2021-2-15

NEGÓCIOS

Advertorial

“2021 é o ano da revolução tecnológica”

Josep María Raventós acredita que o segredo do sucesso dos Parceiros e clientes da Sage passa pela aposta na digitalização, e que o Canal será um fator decisivo na transformação sustentável

“2021 é o ano da revolução tecnológica”

Josep María Raventós, Country Manager da Sage

Qual o balanço que faz de 2020, dados todos os acontecimentos atípicos?

É indubitável que 2020 foi um ano desafiante e muito exigente para todos. Na Sage dedicámo-nos mais do que nunca a apoiar e proteger os nossos clientes e Parceiros, ajudando-os a enfrentar o confinamento e a necessidade de trabalhar de forma remota, pelo que disponibilizámos um vasto leque de formação gratuita, bem como ferramentas e serviços de acompanhamento financeiro ajustados a cada cliente e negócio em particular. O trabalho foi intenso e a necessidade de fazer as coisas “de outra forma” tornou-se parte do nosso quotidiano, o que nos permitiu terminar o ano com 8.464 novos clientes, um crescimento de 11% em termos homólogos, e bater pela primeira vez o recorde de 60.604 clientes ativos em Portugal. Estes dados, dadas as circunstâncias, deixam-me muito orgulhoso e com a certeza de que estamos no bom caminho e com a estratégia certa.

A vossa estratégia esteve sempre muito ligada ao Canal. Qual a estratégia da Sage, para Parceiros, em 2021?

A nossa estratégia tem evoluído e está em contínua adaptação à realidade do mercado, principalmente nos últimos dois anos em que a adoção da cloud cresceu exponencialmente em áreas como infraestruturas, aplicações e sobretudo, no Software como um Serviço (SaaS). Nesta “viagem de transformação do negócio” o Canal assume um peso muito elevado, representando atualmente 80% da nossa faturação em Portugal. Podemos dizer que os pilares estratégicos definidos para 2021 são:

  • Ganhar o mercado com ambição: através da retenção e fidelização da nossa base instalada no segmento Small e incrementando a nossa presença no segmento Medium, através de soluções verticais orientadas à captação de novos clientes em setores ou indústrias-chave como Distribuição, Serviços ou Alimentar;
  • Inovação: reforçando o nosso portfólio de produtos com soluções cloud ou cloud connected, enquanto avançamos com a iniciativa para ISVs, que nos permite ter uma proposta de valor diferenciada, respeitando sempre as nossas competências- chave;
  • Reforçar o nosso ecossistema de Canal: com a evolução do nosso Programa de Parceiros (Sage Partner Program 3.0), uma iniciativa 100% orientada para os acompanhar na transformação dos seus negócios para o modelo SaaS. Com cerca de 680 Parceiros ativos, temos o objetivo claro de continuar a enriquecer o nosso ecossistema através da incorporação de novos Parceiros, que nos permitam abordar novos modelos de negócio e áreas de especialização;
  • Fomentar a excelência na colaboração entre os nossos Parceiros de negócio: Para isso, reinventámos a nossa iniciativa Sage Advisors Club, que representa neste momento uma das principais alavancas no que respeita à nossa estratégia de Canal. Este é um grupo composto por 27 Parceiros, que pelo seu know-how, experiência e presença em cada um dos segmentos de mercado que queremos liderar, assume um papel de representatividade de todo o nosso ecossistema.

É evidente que o futuro é o modelo “As-a-Service”? Como se tem dado a transição dos Parceiros para o modelo SaaS?

Efetivamente, o conceito “As-a-Service” é mais que uma tendência, é uma realidade. PaaS, IaaS, SaaS, todos estão em franco crescimento no mercado e a começar a ser adotados também pelas PME pelo que a nossa missão, na Sage, passa por acompanhar estas empresas nos seus processos de transformação, tornando esta implementação num processo mais simples e flexível e sempre ajustado às necessidades e momentos que atravessam. Os nossos Parceiros são essenciais neste processo e para a adoção de soluções cloud ou cloud connected por parte dos nossos Clientes, apoiando a evolução e digitalização dos seus negócios. Continuamos a reforçar o nosso programa de formação de Parceiros neste sentido, orientando-o para:

  • Garantir a certificação técnica das suas equipas de consultoria e a implementação de soluções;
  • Certificar a sua força comercial nas mais recentes técnicas e metodologias;
  • Dotar os seus gestores de novas fórmulas de gestão e retenção de talento, estratégia empresarial, marketing digital, direção de equipas de alto rendimento, etc.

