2021-3-16

NEGÓCIOS

Advertorial

Ascendi renova data center com solução ModSecur® IT Room

O novo data center da empresa é modular e escalável. Apresenta níveis elevados de segurança e foi desenhado à medida das suas necessidades

Ascendi renova data center com solução ModSecur® IT Room

Fundada em 1999, a Ascendi é uma empresa que atua no mercado das infraestruturas rodoviárias, tendo a sua atividade dividida em três áreas de negócio: gestão de ativos, prestação de serviços de cobrança de portagens e prestação de serviços de operação & manutenção. É uma entidade de referência na gestão das autoestradas em Portugal, sendo reconhecida pela sua capacidade de inovação e eficiência operacional.

Com o objetivo de manter a qualidade das suas operações e de assegurar a excelência dos serviços prestados, renovou recentemente o seu data center em operação nas instalações da Maia.

Data center seguro, eficiente e criado "para o futuro"

“Precisamos de ter uma infraestrutura escalável e “futurista”, que nos permita aumentar a nossa capacidade sem parar as operações, e conseguimos isso com a implementação do ModSecur® IT Room”, refere Nuno Belgas, Gestor de Projetos na Ascendi. Os fatores decisivos para a escolha da solução criada pela empresa portuguesa Maxiglobal foram “a necessidade de aumentar os níveis de segurança do data center e as referências que a marca ModSecur® tem no mercado”.

O novo data center foi instalado em simultâneo com o funcionamento da antiga infraestrutura em operação, não existindo disrupção de serviço, o que permitiu ao cliente a continuidade do negócio.

A sala técnica está protegida contra fogo, água, poeiras, humidade e vandalismo. Sendo a continuidade dos serviços uma obrigatoriedade no mundo atual, a solução apresenta redundância para os sistemas de energia socorrida (UPS), de climatização e sistema elétrico, garantindo assim uma elevada disponibilidade de toda a infraestrutura.

A eficiência energética é uma das mais-valias do ModSecur® IT Room. Através da contentorização do corredor de ar frio, com recurso ao módulo ModSecur® 3 Axis, reduziu-se em cerca de 35% os consumos dos equipamentos de climatização, aumentando a capacidade de refrigeração das unidades.

A sala técnica encontra-se dividida pelo Mod- Secur® Cage, uma camada de segurança física adicional, desenhada para garantir a divisão de espaços em infraestruturas de data center. Tal como toda a solução, esta componente também é modular e escalável, permitindo a alteração de tamanho e de localização sempre que necessário. O novo data center está ainda dotado de um sistema de videovigilância e controlo de acessos. “Sentimo-nos mais seguros com a infraestrutura que temos agora, pois sabemos sempre quem acede ao local e conseguimos restringi-lo apenas às pessoas com autorização para entrar”, afirma Nuno Belgas.

Monitorização constante

Através do ModSecur® DMS é possível gerir toda a infraestrutura remotamente e em tempo real. “Podemos verificar constantemente se o ambiente está dentro dos parâmetros esperados para o correto funcionamento dos equipamentos, o que nos permitirá aumentar o seu período de vida útil”, refere Nuno Belgas. A solução está equipada com um sistema de alarmística, que possibilita o envio de notificações em tempo real, reduzindo o tempo de resposta dos gestores de IT e aumentando a eficiência, mantendo a infraestrutura com alto desempenho e máxima estabilidade.

Projeto concluído com sucesso

O projeto de implementação do data center correspondeu às expetativas da Ascendi e “os prazos foram cumpridos, havendo um constante acompanhamento por parte das equipas técnica e comercial da Maxiglobal”. Nuno Belgas descreve o ModSecur® IT Room como sendo “seguro, eficiente e flexível”.

A Maxiglobal vincou a sua identidade através da criação de uma marca própria – ModSecur® – sob a qual disponibiliza uma vasta oferta de soluções tecnológicas. Tem atualmente mais de 150 data centers instalados em Portugal e pretende continuar a crescer e a inovar!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Maxiglobal

TAGS

Maxiglobal

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.