2015-7-22

NEGÓCIOS

Apple, vítima do seu próprio sucesso?

A Apple apresentou os melhores resultados trimestrais da sua história, mas não escapou a um trambolhão na bolsa de 5%. Num mundo de expetativas, ter o melhor desempenho pode não ser o suficiente quando existem "biliões" de dólares em jogo.

Apple, vítima do seu próprio sucesso?

Apple Watch, ninguém sabe como está vender, mas todos pensam que se estivesse a vender bem, a Apple teria divulgado os números

A Apple apresentou ontem, 21 de julho, os resultados do seu Q3 referentes ao período de Abril a Junho com um recorde de vendas no seu produto estrela, o iPhone, com 47,5 milhões de unidades vendidas (+35% no homólogo), para o qual a China teve um papel preponderante enquanto o segundo maior mercado destes smartphones.

Com um aumento trimestral de lucros de 38% para 10,7 mil milhões de dólares, tudo parecia concretizar uma recompensa no valor bolsista do gigante tecnológico, mas foi exatamente o oposto que aconteceu - no after-market, a Apple chegou a perder 7% do seu valor.

E a causa está nas expetativas e nos receios. Nas expetativas, que eram superiores para as vendas do iPhone, por parte dos investidores, e nos receios de que a Apple não tenha um next killer product que sustente o crescimento da empresa.

Muitos viam no Apple Watch o próximo iPhone, mas isso não parece estar a acontecer, e o facto de Tim Cook não revelar números de vendas do wearable só veio adensar os receios de que o Apple Watch esteja entre o flop e um produto “morno”, nada que pareça alimentar a o apetite voraz dos investidores por crescimento.

Apesar da empresa afirmar que as vendas do Apple Watch estão a “acima das expetativas”, ninguém sabe o que isso significa em concreto, mas parece existir um consenso que de isso significa “insuficiente”.

As vendas da Apple no segmento de computadores Macintosh cresceram 8%, em linha com as expectativas, o os iPad decresceram 18%, o que não constitui surpresa, num movimento de descida que leva já vários trimestres e que é justificado não só pelo facto dos iPads terem um ciclo de renovação longo por partes dos consumidores, como pela própria concorrência que o iPhone 6+ constitui, com a sua dimensão de ecrã.

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.