2014-9-29

NEGÓCIOS

Criatividade – a alma de um (bom) negócio

Um estudo da Forrester mostra o impacto que as mentes criativas têm nos resultados das empresas. E as que potenciam a criatividade dos seus colaboradores superam os concorrentes nas receitas e quota de mercado.

Criatividade – a alma de um (bom) negócio

Impossível não pensar em Steve Jobs. Um estudo encomendado pela Adobe à Forrester parece ter comprovado o que, intimamente, muitos de nós já sabemos (ou deveríamos saber): a criatividade é a alma de um bom negócio. A pesquisa Creative Dividend concluiu que o sucesso de uma empresa – esse indicador tão subjectivo e que é composto por diversos elementos, tais como a capacidade de promover a inovação, de desenvolver talentos ou de alcançar um elevado grau de reconhecimento da marca – é influenciado pela sua perspectiva criativa, ao nível das práticas e da cultura empresarial.

Eis as principais conclusões do estudo:

• As empresas que estimulam a criatividade obtêm um crescimento das receitas excepcional face aos seus pares: 58% dos entrevistados que referiram que as suas empresas estimulam a criatividade obtiveram uma receita superior em 10%, ou mais, no ano 2013 (em comparação com 2012). Em contraste, apenas 20% das empresas menos criativas obtiveram um desempenho semelhante.

• Empresas mais criativas desfrutam de uma maior quota de mercado e liderança competitiva. Das que reportam ter uma maior quota de mercado, as criativas superam as menos criativas por um fator de 1,5.

• Apesar dos benefícios reconhecidos da criatividade, 61% das empresas não se vêem como criativas. Apenas 11% referem que as suas práticas estavam perfeitamente alinhadas com as empresas que são facilmente reconhecidas como criativas. A maioria (51%) referiu que são neutras ou não alinhadas com empresas criativas e 10% acham que as suas práticas foram, de fato, o oposto do que empresas criativas fazem.

• Empresas criativas ganham reconhecimento como os melhores locais para trabalhar: 69% de empresas criativas referem também o reconhecimento e o vencimento de prémios “best place to work”. Apenas 27% das empresas menos criativas conseguiram tais feitos.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.