Diana Ribeiro Santos em 2021-6-18

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

“Abaco está centrada na implementação de ferramentas de gestão SAP”

Fundada em 2004, a Abaco Consulting teve uma evolução positiva na faturação durante 2020, onde atingiu os 13 milhões de euros em volume de negócios

“Abaco está centrada na implementação de ferramentas de gestão SAP”

Nuno Figueiredo, Board Member da Abaco Consulting

A Abaco foi fundada em 2004 com seis pessoas que já trabalhavam em consultoria e que partilhavam uma visão: a adequação do software.

Atualmente, são reconhecidos como empresa especialista nos setores de Engenharia & Construção, Têxtil, Vestuário & Calçado, Automotive e Food&Beverage.

Posicionamento

A Abaco Consulting é umas das maiores empresas portuguesas de implementação de sistemas ERP SAP e é sua ambição consolidar esta posição, através da satisfação dos seus clientes e colaboradores. A empresa que apresenta um posicionamento diferenciado assente em três vetores: posicionamento vertical, inovação tecnológica e capital humano.

Posicionamento vertical porque a sua oferta é focada em quatro setores de negócio onde apresentam um conhecimento profundo dos processos, oferecendo valor acrescentado em relação a um integrador de software tradicional focado apenas em tecnologia, diminuindo a distância de conhecimento entre o cliente final e a empresa implementadora, o que se traduz numa redução de risco, relevante para ambas as partes.

Inovação tecnológica com base na aposta em ferramentas SAP. A Abaco Portugal foi a primeira empresa a ter clientes em produtivo na solução ERP SAP S/4 Hana, assim como a Abaco Brasil foi a primeira a ter uma referência S/4 Hana na América Latina. “Recentemente fomos distinguidos pela SAP a nível nacional e internacional como Parceiro de referência na adoção de soluções cloud”, revela Nuno Figueiredo, Board Member da Abaco Consulting. O capital humano reside na cultura da organização, nos seus valores e na forma como interage com os seus clientes, colaboradores e Parceiros.

Atualmente, a Abaco Consulting emprega cerca de 230 colaboradores, espalhados pelos diversos escritórios. Em 2021, a Abaco pretende manter a tendência crescente de recrutamento, em particular nas áreas de inovação e de investigação. “A Abaco está centrada na implementação de ferramentas de gestão SAP e, atualmente, têm sentido uma procura crescente nas soluções cloud”, afirma Nuno Figueiredo.

Venceram o concurso para a implementação da solução S/4Hana Cloud numa empresa multinacional portuguesa, sendo uma das primeiras implementações desta solução em Portugal, ao mesmo tempo que foi um dos maiores negócios da SAP EMEA em 2020.

Evolução do negócio

A organização teve uma evolução positiva na faturação em 2020, concluindo o melhor ano da sua história com um volume global de negócios em torno dos 13 milhões de euros. O crescimento da empresa tem passado pela abertura de novas áreas de negócio e reforço nas existentes, sendo a prioridade o reforço da presença internacional.

A operação internacional da empresa representa atualmente mais de 30% do volume de negócios. A aposta na internacionalização foi concretizada com a continuação do investimento na operação no Brasil, a abertura de uma nova operação no Reino Unido e, mais recentemente, na Suíça, esta última através de uma Parceria.

A Abaco Consulting tem uma abordagem ao mercado internacional baseada em dois métodos: por via da abertura de escritórios próprios e/ou através de Parceiros locais e, alternativamente, por via de serviços em modelo nearshore.

Com quem trabalha

“A SAP é o fabricante com quem mais trabalhamos, sendo a Abaco Parceira oficial da SAP em Portugal, no Brasil e Reino Unido. Em Portugal e no Brasil, somos detentores do nível de Parceria Gold Partner”, explica.

Além da SAP, trabalham ainda com alguns fabricantes de software que têm soluções complementares à SAP como é o caso da Petapilot (auditoria fiscal) e GlobalSolver (otimização da negociação no processo de compras).

Em Portugal têm inúmeros Parceiros. Por um lado, aqueles que têm a mesma atividade que a Abaco (Consultoria na área de IT) e com os quais fazem projetos em conjunto como a Besteam (Suíça), Softinsa, Milestone, Rebis e a SBXC e ainda os clientes com quem estabeleceram uma relação de longa data e que se enquadram na categoria de Parceiros.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.