O que diferencia o Programa de Canal da Sage? Quais as vantagens para os novos Parceiros?

O Programa de Canal da Sage oferece aos seus Parceiros uma estrutura robusta de apoio aos seus negócios, de modo a que possam aumentar as suas receitas de forma sustentável. É um programa que recompensa a angariação de novos clientes, estimula o aumento das vendas e incentiva à satisfação e fidelização dos nossos clientes. Costumo referir muitas vezes que, na Sage, queremos ter o melhor ecossistema de Parceiros do mercado, e este programa reflete esse mesmo objetivo, incentivando a que cada Parceiro consiga vencer em cada segmento através da sua especialização e assim, poder usufruir dos benefícios inerentes ao nível em que se encontra, dentro do programa. É o Parceiro que decide onde quer estar, só depende da sua ambição. No que respeita às vantagens para novos Parceiros, sem dúvida que o facto de a Sage ser uma marca líder de mercado com mais de três milhões de clientes em 23 países e a grande oportunidade de crescimento, com 70 milhões de potenciais clientes, são fatores muito atrativos. Adotámos o lema “juntos vamos conseguir” e por isso prestamos também todo o apoio no planeamento e execução dos Business Plan dos nossos Parceiros, para que alcancem um crescimento consolidado e sustentável.

A maioria dos clientes da Sage são PME. Quais os principais desafios que identifica em empresas desta dimensão dado o contexto pandémico atual?

Em primeiro lugar, diria a necessidade urgente de digitalização, sem a qual vão simplesmente ficar para trás – a nossa estratégia para este ano foca-se precisamente em fornecer-lhes apoio nesta vertente. Por outro lado, diríamos que a transição para os dados centralizados na cloud, aumentar a capacidade de colaboração digital e reforçar a cibersegurança vão ser também fatores que podem fazer toda a diferença para alcançar o êxito este ano. Finalmente, gostava de mencionar a importância de manter e reforçar a lealdade dos seus clientes, num momento em que os hábitos dos consumidores se encontram em mudança e é necessária uma grande capacidade de adaptação da oferta.

Perspetivas e principais apostas para 2021.

Enfrentamos 2021 com ambição – sabemos que a situação não é fácil, mas contamos com um portfólio de soluções diferenciadoras, somos líderes de mercado em Portugal e uma boa parte do nosso ecossistema de Parceiros trabalhou intensamente na sua especialização e proposta de valor e o resultado não engana: 64% dos nossos Parceiros cresceu no AF de 2020, em plena pandemia. A nossa prioridade é ajudar proativamente os nossos clientes, e as PME no geral, para que abracem a tão necessária digitalização e adaptação dos seus negócios, implementando tecnologia inovadora pela mão de empresas especialistas, como os nossos Parceiros de Canal.

Por último, uma mensagem para os Parceiros da Sage.

2021 é o ano da revolução tecnológica, ela vai acontecer sim ou sim. A necessidade de transformação digital é imprescindível e a estratégia para garantir o sucesso dos nossos Parceiros e clientes é a aposta na digitalização como “escudo” contra a crise. Este será o estímulo que nos vai permitir relançar a economia, maximizar a eficiência do nosso sistema produtivo e sustentar o bem-estar das pessoas. O Canal é e será uma peça fundamental na nossa ambição de ser a principal alavanca para a transformação sustentável (e não apenas digital) do tecido empresarial em Portugal. Proximidade, compreensão dos problemas e preocupações que afetam o cliente e inovação ao enfrentá-los são aspetos em que trabalhamos e investimos há mais de dois anos. Não tenho dúvidas de que o seu trabalho é, e será, essencial para “reativar” este maravilhoso país em que vivemos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Sage

TAGS

Sage

Recomendado pelos leitores

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas
NEGÓCIOS

Ciberataques e retenção de talento são os principais riscos para empresas portuguesas

LER MAIS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.