2016-4-01

BIZ

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015

O gigante chinês de tecnologia Huawei apresentou os resultados de 2015 com uma subida de 33% face ao homólogo, impulsionado pela procura nos seus smartphones e outros dispositivos. No entanto na vertente de infraestruturas, o fabricante continua excluído em vários países.

Apesar de parcialmente excluída no ocidente, os lucros da Huawei sobem mais de 30 por cento em 2015

 

O lucro líquido da Huawei em 2015 foi de $USD 5.7 billions ( 5 mil milhões de euros) de acordo com a empresa, um aumento de 33% relativamente a 2014.

As fortes vendas na China e na Europa Ocidental têm levado os negócios da área de smartphones da Huawei a crescer rapidamente.

Com uma oferta baseada em preços muito competitivos, a Huawei é um dos maiores vendors mundiais de smartphones, logo atrás da Samsung e da Apple.

A empresa também é um dos maiores fabricantes de infraestrutura de redes de telecomunicações do mundo, embora existam limitações de natureza política à adoção da sua tecnologia em muitos países ocidentais por receios relacionados com o acesso da China ao “core” da informação ocidental.

Os Estados Unidos são um dos países onde a proibição é clara e tem força de lei, mas muitos outros países ocidentais acabam por não considerar a adoção da tecnologia da Huawei  para operadores de Telecom usando saídas politicamente mais “diplomáticas” mas igualmente eficazes para afastar o fabricante dos dados potêncialmente críticos.

É publicamente conhecida a desconfiança do governo americano relativamente aos sistemas de telecomunicações chineses, que incluiu em dado momento a recomendação para que representantes diplomáticos e funcionários de multinacionais americanas deixassem os seus smartphones em casa e levassem consigo telemóveis básicos nas suas viagens à China.

No entanto, mesmo nos Estados Unidos, a empresa está agora autorizada a comercializar produtos para consumidores, incluindo dispositivos móveis.

De acordo com os resultados agora apresentados, as três divisões de negócio faturaram globalmente $USD 60.8 billions ( 53 mil milhões de euros )  em todo o mundo, um aumento de 37 por cento face ao ano anterior.

O grande destaque neste período foi a receita divisão de consumo, que aumentou 73 por cento face ao ano anterior.

De acordo com a empresa o sucesso deve-se a "produtos de alta qualidade que proporcionam uma experiência  premium ao consumidor, bem como a crescente influência da Huawei como uma marca de consumo."

Na verdade, a Huawei tem conseguido colocar no mercado produtos numa faixa de preço imediatamente abaixo da Samsung e Apple com caraterísticas e design apelativos.

Recomendado pelos leitores

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

Grupo Noesis cresce 21% e atinge volume de negócios recorde de mais de 67 milhões de euros em 2023
BIZ

Grupo Noesis cresce 21% e atinge volume de negócios recorde de mais de 67 milhões de euros em 2023

LER MAIS

Parceria entre Schneider Electric e Arrow Electronics fornece soluções de infraestrutura avançadas e sustentáveis para o Canal
BIZ

Parceria entre Schneider Electric e Arrow Electronics fornece soluções de infraestrutura avançadas e sustentáveis para o Canal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.