Magnum Joaquim, Data Center Sales Specialist, Schneider Electric em 2021-11-12

NEGÓCIOS

Advertorial

Como as soluções de Edge Computing estão a dar resposta às novas exigências do setor da saúde

Todos sabemos o trabalho heroico dos profissionais de saúde perante os desafios que a pandemia tem apresentado, e devemos estar-lhes extremamente gratos

Como as soluções de Edge Computing estão a dar resposta às novas exigências do setor da saúde

Contudo, menos reconhecido é o esforço dos profissionais de TI e TO do setor da saúde para assegurar que os sistemas estão preparados para ajudar os profissionais de primeira linha a desempenhar as suas funções – incluindo uma variedade, em rápida expansão, de sistemas de Edge Computing.

Em 2019, os principais temas de conversa nos círculos de TI da área da saúde eram a implementação de sistemas eletrónicos de registo médico (EMR), a conformidade com a HIPAA, a proteção de dados e o aumento da resiliência. Com a COVID, tudo mudou de um dia para o outro. Aquilo que a área da saúde costumava definir como Edge – consultórios e clínicas – alargou-se para incluir as casas das pessoas e as instalações de saúde móveis e temporárias.

Consideremos alguns exemplos daquilo que os profissionais de saúde viveram nesta pandemia:

  • A construção de espaços hospitalares temporários. As grandes cidades transformaram centros de congressos em hospitais, e as mais pequenas montaram tendas ao ar livre.
  • A disponibilização de espaços para camas móveis.
  • A implementação de pontos de testagem móveis em parques de estacionamento.
  • O desenvolvimento de aplicações de telemedicina para dar resposta às necessidades de saúde de forma remota, assegurando assim a segurança dos pacientes e da equipa médica.

Em todos estes casos, as TI têm de assegurar conectividade de rede e infraestrutura de computação e armazenamento para apoiar o novo modelo de saúde distribuído e móvel. Tal representa uma série de desafios para as equipas de apoio de TI e TO.

Desafios de TI/TO no "novo normal" dos cuidados de saúde

Em iniciativas como a telemedicina pode ser necessário reorientar a rede e a capacidade de computação dedicada a testes/desenvolvimento ou à recuperação de falhas, para apoiar o fluxo repentino e massificado de pessoas a aceder remotamente às aplicações através dos seus dispositivos móveis.

As instalações de saúde temporárias exigem recursos completos de Data Centers Edge, o que significa implementar rede, computação e armazenamento no local, mas de forma remota. Isto requer algum tipo de recinto dedicado e uma infraestrutura de suporte que inclua fontes de alimentação ininterrupta (UPS), arrefecimento e racks. As implementações de tecnologias relacionadas com a saúde têm de ter em conta a segurança física e a cibersegurança imposta pelos regulamentos.

Também novas medidas de saúde e segurança, como a deteção térmica da febre, o rastreamento dos contactos e sistemas touchless necessitam do Edge Computing para lhes dar suporte.

HPE e Schneider Electric: Parceiros nos cuidados de saúde

As instituições de saúde precisam de soluções de TI “chave na mão” para que se consigam adaptar e escalar rapidamente no Edge. Uma solução é um Data Center com infraestrutura modular. Pré-fabricados, existem em todos os tipos de formatos e tamanhos, desde Micro Data Centers para apoio a algumas camas num camião, até grandes contentores ISO que apoiam um hospital temporário.

Nenhuma empresa consegue, por si só, oferecer tudo o que o setor da saúde e outras indústrias precisam para as suas iniciativas de Edge Computing. Assim sendo, a Schneider Electric e a HPE uniram-se para oferecer aos clientes formas rápidas e fáceis de implementar o Edge Computing em qualquer lugar – e apoiar o importante trabalho dos profissionais de saúde.

Os gestores de TI ou das unidades de saúde podem utilizar designs de referência para definir as configurações exatas de computadores, redes e equipamentos de armazenamento que funcionem entre si e com a infraestrutura de energia e arrefecimento. Devem certificar-se de que a segurança física inteligente está incorporada nas soluções de Edge – desde sistemas de acesso sem chave até câmaras de vigilância. A segurança é particularmente crítica na área da saúde e tem de cumprir várias regulamentações governamentais.

A HPE e a Schneider Electric integraram as suas soluções para que não seja preciso construir nenhuma do zero. Oferecem guias de referência como o HPE SimpliVity ou HPE OneView e soluções de software como a plataforma EcoStruxure™ IT da Schneider Electric, que proporciona visibilidade e gestão para locais de TI distribuída.

Procuramos honrar os nossos profissionais de saúde ajudando-os a criar e implementar soluções que permitem que se concentrem no seu trabalho. Muitas organizações querem ajudar estes profissionais, e temos orgulho de ser uma delas.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Schneider Electric

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.