Ana Carolina Cardoso, Channel Director Iberia, APC by Schneider Electric em 2021-10-15

NEGÓCIOS

Advertorial

A importância de contar com soluções remotas de monitorização e gestão de Edge Computing

Num mundo em que a tecnologia evolui cada vez mais rapidamente, a velocidade dos negócios está também a aumentar constantemente. Encontrar maneiras de reduzir a latência torna-se mais crítico a cada ano

A importância de contar com soluções remotas de monitorização e gestão de Edge Computing

As implementações de Edge Computing não são apenas para um público muito específico e profissional; organizações de todas as dimensões já estão também a descobrir que ele é a resposta para reduzir a latência, e a fazer a transição para ambientes Edge mais descentralizados, que distribuem a infraestrutura de TI em várias localizações remotas. Isto inclui, por exemplo, armários de rede, chãos de fábrica e urgências de hospitais que não foram desenhados para acolher racks de servidores e infraestrutura de energia, refrigeração ou outras infraestruturas físicas de TI.

Como estas localizações não foram originalmente pensadas para essa finalidade, também é comum que não contem com uma equipa de TI no local com experiência para monitorizar e gerir ativos de TI no Edge, de forma a protegê-los de ameaças ambientais e físicas. Nestes casos, a monitorização e gestão de Edge Computing totalmente remotas são soluções ideais.

Simplificar as instalações de edge computing

Localizações como armazéns, fábricas e hospitais dependem da infraestrutura física de TI para alimentar o hardware crítico – especialmente durante tempos económicos mais desafiantes, em que a disponibilidade permanente (always on) é mais importante do que nunca. Nestes momentos, as interrupções imprevistas podem não apenas sair caras, como também colocar em risco a instalação e as operações.

Uma infraestrutura híbrida de energia, refrigeração, monitorização ambiental e segurança é a chave para aumentar a eficiência de custos, o tempo de atividade e a disponibilidade. Contudo, a sua proteção requer soluções de monitorização e gestão remotas, que simplificam a implementação e a manutenção dos ativos distribuídos.

Um software de monitorização remota baseado na Cloud e agnóstico quanto ao fornecedor pode oferecer uma interface centralizada com visibilidade em tempo real sobre os ativos físicos da rede – sem sobrecarregar o conjunto de tecnologias com várias ferramentas adicionais de monitorização e manutenção. A gestão dos dispositivos poderá ser feita através de um único painel, configurando limites de alarmes e atualizando o firmware, ao mesmo tempo que evita o abastecimento excessivo dos equipamentos.

Proteger os dispositivos edge de ameaças ambientais

Para além da simplificação, é igualmente importante escolher uma solução que possa proteger a infraestrutura de ameaças ambientais. Muitas empresas querem ofertas de Edge Computing de latência mais baixa, mas não estão totalmente cientes da variedade de ameaças ambientais que podem surgir e prejudicar os seus ativos, e que podem representar tantos riscos para as empresas quanto ciberataques e perdas de dados.

Equipamentos expostos a temperaturas ou níveis de humidade mais elevados poderão falhar facilmente, o que pode paralisar toda uma instalação. A proteção proativa deve também englobar possíveis inundações, fumo e acumulação de sujidade, que podem aumentar os custos de manutenção e diminuir os níveis de desempenho.

Mesmo as organizações que compreendem os riscos dos perigos ambientais enfrentam desafios substanciais para monitorizar e proteger os seus equipamentos contra eles, especialmente em localizações remotas e sem equipa física. Estes desafios podem ser resolvidos com uma solução de monitorização de segurança física e ambiental equipada com uma variedade de sensores e câmaras, para ajudar a evitar problemas e falhas de desempenho dos equipamentos. Uma solução completa aumenta a resiliência das infraestruturas Edge, oferecendo uma visão das condições ambientais em tempo real, quando necessário, e em qualquer local ou dispositivo.

A solução: monitorização remota para a infraestrutura de TI

As empresas desejam aumentar a eficiência operacional em ambientes Edge para impulsionar o crescimento dos seus negócios, mas muitas enfrentam também o desafio de contar com uma equipa de TI limitada para monitorizar a segurança física dos ativos. Muitas equipas estão sobrecarregadas, sendo responsáveis por executar servidores e aplicações a elevados níveis de desempenho, para além de solucionar problemas técnicos e ainda gerir a infraestrutura física no Edge.

