2019-11-12

NEGÓCIOS

Agência para a Modernização Administrativa escolhe tecnologia da Liferay

A nova plataforma ePortugal é um novo portal público unificado e global onde estão integrados mais de 2.500 serviços públicos para cidadãos e empresas

A Liferay anunciou que a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) selecionou a sua plataforma tecnológica para o desenvolvimento do novo portal de serviços públicos, o ePortugal. Trata-se de um portal público unificado e global onde estão integrados mais de 2.500 serviços públicos para cidadãos e empresas.

A AMA é o organismo público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: apoio, transformação digital e simplificação. No processo de seleção da tecnologia para a criação do ePortugal, a AMA identificou como principais desafios simplificar o acesso à informação a cidadãos e empresas portuguesas através de uma única plataforma, assim como melhorar o desempenho, a experiência de utilização, a acessibilidade e a satisfação na utilização do portal.

Era ainda necessário realizar a integração de várias aplicações e tecnologias num único portal (Single Sign on), bem como poder oferecer serviços públicos (alguns deles legacy), proporcionando em qualquer momento uma gestão centralizada dos conteúdos.

A AMA acaba por escolher o Liferay DXP numa ótica de TCO mais vantajoso e dado o seu conhecimento prévio da tecnologia (já utilizavam com êxito a tecnologia da Liferay desde 2014), além das funcionalidades e capacidade de resposta às necessidades presentes e futuras da Administração.

E é sobre a base tecnológica da Liferay que é implementado o ePortugal, como um portal único, integrado, global e flexível, com grande potencial para a combinação de novos serviços.

Ao nível da gestão de conteúdos, as páginas do portal abarcam mais de 2.500 serviços (1.200 para cidadãos e 1.300 para empresas), cada um deles com as suas próprias páginas web, incluindo ficha de serviço e notícias diárias. O gestor CMS permite a criação, organização, eliminação e publicação de conteúdos de uma forma ágil e em tempo-real.

Recomendado pelos leitores

Warpcom adquirida por multinacional espanhola
NEGÓCIOS

Warpcom adquirida por multinacional espanhola

LER MAIS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral
NEGÓCIOS

Microsoft Portugal anuncia novo Diretor-Geral

LER MAIS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage
NEGÓCIOS

Distribuição, em 2020, cresce 12,3% acima da economia apesar do shortage

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

IT CHANNEL Nº 83 DEZEMBRO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.