Diana Ribeiro Santos em 2022-7-19

BIZ

Parceiro do Mês

“A IT Center posiciona-se como o Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”

A estratégia da IT Center centra-se em quatro eixos principais: criação de valor para todo o seu ecossistema, aposta na excelência operacional, foco na cultura e nas pessoas, e desenvolvimento sustentável da organização

“A IT Center posiciona-se como o Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”

Criada em 2003, a IT Center estava focada inicialmente em serviços de desenvolvimento e integração, com base em tecnologias open source. Nos primeiros anos, especializou-se em soluções VoIP para o mercado empresarial e setor da educação, nomeadamente, para universidades e institutos politécnicos.

Em 2012, a empresa desenvolveu uma solução de comunicações em grande escala para um cliente no setor das telecomunicações. O sucesso deste projeto alavancou a notoriedade da IT Center e fomentou outras oportunidades e, desde então, a empresa aprofundou a sua expertise neste setor da indústria.

Em 2015, a ITCenter iniciou a diversificação da oferta e reforçou as suas equipas, passando a ter serviços de Suporte & Manutenção, Infraestruturas, Redes e Comunicações, Segurança e Value-Added Reselling. Em 2017, deu-se o processo de internacionalização, com início de atividade nos Estados Unidos e, no ano seguinte, em França.

Neste momento, a IT Center totaliza 185 colaboradores nas três geografias onde opera, e conta ultrapassar a meta dos 300 colaboradores ainda este ano.

Têm sido desenvolvidas diversas ações para fazer face às necessidades de contratação como o investimento em regiões descentralizadas, a adoção de regime de trabalho remoto e híbrido, e a criação da IT Center Academy, na qual vão integrar 60 formandos este ano.

Posicionamento

“Nestes últimos dois anos, Portugal consolidou a sua posição como centro de competências de IT (nearshore e offshore), com recursos altamente especializados que prestam serviços à escala mundial. A pandemia impulsionou o trabalho remoto e a flexibilidade dos clientes para a realidade de ter equipas e serviços remotos”, refere o CEO da IT Center, Sérgio Castro.

Na sua perspetiva, este é um setor que se destaca pelo seu crescimento vertiginoso, com muitas oportunidades de negócio nas mais diversas áreas. Por outro lado, um dos principais desafios desta área, atualmente, é a enorme escassez de recursos, que se acentuou ainda mais com o novo paradigma do mercado de trabalho e o recrutamento realizado à escala global pelas empresas nacionais e multinacionais.

“A IT Center posiciona-se como Parceiro que soluciona os maiores desafios de IT que as grandes empresas enfrentam no mundo digital”, afirma ainda. Diferencia-se, principalmente no setor das Telecomunicações, por ser uma empresa integradora multivendor, e pela sua equipa multidisciplinar com know-how em cloud infrastructure, network, security, IT operation & maintenance.

As soluções mais procuradas pelos seus clientes prendem-se com as áreas de network e segurança, desenvolvimento de projetos de engenharia para a rede core, serviços de operação e automação da operação, e suporte multivendor.

Os Parceiros

A IT Center colabora com mais de 50 Parceiros tecnológicos. Atualmente, os principais Parceiros são: Cisco, Check Point, Dell EMC, Fortinet, HPE, IBM, Netscout, Nokia, Red Hat, Resolve, VMWare, entre outros.

A IT Center está sempre disponível para estabelecer novas Parcerias, nomeadamente com empresas focadas em 5G, automação, cloud, storage com proteção de dados, blockchain e cibersegurança.

Evolução do negócio e estratégia de expansão

Para o presente ano, a IT Center pretende dar continuidade ao investimento nos seus principais mercados: Portugal, França e Estados Unidos da América. Em simultâneo, a empresa está a explorar outras geografias, como o Reino Unido e a Alemanha, assim como novos segmentos de clientes.

Têm como objetivo consolidar a sua oferta com soluções que respondam aos atuais desafios dos clientes nos âmbitos da automação, evolução para a rede 5G, cibersegurança, cloud, transformação digital e business continuity.

A sua estratégia centra-se em quatro eixos principais: criação de valor para todo o seu ecossistema, aposta na excelência operacional, foco na cultura e nas pessoas, e desenvolvimento sustentável da organização.

Em 2021, o volume de negócios registado foi 40% superior ao do ano anterior. Esta trajetória de crescimento deverá observar-se também em 2022.

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