2014-12-17

NEGÓCIOS

Cisco revela tendências tecnológicas para 2015

São oito as mudanças que marcarão a evolução do sector das TI, de acordo com o que a Cisco revelou na Global Editors Conference, em São Francisco

Cisco revela tendências tecnológicas para 2015

A segurança na Internet of Things é, sem surpresas, outra das tendências apontadas pela Cisco, tendo em conta o crescimento exponencial da IoT

As previsões foram definidas pelo Cisco Technology Radar, um grupo formado por mais de 80 especialistas e analistas, que destacam um total de oito mudanças.

A primeira diz respeito ao tráfego de rede encriptado, dado que apenas 10% dos mil milhões de páginas web encriptam o tráfego que enviam ou recebem. A Cisco refere que a Internet Engineering Task Force (IETF) está a criar novos standards – como o HTTP 2.0 – com capacidade de encriptação por defeito.

A simplificação da rede é a segunda tendência invocada, definida como “fundamental para oferecer e tirar partido de novos e melhores serviços na Internet com menor latência”. Tal exige, segundo a Cisco, uma abordagem de arquitectura composta por diferentes tecnologias – como o Software Defined Networking (SDN) – para tornar a rede mais programável e priorizar as aplicações.

As tecnologias Dynamic Spectrum Access (DSA) e a evolução das diferentes regulamentações permitirão, por seu turno, ampliar o espectro disponível de bandas – como GHz TVWS e 3.65-GHz – para dar espaço licenciado e subutilizado ao acesso à internet sem fios, que representará a maior parte do tráfego em 2016.

A segurança na Internet of Things é, sem surpresas, outra das tendências apontadas, tendo em conta o crescimento exponencial da IoT (50 mil milhões de conexões previstas para 2020). Muitos dispositivos – como veículos, sensores ou equipamentos médicos – vão operar em ambientes desprotegidos ou vulneráveis, exigindo uma segurança maior na cloud e no acesso da rede.

A Cisco aponta ainda a computação consciente do contexto (Context-Aware Computing), que permite às redes antecipar a informação que o utilizador vai necessitar e proporcioná-la no local e momento apropriados.

O conjunto de tecnologias que processam dados em segundos ou minutos para a sua análise (analítica em tempo real), geração de relatórios, automação de processos ou inteligência de negócio, representam “uma função relevante” nas redes de próxima geração. Empresas líderes estão já a integrar esta analítica em aplicações de elevado desempenho, para utilização em soluções verticais em sectores como o financeiro, os seguros, os transportes, a videovigilância e segurança física ou as redes energéticas.

Outra tendência será a colaboração baseada no browser. A WebRTC, a última evolução de HTML5, é uma API aberta que facilita a colaboração na web sem a necessidade de instalar plugins. Com a integração de comunicações em tempo real nos browsers, a WebRTC permitirá a utilização de aplicações de voz, vídeo e dados de uma forma tão simples como abrir páginas web. A Cisco está a contribuir para a standardização da WebRTC e no desenvolvimento de código para Mozilla e Google, utilizando já esses desenvolvimentos nas suas soluções Jabber e WebEx.

Por último, o Fog Computing, que leva o cloud computing até ao extremo da rede para proporcionar serviços de computação, armazenamento e comunicação entre os dispositivos ligados e os datacenters. O Fog Computing é fundamental para as aplicações da IoE, como a distribuição energética inteligente, ou os semáforos inteligentes, que exigem soluções com características de mobilidade, geolocalização, baixa latência e interações em tempo real para processar os dados em movimento.

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.