2020-8-05

NEGÓCIOS

61,7% das empresas europeias apostam em IA

Até 2022, 32,5% das organizações pretendem começar a trabalhar com a inteligência artificial, enquanto 18,1% esperam usá-la em diferentes áreas

61,7% das empresas europeias apostam em IA

Com uma sociedade mais digital, cresce a necessidade de implementar projetos de Inteligência Artificial (IA). Isto é demonstrado pelo estudo "Inteligência Artificial na Europa" da Interxion que mostra que dois terços das empresas (61,7%) estão atualmente a avaliar ou a utilizar IA. Além disso, embora a estratégia de infraestrutura da IA varie de indústria para indústria, é fundamental para as empresas otimizar os seus ambientes para implementações mais eficientes.

As empresas já têm diversos detalhes sobre o roteiro para implementações de IA nos próximos dois anos. Até 2022, 32,5% das organizações pretendem começar a trabalhar com a IA, enquanto 18,1% esperam usá-la em diferentes áreas. 31,1% esperam testar IA nas suas empresas.

"Ao automatizar processos, ao fornecer novas ideias estratégicas, acelerar a inovação e melhorar a experiência do cliente, a IA começou a revolucionar os mercados europeus e as empresas europeias estão a começar a abraçar esta realidade. À medida que a utilização da IA se generalizar, será crucial para o sucesso futuro garantir a evolução das infraestruturas para apoiar adequadamente as aplicações", afirma Giuliano Di Vitantonio, Diretor de Marketing e Estratégia da Interxion.

O inquérito revela ainda que os requisitos de infraestrutura para a implantação da IA diferem de setor para setor. Por exemplo, na Europa as empresas dos sectores financeiro, energético e de saúde estão a concentrar-se muito mais em soluções internas ou através de fornecedores locais (40,6%), enquanto a indústria transformadora opta por grandes fornecedores públicos de cloud (41,6%).

Embora o foco varie em todos os setores, a otimização das infraestruturas é fundamental. Os gestores de IT estão à procura de soluções de infraestrutura que os ajudem a superar os desafios que enfrentam, tais como custos incalculáveis, equipamentos de IT otimizados pela IA e recursos humanos experientes. Os centros de dados de colocação, como o da Interxion, dão às empresas a capacidade de gerir os custos, ao mesmo tempo que fornecem infraestruturas robustas para implementar IA em escala.

"Para ter as quantidades de poder de processamento necessárias para modelos de computação e aprendizagem, as empresas que pretendem escalar para a IA precisam de centros de dados de última geração com elevada densidade de computação, além de potência e capacidade de arrefecimento. A maioria das empresas de hoje não é capaz de construir estas instalações ou a sua própria cloud pública", explica Di Vitantonio.

"Para compensar esta falta de recursos, as organizações podem alavancar centros de dados de co-posição como o da Interxion, com conhecimentos de IA para ajudá-los a colmatar essas distâncias", conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inteligência artificial reage às mudanças no mundo
SEGURANÇA

Inteligência artificial reage às mudanças no mundo

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal
NEGÓCIOS

Cegid abre centro de inteligência artificial em Portugal

LER MAIS

Santiago Solanas sai da Cegid
NEGÓCIOS

Santiago Solanas sai da Cegid

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.