Um fornecedor de serviços geridos pode oferecer a combinação ideal de software de monitorização de Edge, monitorização ambiental e serviços de envio de partes de substituição. A maioria proporciona também monitorização remota, mas, para obter uma gestão verdadeiramente autónoma, será necessário um conjunto abrangente de soluções com monitorização e gestão baseadas em SaaS, e ainda suporte para a resolução de problemas no local por parte de técnicos altamente qualificados.

Ao escolher um fornecedor deste tipo de soluções, certifique-se de que ele é líder na gestão de infraestruturas e operações de Data Center, mas também com conhecimento profundo sobre automação industrial, e que pode aconselhá- lo bem. Procure conseguir um conjunto completo de soluções de software com suporte no local por técnicos experientes e os melhores produtos de monitorização do mercado. Estas soluções são tão transformadoras para o Edge Computing quanto este, em si, é para as empresas, maximizando o tempo de atividade com um nível de eficiência operacional impossível de alcançar com uma abordagem que englobe apenas software. Assim, à medida que adicionar dispositivos e aumentar a complexidade da infraestrutura Edge, poderá escalar o conjunto de soluções sem ter de contratar suporte técnico adicional para o fazer.

Existe uma variedade de soluções, quer se pretenda fazer outsourcing ou fazer esta mudança com a equipa interna. Procure um fornecedor que ofereça soluções flexíveis e abrangentes, e não deixe de ter em conta três aspetos cruciais:

1. Visibilidade total

Procure uma solução que ofereça totais visibilidade e controlo remoto, num único painel, sobre a energia e a rede de ativos da infraestrutura crítica. Deverá ser capaz de obter informações sobre várias localizações Edge para reduzir o tempo de inatividade, apoiando-se numa manutenção preventiva sem necessidade de recursos adicionais. As opções que permitem escalar e pagar conforme a utilização podem ampliar o alcance da equipa de TI para resolver proativamente os problemas de qualquer equipamento, a partir de qualquer lugar, e recolher dados que permitem tomar decisões sobre o fim do ciclo de vida de equipamentos antigos, a gestão de ativos e outros.

2. Suporte técnico de primeira classe

Embora os dados sejam essenciais para uma manutenção preventiva eficaz, também são precisos técnicos experientes e as opções de suporte no local são imprescindíveis. Procure fornecedores com uma ampla rede de especialistas prontos para ajudar a maximizar o tempo de atividade no Edge. Os gestores de TI podem configurar uma manutenção programada, libertando as equipas para resolver outras questões necessárias.

As empresas sem técnicos experientes em resolução de TI podem beneficiar muito deste tipo de serviço, sobretudo se conseguirem suporte técnico com partes de substituição no dia útil seguinte. Um menor tempo médio de reparação aumenta a resiliência, economizando custos e reduzindo impactos negativos para os negócios e os clientes. A poupança na formação de tecnologia operacional (TO) permite investir noutras questões prioritárias, sem perder a tranquilidade devido à monitorização especializada 24/7.

3. Monitorização da infraestrutura física

Erros mecânicos podem surgir devido a fugas de fluidos, fumos, calor, humidade ou poeira, o que pode levar a paralisações críticas que colocam em risco as operações. Uma solução de monitorização e segurança ambiental ajuda a reduzir estas ameaças para que se possa obter o máximo dos ativos de TI Edge. A solução certa virá com tudo o que é necessário para monitorizar s riscos – sensores integrados, controlo de acessos e câmaras.

Sendo os ativos de Edge cada vez mais cruciais para o sucesso das operações, é importante montar proteção na infraestrutura a partir do zero – não apenas para proteger os investimentos, mas também as empresas, de tempos de paragem dispendiosos. Com o aumento da complexidade da infraestrutura de TI, também é fácil que as equipas de TI se sintam sobrecarregadas e não possam oferecer suporte 24/7. Assegure-se de que consegue a melhor solução, com o melhor aconselhamento para a gestão e manutenção remotas, e quaisquer atualizações de que possa vir a necessitar, como o EcoStruxure IT da Schneider Electric.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Schneider Electric

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.