2021-3-17

NEGÓCIOS

Advertorial

Acha que conhece a NetApp?

Tornar as operações mais eficientes para os clientes, especificamente a equipa de operações de IT, sempre foi um princípio chave desde a fundação da NetApp. Se pretende construir uma cloud privada, assuma o controlo de todos os seus dados importantes, construa infraestruturas as-a-Service ou simplifique e automatize workloads virtuais. Não existe melhor momento senão agora para a sua transformação digital. Como está a correr a sua estratégia de implementação de cloud?

Acha que conhece a NetApp?

Thomas Kaiser, Director Partner Led Area EMEA, NetApp

A NetApp tem vindo a adquirir novas empresas. Como é que o Spot, a Cloud- Jumper e a Talon se enquadram no portfólio de produtos da empresa?

Conseguir que aplicações e infraestruturas trabalhem em conjunto na cloud é complexo, e clouds não otimizadas podem ser dispendiosas e abrandar a transformação do negócio. Para além disso, o gasto nas clouds públicas impulsionado por recursos ociosos e recursos superprovisionados é um problema significativo e crescente do cliente, abrandando ainda mais a adoção de cloud pública.

O Spot fornece uma combinação de ferramentas para visibilidade e automação que impulsionam a otimização contínua das workloads numa única plataforma, mantendo tanto o SLA como o SLO. Isto alivia as equipas de DevOps, CloudOps e FinOps do fardo e da complexidade da gestão, escala, afinação e otimização de recursos em cloud, para que possam concentrar-se na inovação empresarial sob controlos orçamentais aceitáveis.

Tendo em conta os tempos que vivemos, como pode a NetApp ajudar clientes e Parceiros a enfrentar o desafio do escritório remoto?

Devido à propagação da COVID-19, o mundo está a adaptar-se a um “novo normal” — a trabalhar a partir de casa. Muitas empresas aumentaram ou alteraram a sua pegada de infraestrutura virtual de desktop (VDI) para atender às exigências dos seus utilizadores que trabalham a partir de casa, sejam eles os developers que estão a criar aplicações para os utilizadores finais ou clientes, ou os clientes ou utilizadores finais que utilizam estas aplicações.

Em 2020, a NetApp adquiriu a CloudJumper, uma empresa líder em software de cloud nos mercados de infraestruturas de desktop virtuais (VDI) e serviços de desktop remoto (RDS).

A NetApp e a CloudJumper fornecem uma plataforma de gestão simplificada para fornecer infraestruturas virtuais de desktop, armazenamento e gestão de dados no Microsoft Azure, AWS e Google Cloud com a melhor gestão de desktop virtual combinada com o melhor armazenamento e serviços de dados.

A CloudJumper dá aos clientes um caminho simples e seguro para o futuro, gerindo ambientes atuais – muitas vezes on-prem ou utilizando tecnologias mais antigas, como Remote Desktop Services (RDS) – para além do ambiente para onde o mercado se está a deslocar – ambientes de trabalho hospedados na cloud utilizando Windows Virtual Desktops (WVD). O NetApp VDS fornece aos clientes da Cloud- Jumper um armazenamento de dados altamente resiliente com funcionalidades de classe empresarial, incluindo desempenho, alta disponibilidade, caching global de ficheiros, backup, conformidade e capacidades essenciais para ajudar a mover operações de negócio para a cloud.

O HCI tem sido uma tendência de mercado em crescimento considerável, o que é que a NetApp está a fazer nesta área?

Quando lançámos o NetApp HCI há vários anos, tomámos uma abordagem decididamente diferente de outros fornecedores. Acreditámos na altura – e continuamos a acreditar – que o desafio mais importante a resolver para os clientes é simplificar a crescente complexidade da gestão do IT, e especialmente da gestão de dados, em ambientes híbridos e multicloud.

Sempre defendemos que o HCI deve defender a infraestrutura híbrida em cloud. Achámos que combinar operações e serviços simples de cloud num aparelho integrado de fácil utilização era a solução perfeita para os desafios da gestão de dados.

Num avanço rápido até hoje, os analistas estão a ver os benefícios das arquiteturas desagregadas e nós desenvolvemo-las para os requisitos de cloud híbrida desde o início.

Hoje, vemos os clientes a executar workloads mistas em escala com uma grande subida no número de soluções de computação de utilizador final e VDI. Estes clientes estão a reportar grandes resultados à medida que escalam e crescem.

Mas aqui está um facto bem conhecido: a força da NetApp está nos serviços de cloud e inovação de software. Assim, enquanto continuarmos a evoluir os nossos aparelhos fáceis de utilizar com soluções full-stack num futuro previsível, estamos a investir em inovação definida em software para dar aos clientes a liberdade máxima de executarem as suas workloads nos servidores – ou nas clouds – da sua escolha com opção de software-only.

