Diana Ribeiro Santos em 2021-11-22

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

“As nossas equipas trabalham com o objetivo de construir, em conjunto com os nossos clientes, verdadeiras relações de Parceria”

A Listopsis é uma empresa de capitais 100% portugueses e atua nas áreas de negócio de printing, audiovisuais, informática e impressão de etiquetas e códigos de barras

A Listopsis nasceu em 1993, resultado de um MBO dos responsáveis pelo departamento de sistemas de informação do grupo químico Hoechst.

Na sequência da reestruturação da Hoechst, dá-se a saída do negócio da distribuição em outubro de 1995 e a Listopsis torna-se fundadora da Liscic.

Em 2008, o grupo Listopsis/Liscic adquire a totalidade das ações da CVCIC – Informação e Cópia, SA, principal revendedor Toshiba na região do Porto, e, em maio de 2010, a CVCIC dá lugar à Listopsis Norte.

Além da presença com instalações próprias em Lisboa, Porto e Braga, a Listopsis tem também uma equipa técnica própria que garante o serviço em todo o território nacional e um armazém central que permite uma resposta célere aos pedidos dos clientes.

O grupo tem cerca de 60 colaboradores e pretende que as equipas aumentem em 2022. Com o crescimento da empresa há também uma diversificação da oferta que, atualmente assenta em quatro áreas de negócio: printing, audiovisuais, informática e impressão de etiquetas e códigos de barras.

Posicionamento

A Listopsis opera principalmente em território português e é uma empresa vocacionada para a comercialização de equipamentos, soluções e serviços de tecnologia no mercado B2B.

É uma empresa de capitais 100% portugueses especializada na prestação de serviços de business automation, document management, soluções de impressão, implementação de infraestrutura informática e instalação de projetos audiovisuais. O grupo Listopsis tem tido, ao longo dos últimos anos, um crescimento estável com resultados consolidados, de mais de oito milhões de euros em 2019. Em 2020, fruto dos constrangimentos da pandemia na maioria das áreas de negócio, o decréscimo foi na ordem dos 18%.

A previsão para 2021 é que o volume de faturação se mantenha estável face ao ano anterior, projetando o início da recuperação para 2022. “Sentimos nos últimos anos um crescimento da procura pelas nossas restantes áreas de negócio: informática, audiovisuais e impressão de etiquetas e códigos de barras. Tendo cada uma destas áreas a necessidade de um know-how específico, é gratificante saber que os nossos clientes nos reconhecem como um Parceiro de aposta em áreas tão diversificadas”, afirma Inês Pita, Diretora Geral do grupo Liscic/Listopsis.

“O ADN da Listopsis é a qualidade do serviço ao cliente. As nossas equipas especializadas nas diversas áreas do nosso portfólio trabalham, todos os dias com o objetivo de construir, em conjunto com os nossos clientes, verdadeiras relações de Parceria, onde o principal foco é a estruturação da melhor solução tecnológica, desenhada à medida das necessidades específicas da empresa e que seja, em todos os aspetos, uma verdadeira mais-valia. Os valores que espelhamos nas nossas comunicações são aqueles que nos norteiam de uma forma direta e inalienável: qualidade, eficiência e ética; criação de valor; orientação para o mercado; motivação dos recursos humanos”.

A Listopsis trabalha essencialmente a relação com o cliente empresarial. Tem Parceiros estáveis e com relações de longa duração, sendo que trabalham essencialmente com os fabricantes que integram o grupo de empresas: Toshiba, SharpNec e ViewSonic. Na área de software trabalham com o fabricante PaperCut através da ccTEC em Portugal e têm uma Parceria de longa data com a HP mantendo, já há alguns anos, o estatuto máximo de Parceiro Amplify Power Services.

Estratégia de expansão

A aposta da Listopsis é focada em fortificar os pilares da sua oferta, alargando o “produto” para soluções mais completas. Um exemplo são as soluções de etiquetagem que aumentaram num ano em que o crescimento e dependência dos armazéns e transportes é fundamental.

Além da oferta, a Listopsis pretende manter a cobertura territorial que consideram uma mais-valia. Durante o tempo mais crítico da pandemia nunca deixaram de assistir e responder aos pedidos dos seus clientes, de norte a sul de Portugal, o que trouxe um aumento do número de novos clientes.

Uma das áreas de maior aposta neste momento é a dos projetos audiovisuais. Tendo esta oferta no seu portfólio há mais de 15 anos, notam agora um crescimento não só na procura, como também na complexidade dos projetos e desafios.

Recomendado pelos leitores

Warpcom adquirida por multinacional espanhola
NEGÓCIOS

Warpcom adquirida por multinacional espanhola

LER MAIS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral

LER MAIS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage
NEGÓCIOS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.