2021-1-28

NEGÓCIOS

Apple no topo das vendas de smartphones do quarto trimestre de 2020

Segundo a Canalys, a Apple foi a empresa que mais smartphones vendeu no último trimestre de 2020. Já no ano inteiro, é a Samsung que se encontra no primeiro lugar do pódio

Apple no topo das vendas de smartphones do quarto trimestre de 2020

No quarto trimestre de 2020, as vendas mundiais de smartphones chegaram às 359,6 milhões de unidades, uma pequena queda de 2% em relação ao ano anterior. A Apple vendeu o seu maior número de iPhones num único trimestre, com 81,8 milhões de unidades, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Já a Samsung ficou em segundo lugar, vendendo 62 milhões de unidades, com um declínio de 12%. A Xiaomi, a Oppo e a Vivo completaram os cinco primeiros, com cada uma a ganhar com a diminuição da Huawei (que inclui a sub-marca Honor). A Xiaomi cresceu 31% para 43,4 milhões de unidades, a Oppo cresceu 15% para 34,7 milhões de unidades, enquanto a a Vivo vendeu 32,1 milhões de unidades para um crescimento de 14%.

A Huawei (incluindo a Honor) ficou em sexto lugar no quarto trimestre de 2020 com 32 milhões de smartphones vendidos. É a primeira vez em seis anos que fica fora dos cinco maiores fornecedores globais de smartphones.

Vendas mundiais de smartphone - Q4 2020

Fabricante Vendas Q4 2020 (milhões) Quota de Mercado Q4 2020 Vendas Q4 2019 (milhões) Quota de Mercado Q4 2019 Crescimento Anual
Apple 81,8 23% 78,4 21% +4%
Samsung 62,0 17% 70,8 19% -12%
Xiaomi 43,4 12% 33,0 9% +31%
Oppo 34,7 10% 30,3 8% +15%
Vivo 32,1 9% 28,2 8% +14%
Outros 105,5 29% 128,0 35& -18%
Total 359,6 100% 386,6 100% -2%

Nota: as percentagens podem não somar a 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys estimates (sell-in shipments), Smartphone Analysis, Janeiro 2021

 

Contabilizando todo o ano de 2020, a Samsung manteve a posição de líder global, com 20% do mercado global, a Apple ficou em segundo lugar e a Huawei (e Honor) permaneceu nos três primeiros.

O iPhone 12 é um sucesso”, disse o analista da Canalys Vincent Thielke. “A Apple está melhor posicionada do que os seus concorrentes no 5G, sendo fortemente direcionada para mercados desenvolvidos e canais de vendas de operadoras móveis. Mas também fez movimentos inteligentes nos bastidores para impulsionar as suas vendas e lucros. A omissão de um cabo de alimentação na caixa de retalho do iPhone, o que reduz o peso e o tamanho, está a tornar a logística significativamente mais eficiente, ainda que exista um custo elevado contínuo do transporte aéreo devido à pandemia. A empresa também implementou iniciativas de crescimento centradas em canais para clientes PME, que aumentaram a procura por toda a sua gama de iPhones”.

Vendas mundiais de smartphone - Total de 2020

Fabricante Vendas em 2020 (milhões) Quota de mercado 2020 Vendas em 2019 (milhões) Quota de mercado 2019 Crescimento Anual
Samsung 255,6 20% 298,0 22% -14%
Apple 207,1 16% 198,1 14% +5%
Huawei (inclui Honor) 188,5 15% 240,6 18% -22%
Xiaomi 149,6 12% 125,5 9% +19%
Oppo 115,1 9% 120,2 9% -4%
Outros 348,9 28% 384,3 28% -9%
Total 1.264,7 100% 1.366,7 100% -7%

Nota: as percentagens podem não somar a 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys estimates (sell-in shipments), Smartphone Analysis, Janeiro 2021

 

A Huawei recuou dramaticamente na maioria dos mercados como resultado das sanções americanas”, explicou a analista de pesquisa da Canalys, Amber Liu. “A sua decisão de alienar a Honor, no entanto, pode ser vital, já que a Honor não está sujeita às mesmas restrições e o fornecimento de componentes está a ser retomado. Apesar disso, a Honor tem um desafio colossal pela frente. É preciso redefinir a marca, desde a demografia jovem até ao mercado premium e de massa. É necessário estender a gama de produtos para comparar com a amplitude da Huawei. E o mais importante, precisa entrar novamente em canais que já estão a assinar acordos de vários anos com concorrentes. Por exemplo, em canais críticos como operadoras de rede europeias, o processo de integração do fornecedor pode levar mais de seis meses. Por esse motivo, não se espera que a Honor retome uma participação substancial de mercado a curto prazo”.

A segunda onda de COVID-19 teve um grande impacto, mas ao contrário da primeira, a indústria estava preparada para o impacto”, referiu o analista sénior da Canalys, Ben Stanton. “A capacidade de atendimento online já foi dimensionada, os fornecedores têm experiência em eventos de lançamento virtual e reuniões de Canal importantes, como análises de gama de dispositivos, são realizadas confortavelmente num ambiente virtual. E, em alguns casos, os smartphones estão a ser comprados para ajudar no trabalho em casa e na aprendizagem remota. A introdução das vacinas COVID-19 também está a aumentar a confiança das empresas para 2021, permitindo-lhes planear e investir. Daqui para frente, haverá óbvios efeitos económicos em cascata à medida que o estímulo do governo se esvai e há preocupações constantes em torno de novas variantes do vírus. No geral, porém, o sentimento na indústria é positivo, e 2021 verá a recuperação do mercado de smartphones após uma queda de 7% em 2020”.

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