere Paulo Ferreira, CSO da Decunify. A solução POSafe, concebida especificamente para o caso, passou a integrar os sistemas de videovigilância Axis: “Talvez a característica mais diferenciadora da solução implementada foi a interação criada pela Decunify entre a caixa de pagamento e o sistema de videovigilância, que permite pesquisar pelos eventos enviados pelo sistema POS”, revela Ricardo Pereira, Portugal Sales Manager, Axis Communications. O processo de implementação teve início com uma prova de conceito (POC) ajustada às necessidades do cliente. O sistema foi depois replicado em cada novo espaço do grupo, que continua até hoje a implementar a solução. Resultados obtidos e a confiança no ParceiroA implementação, sublinha Ricardo Pereira, garantiu “uma solução de videovigilância com uma arquitetura flexível, tal como o cliente desejava, sem ser necessária a colocação de equipamentos em cada local”. Paralelemente, foi igualmente possível reduzir “os tempos de pesquisa em vídeo gravado”, garantindo “a obtenção de vídeo de forma centralizada”. O projeto, que continua em expansão, reforçou a confiança da Plateform no Parceiro: “O cliente destaca a nossa capacidade de resposta e acompanhamento, bem como a capacidade técnica que demonstrámos durante todas as fases do projeto. Valorizou também como conseguimos transformar um conjunto de desafios complexos numa solução eficaz e escalável. Este reconhecimento é, para nós, um sinal claro de como somos capazes de criar valor para os nossos clientes através da tecnologia”, afirma Paulo Ferreira. De futuro, a Plateform pretende manter e expandir a sua infraestrutura de CCTV, integrando- a ainda mais nas operações diárias. “É, claramente, uma ferramenta que nos dá uma visibilidade muito mais ampla, permitindo- nos identificar as ocorrências e, por conseguinte, atuar sobre as mesmas”, afirma Fernando Croca. |