2017-11-29
A Cisco atualizou os seus programas de Canal sob a influência de três pilares: simplificação, construção de competências e aumento do valor de compensação atribuído aos Parceiros
Estas atualizações pretendem ajudar os Parceiros Cisco a adaptar-se às condições voláteis do mercado e às necessidades dos clientes, simplificar a relação com a Cisco, bem como otimizar a oferta de software e serviços, apostando assim na sua diferenciação, de modo a capturar novas oportunidades de negócio. As atualizações do programa de Canal incidem em três áreas chave: criação e reconhecimento de capacidades; incentivos para atualização digital; e migração de receitas recorrentes e a recompensa de parceiros que promovam o crescimento e o lucro. No que diz respeito à criação e reconhecimento de capacidades, a Cisco quer simplificar o seu portfólio de especializações, transformando o que implica ter uma especialização Master e reconhecendo a experiência dos Parceiros em setores verticais. Esta simplificação começou já no passado mês de agosto, com a redução das 10 especializações de nível Express a uma única Especialização Express com ramificações que abarcam todas as arquiteturas Cisco. Estas Especializações Avançadas também foram reduzidas de 13 para 5 Especializações de Arquitetura Avançadas. Para otimizar os seus serviços, a Cisco elimina todas as especializações avançadas (com exceção de Vídeo Avançado) e integra as capacidades de adoção tecnológica através das restantes Especializações de Arquitetura Avançadas. Assim, o fabricante pretende proporcionar diferenciação e garantir a mesma qualidade e nível e competências em todo o portfólio de Especializações Avançadas Cisco. Também após o lançamento da sua solução de rede auto-adaptável às necessidades do negócio (intent-based networking), em junho, as soluções de rede tornaram-se fundamentais para a Cisco. Esta nova especialização ajudará os Parceiros da Cisco a melhorar as competências da sua rede a proporcionar soluções que os seus clientes precisam na Era da rede. A especialização Cisco Master Networking estará disponível a partir de março de 2018 e incluirá novos softwares e o desenvolvimento de novos serviços e propriedades, servindo de modelo para outras Especializações Master. A Cisco está também a ampliar o seu reconhecimento da experiência na indústria para que os seus Parceiros possam demonstrar o seu conhecimento único, em áreas específicas, como retalho, saúde e indústria. A partir de 1 de novembro de 2017, os parceiros Premier Certified, Gold Certified e Master Specialized que cumpram os requisitos podem inscrever-se nesta experiência de reconhecimento. Uma vez alcançado este reconhecimento Cisco, o parceiro será identificado na Cisco Partner Locator, tornando mais fácil a sua diferenciação perante clientes, e outros Parceiros Cisco. Quanto aos incentivos, a Cisco simplificou o processo de registo dos Parceiros, como forma de os ajudar a disponibilizar as atualizações para as redes digitais aos clientes. Assim, a empresa lançou o Programa de Migração Preventiva, desenhado para que todos os Parceiros contem com uma oferta que facilita a migração de clientes com um legado, ou produtos competitivos, para a nova tecnologia Cisco. O Programa de Migração Preventiva (MIP - Migration Incentive Program), garante aos parceiros um desconto adicional em todos o hardware, software e serviços de migração qualificados. O programa inclui aceleradores adicionais em tecnologias específicas. Além disso, o MIP promove a integridade do mercado ao redirecionar equipamento usado do mercado cinzento (canais de distribuição não autorizados). Este programa corrobora o compromisso da Cisco com a responsabilidade social garantindo a reciclagem dos materiais. Para ajudar os Parceiros a transformar as suas práticas do futuro e a estarem focados no ciclo de vida de vendas, que inclui oferta (Land), adoção (Adopt), amplificação (Expand) e renovação (Renew), a Cisco cinvestiu também no Programa Lifecyle Advisor. O programa Lifecyle Advisor da Cisco ajuda e recompensa as práticas de ciclo de vida dos Parceiros. Em 2018, a Cisco aumentará o número de Parceiros integrantes deste programa e ampliará o portfólio de ofertas disponíveis para os Lifecycle Advisors a outras áreas do negócio Cisco. Os novos incentivos do Value Incentive Program (VIP) permitem também aos Parceiros simplificar e promover a sua oferta de rede baseando-se em software, enquanto aumentam os seus serviços. “O poder do ecossistema de parceiros da Cisco assenta na nossa relação com os parceiros. Para nos mantermos a par das constantes evoluções tecnológicas a Cisco tem de reforçar as suas relações com os seus parceiros, A evolução deste programa de canal reflete o nosso compromisso para com a melhoria contínua da experiência dos parceiros e o fortalecimento das nossas iniciativas conjuntas de comercialização e o êxito dos nossos parceiros nesta nova era digital”, comenta Marc Surplus, vice-presidente de Estratégia, Planeamento e Programas de Organização Global de Parceiros Cisco. |