2022-4-18

NEGÓCIOS

Analistas preveem crescimento estável no mercado de IT e serviços empresariais

Segundo os analistas da IDC, as receitas de IT e serviços empresariais a nível global deverão crescer 5,6% em 2022, e vai continuar em expansão nos próximos cinco anos

A IDC prevê que as receitas de IT e serviços empresariais a nível global cresçam 5,6% em 2022, um aumento de 160 pontos base face à previsão inicial de outubro de 2021 da IDC. A mudança positiva na visão do mercado reflete ações de grandes fornecedores de serviços, uma melhoria nas perspetivas económicas (em comparação com o previsto anteriormente) e o impacto inflacionista no mercado de serviços, ligeiramente compensado pelo impacto negativo do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

A IDC acredita que o mercado vai continuar em expansão ao longo dos próximos anos a uma taxa de entre 4 e 5%, o que representa um aumento global de 40 a 80 pontos base por ano, aumentando a taxa de crescimento a longo prazo do mercado para 4,6%, ligeiramente acima da previsão anterior de 4,3%.

O mercado de serviços da América do Norte, Centro e Sul, deverá crescer 5,3% em 2022, mais 150 pontos base do que a previsão de outubro de 2021. A tendência é atribuída a uma recuperação económica mais rápida e ao impacto da inflação, acredita a IDC. Além disso, preveem que a tendência vai continuar a curto prazo: as taxas de crescimento em 2022 e 2023 foram ajustadas a um aumento de 150 e 100 pontos base, ou seja, cerca de 4% de crescimento anual para os próximos cinco anos.

As perspetivas de crescimento a médio e longo prazo para o Canadá e para a América Latina melhoraram marginalmente, afirma a IDC. Ambas as regiões vão continuar a assistir a uma tendência de recuperação em 2022 e 2023. As perspetivas para o mercado norte-americano também foram ajustadas em 160 e 80 pontos base para 2022 e 2023, respetivamente, em todos os mercados. A perspetiva de crescimento a longo prazo dos EUA permanece, contudo, em grande parte inalterada.

Para a EMEA, a previsão de crescimento para 2022 cresceu em mais de 220 pontos base. Apesar de a Europa ser a região mais afetada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia, a perspetiva da IDC é positiva, com algum decrescimento no que concerne a Europa Central e Oriental, pelo que esperam que o mercado cresça apenas 5,5% e 7,3% em 2022 e 2023, respetivamente, abaixo da previsão anterior de crescimento de 9% e 10%.

A previsão de crescimento a curto prazo na Europa Ocidental foi ajustada; a IDC prevê que a região cresça mais de 6% em 2022, um aumento de 280 pontos base em comparação com a última previsão e a IDC nota os investimentos financiados pela UE, a impulsionar os gastos com os serviços.

A IDC acredita que a crise irá atenuar o crescimento do mercado a médio prazo na Europa Ocidental, mas será compensada por outros fatores. Contudo, notam que, com a situação a evoluir, o impacto real da guerra para a economia europeia poderá ser mais severo do que o esperado.

Já no Médio Oriente & África, as perspetivas de crescimento para 2022 e 2023 também aumentaram em 250 e 100 pontos base, respetivamente. As perspetivas de crescimento da Ásia/Pacífico melhoraram 0,9% em 2022, em grande parte devido à China, na qual a previsão para o crescimento do mercado foi ajustada para 6,4% e 8% para 2022 e 2023. A taxa de crescimento do Japão passou de 0,2% para 0,6% anualmente nos próximos cinco anos.

"Com base na nossa análise” à procura e oferta, ao conflito Ucânia-Rússia, a adoção de cloud pública, a lacuna de talento, a inflação, os vários aspetos relacionados com os dados, “ajustámos as nossas perspetivas de acordo com o nível de mercado”, afirma Xiao-Fei Zhang, program director no IDC Worldwide Services Tracker program.

Mais, explica que, “a nível de cada fornecedor, os prestadores de serviços terão de se preparar para uma maior volatilidade", pelo que “devemos esperar mais do "inesperado" nos anos vindouros. Durante os últimos dois anos, os prestadores de serviços que conseguiram foram os que provaram ser Parceiros resilientes ajudando os seus clientes a prosperar em mudança. Esta sempre foi a força constante para impulsionar o crescimento no mercado de serviços".

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de PC vê receitas crescer, mas unidades vendidas a diminuir no primeiro trimestre
NEGÓCIOS

Mercado de PC vê receitas crescer, mas unidades vendidas a diminuir no primeiro trimestre

LER MAIS

Mercado de impressão industrial cresceu 17% em 2021
NEGÓCIOS

Mercado de impressão industrial cresceu 17% em 2021

LER MAIS

Mercado chinês de computadores cresce 10% em 2021
NEGÓCIOS

Mercado chinês de computadores cresce 10% em 2021

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial
NEGÓCIOS

Konica Minolta lança Programa de Canal para área de impressão industrial

LER MAIS

TP-Link promove dois eventos para os Parceiros nacionais
NEGÓCIOS

TP-Link promove dois eventos para os Parceiros nacionais

LER MAIS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust
NEGÓCIOS

Porque é que a proteção de dados tem que fazer parte do seu plano de Zero-Trust

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.