2018-9-20

NEGÓCIOS

Agap2IT e INE formam parceria para digitalizar Censos 2021

A unidade Solutions Delivery da agap2IT associou-se ao INE para ser o parceiro tecnológico dos Testes Censos 2018 e preparar a realização dos próximos censos, em 2021

A unidade Solutions Delivery da agap2IT foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para ser o parceiro tecnológico dos Testes Censos 2018. Com vista à introdução de melhorias para os Censos de 2021, o INE decidiu introduzir novos elementos de transformação digital capazes de trazer ganhos na operacionalização e controlo deste processo de recolha de informação tendo, em colaboração com a agap2IT, desenvolvido e testado melhorias nos Testes Censos 2018, cuja operacionalização decorreu entre abril e maio de 2018.

A implementação passou por identificar junto do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação e do Gabinete dos Censos 2021 a definição de funcionalidades a contemplar no questionário online para resposta pelos cidadãos, backoffice de gestão e controlo da operação, assim como o desenvolvimento de uma aplicação móvel para utilização pelos recenseadores no controlo e apoio da operação no terreno, integrada com solução geográfica ArcGIS, do parceiro ESRI.

O projeto envolveu uma equipa de 10 Consultores nas áreas de Gestão de Projeto, Análise Funcional, Arquitetura, Desenvolvimento Web e Mobile, Testes, Qualidade e Formação, tendo sido desenvolvido em tecnologias Microsoft assentes em serviço cloud Microsoft Azure, igualmente um parceiro deste projeto.

“A intervenção no âmbito da Transformação Digital mantém-se como parte fundamental do ADN da agap2IT e associamos permanentemente metas de integração de sinergias estratégicas ao desenvolvimento de projetos complexos e inovadores. A parceria estabelecida com o INE possibilita encarar um processo de elevada dimensão e complexidade, bem como de enorme importância no contexto nacional, do ponto de vista de processos mais ágeis e eficazes e de melhoria da informação conseguida”, refere Ricardo Amado, diretor Solutions Delivery na agap2IT.

A intervenção desenvolvida trouxe a novidade da criação de uma aplicação mobile a ser utilizada pelo recenseador, possibilitando criar e alterar o posicionamento de edifícios no mapa apresentado, identificar metas de validação ao questionário e atribuir aos cidadãos novas cartas PIN de acesso a questionário online. A aplicação pode funcionar desligada da rede de dados ou via wi-fi e o facto de todos os componentes Microsoft Azure (web.api, web e-Censos, web backoffice, base de dados) se encontrarem alojados em regime de App as a Service ou Database as a Service, garante uma escalabilidade automática à medida da sua utilização.

“Para o INE a participação da agap2IT no projeto Censos 2021 foi extremamente eficaz e produtora de resultados determinantes para o projeto. Foi possível no calendário e orçamentos previstos integrar as funcionalidades necessárias para o sucesso do projeto. Em destaque a App mobile que permite a utilização do smartphone do recenseador para os trabalhos de gestão e recolha da informação. É com grande satisfação que vemos os resultados da contribuição dos parceiros nos projetos do INE”, afirma António Alcobia Portugal, Diretor de Serviço Infraestrutura Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE.

O Testes Censos 2018 envolveu um total de sete freguesias, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, num total de cerca de 20 mil alojamentos, 35 mil residentes e 10 mil edifícios.

Recomendado pelos leitores

Coronavírus já faz vitimas nos grandes eventos
NEGÓCIOS

Coronavírus já faz vitimas nos grandes eventos

LER MAIS

Schneider Electric abre Centro de Distribuição Inteligente
NEGÓCIOS

Schneider Electric abre Centro de Distribuição Inteligente

LER MAIS

PRIMAVERA abre Canal a novas Parcerias
NEGÓCIOS

PRIMAVERA abre Canal a novas Parcerias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 64 FEVEREIRO 2020

IT CHANNEL Nº 64 FEVEREIRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.