2015-7-22

BIZ

Apple, vítima do seu próprio sucesso?

A Apple apresentou os melhores resultados trimestrais da sua história, mas não escapou a um trambolhão na bolsa de 5%. Num mundo de expetativas, ter o melhor desempenho pode não ser o suficiente quando existem "biliões" de dólares em jogo.

Apple, vítima do seu próprio sucesso?

Apple Watch, ninguém sabe como está vender, mas todos pensam que se estivesse a vender bem, a Apple teria divulgado os números

A Apple apresentou ontem, 21 de julho, os resultados do seu Q3 referentes ao período de Abril a Junho com um recorde de vendas no seu produto estrela, o iPhone, com 47,5 milhões de unidades vendidas (+35% no homólogo), para o qual a China teve um papel preponderante enquanto o segundo maior mercado destes smartphones.

Com um aumento trimestral de lucros de 38% para 10,7 mil milhões de dólares, tudo parecia concretizar uma recompensa no valor bolsista do gigante tecnológico, mas foi exatamente o oposto que aconteceu - no after-market, a Apple chegou a perder 7% do seu valor.

E a causa está nas expetativas e nos receios. Nas expetativas, que eram superiores para as vendas do iPhone, por parte dos investidores, e nos receios de que a Apple não tenha um next killer product que sustente o crescimento da empresa.

Muitos viam no Apple Watch o próximo iPhone, mas isso não parece estar a acontecer, e o facto de Tim Cook não revelar números de vendas do wearable só veio adensar os receios de que o Apple Watch esteja entre o flop e um produto “morno”, nada que pareça alimentar a o apetite voraz dos investidores por crescimento.

Apesar da empresa afirmar que as vendas do Apple Watch estão a “acima das expetativas”, ninguém sabe o que isso significa em concreto, mas parece existir um consenso que de isso significa “insuficiente”.

As vendas da Apple no segmento de computadores Macintosh cresceram 8%, em linha com as expectativas, o os iPad decresceram 18%, o que não constitui surpresa, num movimento de descida que leva já vários trimestres e que é justificado não só pelo facto dos iPads terem um ciclo de renovação longo por partes dos consumidores, como pela própria concorrência que o iPhone 6+ constitui, com a sua dimensão de ecrã.

Recomendado pelos leitores

Sage premeia Parceiros ibéricos
BIZ

Sage premeia Parceiros ibéricos

LER MAIS

Minsait reforça aposta no mercado português com nova liderança em Cibersegurança
BIZ

Minsait reforça aposta no mercado português com nova liderança em Cibersegurança

LER MAIS

HP lança plataforma centrada no colaborador para enfrentar desafios do trabalho híbrido
BIZ

HP lança plataforma centrada no colaborador para enfrentar desafios do trabalho híbrido

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

IT CHANNEL Nº 118 JUNHO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.