Diana Ribeiro Santos em 2021-10-13

NEGÓCIOS

Análise

“A impressão de jato de tinta faz parte do nosso ADN”

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal, revela que a HP está a apostar cada vez mais no mercado de jato de tinta, tendo equipamentos que vão de encontro às necessidades de cada mercado

“A impressão de jato de tinta faz parte do nosso ADN”

Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal

O mercado empresarial passou por momentos complicados com o confinamento e o teletrabalho. Na perspetiva de Paulo Matos, Category Manager Inkjet Solutions na HP Portugal, houve um momento de retração por parte das empresas, mas não há dúvidas de que, “a partir de agora, estão criadas todas as condições para que o negócio de impressão empresarial volte aos níveis pré-pandemia ou que os supere”.

Ainda que tenha existido um ligeiro abrandamento durante a pandemia na impressão empresarial, a impressão doméstica atingiu números nunca antes vistos e que, de alguma forma, compensaram o negócio empresarial.

Oferta no segmento de jato de tinta

A HP tem equipamentos que vão de encontro às necessidades de cada mercado, mas existe um conjunto de produtos que estão direcionados cada vez mais para múltiplos mercados. Para o mercado empresarial de grandes dimensões, a oferta da HP é variada e baseia-se na tecnologia laser. Já no segmento doméstico e das PME, a HP tem uma oferta muito abrangente não só de laser, mas também de jato de tinta.

Recentemente, a HP comunicou ao mercado que iria retirar um pequeno segmento com que trabalham, os HP PageWide, apenas do mercado empresarial, uma vez que achavam não ser, neste momento, suficientemente diferenciador e por existirem outras opções que fazem mais sentido.

“A injeção de tinta é o único segmento de impressão empresarial que tem experienciado um crescimento nos últimos anos, e consideramos que a decisão da HP é muito vantajosa para o nosso potencial de crescimento e para o dos nossos Parceiros de Canal”, explica.

“Somos líderes no mercado de consumo com 65% de impressoras de jato de tinta. A HP não se retirou do mercado de jato de tinta. Queremos, cada vez mais, consolidar a nossa posição”, acrescentou Paulo Matos.

A atual estratégia

A HP está a apostar cada vez maior no mercado de jato de tinta. “Reflexo disso é que lançámos, há cerca de quatro anos, pelo menos aqui em Portugal, o serviço Instant Ink, um serviço de páginas para o segmento doméstico”, reforça.

Recentemente, a HP começou a alargar a oferta desse serviço a clientes empresariais, sendo que as ofertas que disponibilizam contam com planos com cada vez mais páginas, o que revela o interesse da HP em ir ao encontro das necessidades das PME e de profissionais que têm necessidades de impressão superiores aos clientes domésticos.

Há cerca de meio ano, a HP começou a renovar toda a sua gama com equipamentos que permitem ter a solução de impressão HP+, que oferece benefícios adicionais ao cliente, um ano de garantia adicional face ao que é obrigatório por lei, segurança adicional e, simultaneamente, seis meses de Instant Ink gratuito, caso o cliente pretenda.

“Lançámos a solução de impressão HP+ que vai complementar o serviço que temos de Instant Ink, um serviço de páginas. São duas coisas independentes, mas que de alguma forma se completam tornando a impressão de jato de tinta numa tecnologia cada vez mais importante e mais forte para a empresa. A impressão de jato de tinta faz parte do nosso ADN”, reforça Paulo Matos.

“Não podemos dissociar o negócio de jato de tinta daquilo que é o after market do mercado de jato de tinta. O negócio que fazemos de consumíveis nunca será descurado, tendo em conta a importância que ele tem no negócio de impressão da HP”, explica.

Foi anunciado que a impressão estava a morrer e que cada vez se iria imprimir menos, mas Paulo Matos não concorda com esta ideia e acrescenta que “cada vez são necessárias menos impressoras, sim. No passado, cada secretária tinha uma impressora e, hoje, as empresas precisam de menos de impressoras, mas isso não significa que se imprima menos, até pelo contrário. Percentualmente, face ao conteúdo existente, imprime-se menos, mas em números absolutos imprime-se mais porque cada vez há mais de informação”.

TAGS

HP

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.