Marta Quaresma Ferreira em 2022-12-27

NEGÓCIOS

Case Study

CreateIT acelera transformação digital do CHUC com plataforma SaaS

A implementação do Diggspace ofereceu vários benefícios ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que pretendia atualizar o trabalho digital ao potenciar as ferramentas já existentes e promover uma maior colaboração entre equipas

CreateIT acelera transformação digital do CHUC com plataforma SaaS

A CreateIT, uma empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, contribuiu para acelerar a transformação digital do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) através da implementação do Diggspace, uma plataforma de Software-as-a-Service de intranet de nova geração.

O desafio

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tinha a necessidade de atualizar a sua intranet, que apresentava já riscos de segurança e problemas de uso. Era necessário atualizar o espaço de trabalho digital ao potenciar ferramentas já existentes, o trabalho colaborativo, assim como a interação entre equipas, numa tentativa de melhorar o trabalho remoto/híbrido e até a proteção contra eventuais ataques informáticos.

“Havia o desafio de criar um espaço comum, coletivo, de comunicação e de envolvimento dos nossos profissionais, no qual se pudessem centralizar os conteúdos institucionais, como informações, deliberações do CA, normativas internos, notícias, eventos e formação, e que funcionasse como átrio digital para todos os colaboradores, como um espaço de integração”, começou por explicar Rosário Reis, Administradora Hospitalar e coordenadora da Transformação Digital da instituição. 

A solução

A CreateIT foi responsável pela implementação da solução Diggspace, uma plataforma SaaS para a criação rápida de Intranets de última geração.

“A CreateIT apresentou-nos uma solução pronta-a-usar que respondia aos nossos requisitos funcionais e organizacionais. Não tivemos sequer que nos preocupar com infraestrutura e manutenção, uma vez que essas componentes estão incluídas no contrato de licenciamento”, afirmou João Gomes, Gestor de Projeto do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação do CHUC.

A solução incluía várias integrações nativas com Microsoft 365, Azure AD e Teams. O painel de trabalho, o centro de aprendizagem, o reconhecimento de colaboradores, as newsletters automáticas, as pesquisas e analíticas integradas encontram-se entre as principais funcionalidades.

A solução ficou de imediato disponível, com o carregamento de conteúdos concluído em duas semanas.

Entre as principais vantagens destaque para o arranque rápido, a fácil gestão de conteúdos, a informação permanentemente atualizada, uma configuração simples, disponibilidade total, acesso multicanal, segurança e escalabilidade. Após a implementação, a CreateIT ficou encarregue de várias ações como o acompanhamento e aconselhamento das equipas internas de trabalho, partilha de sugestões e boas-práticas, formação dos key-users, manutenção aplicacional e suporte, entre outras.

A pandemia e a consequente pressão a que o SNS foi sujeito foram alguns dos maiores obstáculos no projeto. Gustavo Leitão, Head of Diggspace na CreateIT, considerou que “o desafio na implementação e adoção de novas ferramentas e metodologias de trabalho foi ainda maior do que aquele que antecipávamos numa organização com estas características e dimensão”.

Os resultados e o futuro

Ferramentas de trabalho sempre disponíveis, um ambiente mais colaborativo, informação sempre atualizada e acessível, maior envolvimento das pessoas e uma aceleração na transformação e digitalização das formas de trabalhar: estas são as principais mais-valias para o CHUC com a implementação desta solução, que pretende ser um motor de aceleração da transformação digital.

Para o gestor do CHUC, a CreateIT tem desafiado a instituição “a adotar novas práticas de colaboração, como os workshops remotos, e a acelerar a desmaterialização dos processos internos”. “Sentimos muita disponibilidade, alinhamento e convergência”, acrescentou João Gomes, que relembrou, no entanto, o caminho a trilhar na modernização das formas de trabalhar, entre elas a adoção de ferramentas de colaboração e a automatização dos processos internos. Na ótica de Gustavo Leitão, o sucesso desta implementação e consequente melhoria do trabalho está subjacente numa “gestão de projeto extremamente dedicada e ágil”. “O resultado ao cabo destes primeiros meses faz antecipar novas transformações (digitais), numa perspetiva de melhoria contínua da forma de trabalhar e de relacionamento com o utente/ cidadão”, concluiu. 

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.