2020-11-23

NEGÓCIOS

Case Study

Castelbel aposta em processo de digitalização

Com o objetivo de aumentar a sua produtividade, a Castelbel iniciou um processo de digitalização através da solução de gestão logística PHC

Castelbel aposta em processo de digitalização

Após terem sido adquiridos alguns módulos PHC para que fosse possível aumentar a produtividade em algumas áreas fundamentais da Castelbel, o desafio continuava a ser definir e pôr em prática um processo simples, fácil e automático nas áreas de gestão de stock, compras, planeamento de produção e logística e armazém para fazer face ao crescimento da empresa.

“Decidimos mudar de Parceiro PHC e estabelecemos até ao momento uma Parceria sólida com a Biglevel. Apresentaram-nos soluções interessantes e que iam de encontro ao que pretendíamos implementar na Castelbel. Foi um ponto de viragem”, afirma Cristiano Ferreira, Responsável pela Gestão de Stock e IT na Castelbel.

Assim, o grande desafio passava “essencialmente pela digitalização de todos os processos no armazém da Castelbel”, explica Paulo Silva, Sócio Gerente da Biglevel, que relembra “o delay entre a execução física das operações e o reflexo no ERP PHC era muito grande, com graves consequências na gestão dos stocks, custos de produção, falta de matéria prima, entre outras. Hoje, todas estas operações são em tempo real”.

Solução

Identificada a lacuna, iniciou-se o processo de digitalização. “Uma vez que a Castelbel já contava com a utilização de módulos noutras operações de gestão operacional, a escolha do PHC logística foi natural”, explica Rui Andrade, Account Manager da PHC Software.

Desta forma, “passou a ser gerida de forma digital o controlo de aspetos como localizações ou alvéolos, enquanto a solução WMS da Biglevel, integrada com o Software PHC, acrescentou uma extensibilidade ao módulo no que diz respeito a registo, etiquetagem via PDA, permitindo maior mobilidade e flexibilidade. Atualmente são utilizados nas operações de armazém da Castebel cerca 12 PDA nos processos de picking”.

A solução de logística de armazém PHC com a solução de mobilidade em PDA desenvolvida pela Biglevel, deu extensibilidade ao ERP da PHC no armazém, permitindo aos utilizadores do armazém realizar digitalmente todas as operações relacionadas com gestão, conferência e qualidade, organização e layout, picking, rotas e assemblagem.

Resultado

O processo de digitalização veio minimizar os riscos de erro, passando a existir um reflexo em tempo real, bem como a otimização de processos, documentos associados a expedições como guias de transporte ou etiquetas que são emitidos de forma dinâmica, e o processo de encomendas a fornecedores e arrumação de produtos é agora atualizado de forma imediata. A extensibilidade da aplicação desenvolvida pela Biglevel integrada na PHC, permite monitorizar os tempos de fabrico ou a gestão de abate de matérias primas. Através da plataforma de venda online via API, as encomendas colocadas através da loja online são automaticamente refletidas no Software PHC, acelerando o processo de picking e envio de encomenda.

O responsável pela Gestão de Stock e IT na Castelbel faz um balanço positivo desta Parceria que fez com aumentassem a sua capacidade de resposta em mais de 50%.

“Formamos os nossos colaboradores que aceitaram a mudança e abraçaram este projeto e transição para o digital. No lugar do papel, passaram a usar o PDA com acesso às mais diversas informações num só equipamento e num espaço temporal de cerca de dois meses todos os processos estavam em prática”.

“Neste momento estamos a implementar uma plataforma B2B com integração automática na PHC. Um projeto ambicioso e que estará disponível em breve”, refere ainda.

Esta solução garante às empresas ganhos indiretos na imagem pela eliminação de erros de picking, maior satisfação do cliente e menos custos de devoluções, enquanto oferece “ganhos de eficiência na ordem dos 60% sendo um investimento com um ROI muito elevado e observável em pouco tempo após a implementação”, explica Paulo Silva.

Em conjunto com a área financeira da Castelbel, a Biglevel está em fase de desenvolvimento de dahsboards específicos que permitam decisões de gestão e financeira em tempo real, permitindo uma leitura analítica com maior detalhe e rigor. A natureza do Software PHC permite esta mutação constante, acompanhando as próprias necessidades de crescimento das empresas, como é o caso da Castelbel. 

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.