2015-6-30

NEGÓCIOS

Funções emergentes

CDOs destacam-se no mercado empresarial

A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais de 5.100 CIOs e CTOs, realça que as posições de Chief Data Officer e de Chief Digital Officer estão em franca ascensão, e este fenómeno traz implicações significativas para os líderes de TI e para a posição que ocupam em relação aos quadros mais elevados das organizações

CDOs destacam-se no mercado empresarial

A CIONET realça o aumento de contratação de novos tipos de executivos de base digital, estando os Chief Data Officer e os Chief Digital Officer a ganhar destaque

As empresas estão a aumentar a contratação de novos tipos de executivos de base digital, e os CIOs poderão não estar na primeira linha para preencher estes novos postos de trabalho.

“Embora o papel do CIO em si não esteja sob ameaça, este papel poderá tornar-se muito mais limitado do que é hoje em dia, graças ao aumento de CDOs de ambas as variedades (Chief Data Officer e Chief Digital Officer) e da Cloud”, de acordo com o vice-presidente do Gartner e analista, Debra Logan.

É um facto que a maioria dos CDOs (Chief Digital Officer) vêm das áreas do marketing e vendas, e na realidade, parece ser mais fácil e natural a evolução de um diretor de marketing para diretor digital, do que a evolução de um CIO dos dias de hoje para um diretor digital. Os CDOs (Chief Digital Officer) tendem a ter um papel mais focado na compliance e estão a surgir cada vez mais no setor bancário e de seguros ou em empresas com elevados níveis de litígio e regulamentação.

Os CDOs focam-se mais em inovar com os dados, utilizando-os para chegar aos consumidores finais, e acabam por ter funções mais direcionadas para o desenvolvimento de produto e para a inovação.
O impacto adverso destes novos “Digital Executives” no papel dos CIOs atuais é acentuado quando estes reportam ao CFO ou ao COO: a tendência é serem considerados profissionais cujo trabalho tem a função primordial de reduzir custos, tanto ao nível do seu departamento em específico, como ao nível da organização como um todo. O que acontece é o CIO automatizar o material que pode ser automatizado, ao invés de criar valor pela inovação como neste momento os CDOs estão a criar.

O novo papel do CIO, ou a renovação do papel CIO, é cada vez mais um tema com mais peso na agenda da CIONET, enquanto comunidade internacional de executivos de IT. “Esta é uma questão que não é estranha a vários CIOs portugueses, que felizmente estão a conseguir adaptar-se às novas exigências do mercado, com criação de valor e inovação para as suas organizações”, remata Rui Serapicos, Managing Director da CIONET Portugal.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.