Talvez os planos mais emocionantes para o NetApp HCI envolvam o Projeto Astra. A NetApp está a liderar as arquiteturas de aplicações da próxima geração, resolvendo alguns dos desafios fundamentais das aplicações containerizadas. Estamos a cumprir a promessa completa de portabilidade da aplicação, tornando os dados persistentes e imponentes. Os clientes podem executar um novo conjunto extenso de workloads de Kubernetes ao lado das suas aplicações virtualizadas existentes com a confiança de que o armazenamento certo é sempre selecionado, o desempenho é gerido e os dados da aplicação estão protegidos.

Muitas empresas estão a adaptar-se a uma estratégia cloud first. Como é que um fornecedor tradicional de data center como a NetApp se encaixa nesta nova realidade?

Deixe-me responder-lhe com outra pergunta. O que conseguiria alcançar com os seus dados se pudesse tê-los no lugar certo e na hora certa, para que as pessoas certas tenham os recursos certos para experimentar, inovar, experimentar algo novo?

No nosso mundo baseado em dados, o sucesso baseia-se na capacidade de uma organização alimentar a inovação baseada em dados nas maiores clouds do mundo, de modernizar o IT e de trazer o poder da cloud para todas as partes do seu negócio, com uma experiência híbrida multicloud perfeita.

Um ambiente híbrido multicloud é essencial para suportar as workloads atualmente, como IA, DevOps e aplicações empresariais modernas que funcionam na cloud, através da cloud, e on prem. Mas a multicloud híbrida deve entregar escolhas, não complexidade. A experiência certa é fundamental.

Na NetApp, acreditamos que deve construir e consumir a sua cloud nos seus termos. Uma experiência perfeita em todo o lado — é isso que a construção do seu tecido de dados pode ajudá-lo a alcançar.

Qual a importância do trabalho do distribuidor para a NetApp? E para os sócios?

Os nossos valores incluem um compromisso com a rentabilidade dos Parceiros, facilidade de fazer negócios e antecipar um excelente retorno nas nossas Parcerias.

Os nossos clientes dizem-nos que precisam de Parceiros, de todos os tipos, que sejam especialistas em assuntos em áreas novas e em evolução e que possam ajudá-los a projetar e implementar com sucesso os seus projetos de Transformação Digital.

Em tudo isto, a distribuição desempenha um papel fundamental, por exemplo, ao impulsionar a habilitação do Parceiro com um caminho claro para o crescimento ou simplesmente ao apoiar os Parceiros para alcançar a sua capacidade de negócio ideal. A distribuição planeia e executa campanhas em conjunto com Parceiros locais para lançar novas ofertas, serviços e espalhar a palavra.

Mesmo que o ano fiscal da NetApp termine em abril, como está o desempenho da empresa até agora? E no mercado português?

A NetApp apresentou resultados fortes nos últimos trimestres, executando com sucesso o nosso plano de escalar o nosso negócio de cloud enquanto cresce no mercado de armazenamento.

As empresas estão cada vez mais a priorizar projetos transformadores de cloud híbrida, o que impulsiona o nosso momentum à medida que os clientes recorrem à NetApp para os ajudar a atingir esses objetivos.

É isso que reconhecemos globalmente, mas também nos mercados locais, incluindo Portugal.

Quais são as perspetivas da NetApp para o próximo ano que começa em maio?

Os dados dos nossos clientes estão em qualquer lugar, de todas as formas imagináveis. E estão a crescer a cada minuto, armazenados em cloud públicas, clouds privadas e on prem. As equipas de clientes aproveitam-no para fazer com que o seu trabalho e o seu negócio dependam disso para sobreviver e prosperar.

NetApp, Especialistas em Armazenamento em Cloud vão apoiar os nossos clientes a conceber o seu tecido de dados para o entregar onde, quando e como precisam.

Que mensagem final gostaria de enviar ao mercado português?

Vimos uma tendência de negócio muito positiva nos últimos dois anos e confiamos no nosso forte Partner Eco System. Isto torna-nos flexíveis para adaptar as nossas soluções perfeitamente ajustadas ao mercado português local.

A continuidade é fundamental para a relação com o cliente, e vamos maximizar os esforços para apoiar os nossos clientes portugueses na sua jornada de transformação para simplificar os seus ambientes de IT.

Estamos muito contentes com a confiança que os clientes portugueses têm na NetApp e à medida que a sua estratégia multicloud híbrida pós-pandemia se desenvolve, irá servir para focar como se pode avançar para uma infraestrutura integrada em que os dados e serviços se movem livremente entre plataformas, clouds e ambientes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Arrow e pela NetApp

TAGS

NetApp

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.