2019-7-04

NEGÓCIOS

CGI, HMD Global e Google Cloud em Parceria

A CGI anunciou, em comunicado, o estabelecimento de uma Parceria com a HMD Global, a empresa responsável pelos telefones da Nokia, e a Google Cloud, para a transferência e armazenamento de dados de ativação e desempenho para a região da Google Cloud em Hamina, na Finlândia

A tecnologia de Data Analytics e Machine Learning da Google Cloud, combinada com os conhecimentos da CGI em Cloud e Data Science, vai permitir à HMD Global beneficiar os utilizadores dos dispositivos Nokia  a nível global.

Os primeiros smartphones da Nokia que irão contar com alojamento de dados neste novo centro serão os dispositivos a partir do Nokia 4.2, Nokia 3.2 e Nokia 2.2. Os dados relativos a modelos anteriores serão migrados para Hamina após a atualização para o Android Q.

Para o efeito, a CGI criou uma infraestrutura que será intermediária entre a recolha de dados em back-end e os smartphones. Esta alteração deve proporcionar também uma melhoria dos níveis de segurança, controlo e analítica.

Juho Sarvikas, Chief Product Officer da HMD Global, referiu que “queremos que todos os smartphones da Nokia se mantenham atuais por mais tempo e garantir que todas as pessoas possam desfrutar das mais recentes inovações da Google. Mantendo-nos fiéis à nossa herança finlandesa, decidimos formar esta Parceria com a CGI e a plataforma da Google Cloud para garantir o cumprimento das nossas necessidades de alojamento de dados e o crescente investimento na nossa casa europeia”.

Martti Reilander, Vice-Presidente de Advanced Analytics Solutions da CGI Finlândia, defendeu que “ao implementar as mais recentes tecnologias de recolha de dados e analítica, combinadas com a expertise dos engenheiros e cientistas de dados da CGI, a HMD Global torna-se capaz de melhorar a segurança dos seus dados e de aprender com a experiência do cliente. A análise da utilização dos telefones e da satisfação do utilizador permite trabalhar com informação sobre como desenvolver os telefones de forma a proporcionar ainda melhores experiências e serviços para os fãs da Nokia em todo o mundo”.

“Como a Google garante que 100% da sua utilização anual de eletricidade a nível global é feita a partir de energias renováveis, a plataforma Google Cloud não vai apenas ao encontro das necessidades de software e de dados da HMD Global, garante também que a solução é inteiramente sustentável, aprofundando o nosso investimento no futuro”, assinalou Eva Fors, Managing Director da Google Cloud Northern Europe.

Recomendado pelos leitores

Xerox faz proposta de aquisição pela HP
NEGÓCIOS

Xerox faz proposta de aquisição pela HP

LER MAIS

Microsoft celebra contrato de 10 mil milhões de dólares com o Pentágono
NEGÓCIOS

Microsoft celebra contrato de 10 mil milhões de dólares com o Pentágono

LER MAIS

Pontual: soluções desde a área jurídica até à medicina veterinária
NEGÓCIOS

Pontual: soluções desde a área jurídica até à medicina veterinária

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.