Marta Quaresma Ferreira em 2022-11-22

NEGÓCIOS

Case Study

Ar Telecom colabora na migração dos dados da Tecnovia para a cloud

Com recurso a tecnologia VMware, a Ar Telecom ficou responsável pela migração dos servidores da Tecnovia para uma cloud privada, com o objetivo de garantir uma maior segurança e fiabilidade e, ao mesmo tempo, assegurar uma maior disponibilidade dos seus sistemas internos

Ar Telecom colabora na migração dos dados da Tecnovia para a cloud

Um desafio em mãos

Com o objetivo de garantir um melhor desempenho, uma maior segurança e uma elevada fiabilidade no acesso à informação, a Tecnovia, empresa da área da engenharia, construção e concessão de infraestruturas, revelou a necessidade de realizar um upgrade e, consequentemente, a migração dos servidores e respetivas aplicações para a cloud privada da Ar Telecom, com base numa solução VMware.

Um dos maiores desafios apontados pela Tecnovia estava relacionado com uma equipa reduzida na área do IT, o que implicava uma maior dedicação por parte da organização, assim como o consumo de grande parte do tempo das equipas às infraestruturas que suportam o negócio. Esta solução da Ar Telecom nasceu, por isso, da necessidade da organização libertar-se das questões que não são o seu core business, permitindo, consequentemente, uma maior disponibilidade de apoio e foco dirigido às soluções de negócio.

Para a Ar Telecom, “o desafio passava por efetuar a migração dos servidores existentes, garantindo a integridade dos dados com um downtime mínimo, assegurando uma ligação segura e com baixa latência entre o virtual data center da Ar Telecom e as instalações da Tecnovia”.

A solução

A ausência das condições para instalar um data center, assim como os custos financeiros que uma decisão destas acarretava, levaram a Tecnovia a escolher uma solução IaaS. Na hora de escolher esta solução, foram tidos em conta fatores como a escalabilidade, a manutenção, o suporte e a gestão de ciclos de renovação de equipamentos.

“Optou-se pela implementação de acessos a gigabit dedicados e redundantes em fibra ótica que permitem um elevado desempenho com baixa latência, de forma a não existirem constrangimentos nas comunicações entre o virtual data center e os diversos pólos de atividade do cliente”, revelou a Ar Telecom ao IT Channel. A equipa de IT da Tecnovia colaborou de perto com a Ar Telecom de forma a minimizar riscos associados à migração dos dados e a planear alterações ao projeto inicial tendo em vista sempre a melhoria da solução.

Os resultados

A solução encontrada para a empresa portuguesa permitiu que o cliente redirecionasse os recursos de IT para o negócio, com o apoio, gestão, suporte e backup dos servidores a cargo da Ar Telecom.

Para a empresa, as soluções de Backup-as-aService e a solução de disaster recovery foram uma garantia adicional à continuidade do negócio, conseguida através desta Parceria. Esta escolha traduziu-se numa redução no tempo de indisponibilidade das aplicações internas e ofereceu maior flexibilidade e rapidez na resposta às necessidades do negócio.

O cliente continuou a apostar na Parceria com a Ar Telecom, destacando a qualidade das soluções, a proximidade com o Parceiro, a facilidade de comunicação e a capacidade de resposta. Consequentemente, e já com a solução em produção no virtual data center, a Tecnovia confiou igualmente ao Parceiro o suporte das infraestruturas e serviços críticos do negócio.

Durante os últimos 12 anos, a organização manteve uma solução de virtualização on-prem distribuída pelos três pólos principais onde se concentram a maioria dos seus colaboradores. Neste período, a Tecnovia iniciou o caminho da cloud com recurso às soluções Microsoft Azure e Office 365. A solução da Ar Telecom veio apresentar-se como uma mais-valia, com aspetos como a localização dos dados, a largura de banda, a latência, soluções de backup e disaster recovery.

No caso da migração dos atuais servidores on-premises, foi utilizada uma solução Veeam, que permitiu a cópia dos atuais servidores para a cloud em pouco tempo, assim como uma proteção dos dados e da produtividade no tenant Microsoft 365.

A Tecnovia destaca a proximidade com o Parceiro e a capacidade de resposta como dois dos pontos fortes desta parceria bem-sucedida. 

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.