2020-11-20

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

“A marca Portugal ajudou a posicionar os nossos serviços na Europa”

Após ter redefinido o seu posicionamento no mercado, a Procensus fundiu-se com a Oak Peak e alargou o seu portfólio de serviços

Jorge Carvalho (esquerda), Managing Partner da Procensus Oak Peak, e André Coutinho (direita), Managing Partner da Procensus Oak Peak

Fundada em 1998, a Procensus Oak Peak é uma empresa de consultoria nacional que redefiniu o seu posicionamento no mercado em 2015, desenvolvendo um leque de serviços que estruturou nas ofertas de Strategy & Operations, Enterprise Applications (SAP e SAGE X3), Investment Advisory e, já em 2020, a unidade de Digital Automation.

Em julho deste ano, a Procensus fundiu-se com a Oak Peak e alargou o seu portfólio de serviços, passando a incluir Business Intelligence, Digital (DevOps, cloud, web & mobile development) ao mesmo tempo que reforçaram as competências em SAP, nomeadamente na componente de Administração de Sistemas.

A Procensus Oak Peak é hoje uma empresa com cerca de cem colaboradores e um volume de negócios de cerca de cinco milhões de euros, dos quais cerca de 55% correspondem a exportação de serviços, nomeadamente para os mercados europeu e africano.

“Em Portugal, os nossos clientes são tipicamente PME ou grandes empresas, com uma maturidade organizacional elevada. A marca Portugal ajudou a posicionar os nossos serviços na Europa, atraindo multinacionais que procuram serviços competitivos de elevada qualidade para reforçar ou alargar a capacidade interna, onde atuamos essencialmente num modelo nearshore, com especial enfoque nas competências SAP e digital”, explica André Coutinho, Managing Partner da Procensus Oak Peak.

Com quem trabalham?

A Procensus Oak Peak desenvolve dois tipos de Parcerias: A primeira, a nível de serviços, quando estrategicamente é uma área em que não são especialistas e não pretendem vir a ser a médio-longo prazo, e por isso recomendam esse Parceiro aos seus clientes (como hardware e RGPD, por exemplo) e onde contam com cerca de cinco Parcerias; e a segunda, ao nível de produtos de software, com quem mantêm uma relação de Parceria ao nível comercial e de serviços e onde contam atualmente com cerca de dez Parceiros.

“Os nossos Parceiros estratégicos são os produtos de software que selecionamos no desenvolvimento da nossa oferta”, explica André Coutinho, que conta “historicamente, a Procensus Oak Peak iniciou a sua atividade exclusivamente com serviços SAP com quem mantemos uma Parceria ativa e que pretendemos reforçar, já a partir de 2021. Em 2015, tornámo-nos Parceiros da Sage para os produtos enterprise (X3, XRT), uma Parceria que nos permitiu chegar a um leque mais vasto de empresas em território nacional. Ainda com a Sage, apostamos no desenvolvimento de soluções verticais integradas e certificadas, através de uma Parceria como ISV. Mais recentemente, estabelecemos uma Parceria com a UIPath com a certificação de consultores e a nossa capacitação numa das melhores ferramentas de mercado no que diz respeito a automação”.

Estratégia de expansão

Em cinco anos, a Procensus Oak Peak pretende duplicar o número de colaboradores e o volume de faturação, mantendo o atual rácio de exportação de serviços. Para isso, a empresa apostou na construção de um portfólio de serviços mais alargado, de forma a aumentar o âmbito de atuação nos clientes atuais (nacionais e internacionais), continuar a apostar na atração, desenvolvimento e retenção de talento e na qualidade dos serviços e, ao mesmo tempo, apostar na especialização em alguns setores de atividade, onde têm uma experiência comprovada.

“Neste momento, pretendemos continuar a alargar as nossas Parcerias no âmbito da automação de processos, cloud, inteligência artificial e business analytics”, explica Jorge Carvalho, Managing Partner Procensus Oak Peak. “O nosso objetivo é sermos, cada vez mais, uma referência nacional e internacional em serviços de consultoria de gestão e tecnológica, com base na qualidade da nossa entrega e na implementação de soluções relevantes e adequadas aos desafios dos nossos clientes”. 

Recomendado pelos leitores

Fornecedores do setor público: é hora de aderir à faturação eletrónica
NEGÓCIOS

Fornecedores do setor público: é hora de aderir à faturação eletrónica

LER MAIS

Dynabook Portugal anuncia diretor comercial
NEGÓCIOS

Dynabook Portugal anuncia diretor comercial

LER MAIS

AWS anuncia Parceiros do ano em Portugal
NEGÓCIOS

AWS anuncia Parceiros do ano em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 72 NOVEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.