2020-9-17

NEGÓCIOS

Análise

APC forma Parceria com a Cisco em edge computing

Com vista a estimular os seus negócio de edge no Canal, a APC e a Cisco uniram forças para oferecer aos seus Parceiros um conjunto de recursos que permitam facilitar e rentabilizar o desenvolvimento de soluções de edge computing

APC forma Parceria com a Cisco em edge computing

Com o crescimento da computação distribuída, torna-se cada vez mais importante criar uma sinergia entre os fabricantes especializados em diferentes componentes da área, de forma a habilitar os Parceiros com diversos tipos e níveis de especialização a implementar soluções integradas com valor acrescido. Exemplo disto são o networking e a infraestrutura física: o edge requer um alto nível de redundância e flexibilidade e segurança, mas também requer condições especiais de fornecimento de energia, climatização e segurança física. Como tal, a maioria dos Parceiros não tem as habilitações para desenvolver e implementar de raiz um projeto de edge computing, tendo assim dificuldade em sair do modelo transacional e entrar nas áreas mais lucrativas de engenharia de soluções.

“Um Parceiro Cisco que entende de servidores muitas vezes não tem os conhecimentos necessários de energia e climatização, e vice-versa,” explica Ana Carolina Cardoso Guilhen, Channel Director for Iberia da APC.

Com isto em mente, a APC e a Cisco anunciaram uma expansão da sua Parceria pré-existente – há já vários anos focada em projetos conjuntos de transformação digital – para oferecer aos seus Parceiros “pacotes” de produtos para projetos de edge computing, incluindo a solução de hiperconvergência Hyperflex da Cisco e gabinetes 6U da APC, disponibilizando, num único lugar, tudo o que o Parceiro precisa para desenvolver uma solução para o seu cliente.

Isto vem a complementar o já existente configurador de soluções disponível no portal de Parceiros da APC, que permite aos Parceiros, consoante as especificações concretas de um projeto, escolher os equipamentos adequados para o desenvolvimento da solução.

“Muitas vezes, o Parceiro é altamente especializado numa determinada área, mas não sabe como configurar a totalidade de uma solução – por exemplo, para dado servidor, qual é o rack, UPS ou PDU adequado”, exemplifica Ana Carolina Guilhen. “Com o configurador, o Parceiro pode facilmente combinar equipamentos da APC e empresas Parceiras como a Cisco, mesmo que esteja fora da sua área de conhecimentos”.

Opportunity Registration Program

Para envolver ainda mais o Parceiro, a APC lançou também o Opportunity Registration Program, que recompensa Parceiros que identificam, desenvolvem e concretizam novas oportunidades de negócio para a APC, oferecendo mais-valias económicas e proteção do investimento em design e consultoria.

“Pequenos ambientes de data center requerem muitas vezes tanto investimento em desenvolvimento, design e consultoria como projetos maiores, mas com menor margem de lucro. O objetivo deste programa é aumentar a rentabilidade destes projetos e incentivar os Parceiros a desenvolverem este negócio”.

Ao desenvolver uma solução, o Parceiro pode agora submeter a mesma para registo no programa, o qual lhe atribui um número único que funciona como uma “patente” dentro do Canal da APC, protegendo assim o investimento que o Parceiro fez no desenvolvimento da solução. Para além disto, o programa permite também maximizar a rentabilidade de cada projeto ao oferecer descontos escalonados consoante os produtos escolhidos: entre 5% e 7% se o Parceiro incluir três categorias diferentes de produtos, podendo chegar até 15% de desconto se incluir uma solução da Cisco.

Para o Parceiro, isto traz vantagens de rentabilidade financeira e competitividade; para a APC, funciona como estímulo de áreas de negócio nas quais os Parceiros não iriam, de outra forma, tão facilmente investir.

Efeito da COVID-19

Apesar do inegável impacto da pandemia, muitas áreas do IT têm demonstrado grande resiliência ao tomar partido das novas necessidades dos clientes. No caso da APC, isto traduziu-se no investimento em sistemas remotos de monitorização de infraestrutura.

“Esta era uma área que muitos clientes viam como supérflua; mas de repente viram-se longe das suas instalações sem capacidade de manter as operações, o que os levou a investir nesta área”, relata Ana Carolina Guilhen. “O que fizemos foi lançar um sistema remoto de suporte onde o próprio cliente entra em contacto com o técnico através de uma aplicação de realidade aumentada, permitindo assim fazer alguns tipos de intervenções de forma remota”. Como resultado, acrescenta, a APC já firmou vários contratos de manutenção que já abrangem a assistência remota, tendência que se poderá estender para lá da pandemia.

Com o eventual regresso à normalidade, mesmo havendo operações que não podem dispensar assistência presencial, a pandemia levou a uma aceleração destes modelos remotos, e no futuro, garante Ana Carolina Guilhen, Isto traduzir-se-á em modelos híbridos que permitirão maior eficiência e redução de custos na manutenção. 

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.