2014-2-11

NEGÓCIOS

Mercado mundial de PCs

A sobrevida do Desktop ?

O mercado mundial de PCs registou um decréscimo de 9,5 % no terceiro trimestre de 2013, de acordo com a IDC. Mas apesar da queda dos portáteis, os desktop mostram uma resiliência inesperada

A sobrevida do Desktop ?

Apesar dos cerca de 79,920 milhões de PCs vendidos em todo o mundo, a actividade caiu pelo sexto trimestre consecutivo; no entanto, a contracção já passou dos dois dígitos negativos para apenas um em algumas regiões.
A queda está especialmente relacionada com o mercado dos portáteis onde os tablet constituem cada vez mais uma alternativa, por outro lados o mercado do tradicional desktop mostra uma surpreendente resiliência, e nos Estados Unidos os dados tem vindo a mostrar alguma recuperação motivada pelos mercados empresariáis e de educação.



Com uma procura que se manteve fraca no início do trimestre, as vendas foram muito fortes na parte final e as encomendas estiveram em alta para a época natalícia. A migração do Windows XP para o Windows 7 também contribuiu para o aumento dos negócios. No contexto do mercado mundial, o desempenho foi bastante heterogéneo, com os Estados Unidos e o Japão em crescimento positivo e algumas outras regiões chave com uma contracção de dois dígitos. No geral, o segmento Empresarial comportou-se bastante melhor que o de Consumo. A influência deste sector foi muito maior que o pre visto, com vendas bem distribuídas entre desktops e portáteis.
A Lenovo conservou a posição de liderança. No entanto, foi fortemente “contestada” pela HP, que aumentou a quota e chegou muito perto da concorrente. Gigantes como a Lenovo, HP e Dell, apresentaram um forte desempenho. As reestruturações internas e o alinhamento com os parceiros de canal podem ter sido os responsáveis pelo desencadear da melhoria.
Na Europa, o segmento doméstico contribuiu para o cenário de contracção, com uma queda de 22,1 %. Entre os fornecedores, a Lenovo continuou a superar a concorrência no mercado de PCs, com mais de 13 % de crescimento em vendas unitárias.
Com 14,1 milhões de unidades, o fabri cante chinês lidera o mercado global de
PCs. A HP cresceu de 16,4 por cento no trimestre anterior para 17,5 por cento no último trimestre de 2013. Embora as remessas tenham diminuído para a América Latina, nos EUA e EMEA (Europe, Middle East, Africa) o negócio estabilizou um pouco, depois de um declínio significativo nos últimos trimestres de 2013.
Mesmo a Dell está mais forte com uma fatia do mercado de mais 1,2 % quando em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. A empresa conseguiu passar as 9,5 milhões de unidades vendidas num trimestre pela primeira vez em mais de um ano. Um cenário que parece indicar que os principais fornecedores estão a superar questões como reestruturações internas, reorganização e os desafios do mercado global.

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.