2016-2-19

HARDWARE

Vendas globais de smartphones abrandam no último trimestre de 2015

Samsung e Huawei lideraram as vendas, num trimestre em que estas registaram alguma desaceleração: aumentaram de 9,7 por cento, face ao período homólogo, o menor crescimento desde 2008. tendo sido vendidos 403 milhões destes dispositivos.

Vendas globais de smartphones abrandam no último trimestre de 2015

No último trimestre do ano, venderam-se 403 milhões de smartphones em todo o mundo. As vendas totais em 2015 foram de 1,4 mil milhões de unidades, o que significou um aumento de 14,4 por cento em relação ao ano de 2014.

"Os smartphones low-cost nos mercados emergentes, e a forte procura de premium smartphones, continuam a ser os fatores condutores", indica Anshul Gupta, research director da Gartner. "Os preços agressivos das marcas locais e chinesas, nos segmentos de gama média e entrada de gama nos mercados emergentes, levou os consumidores a fazerm um upgrade mais rápido para smartphones economicamente acessíveis".

A consultora indica que 85 por cento dos utilizadores no mercado emergente da região Ásia-Pacífico estão a substituir os seus smartphones de categoria média pela mesma categoria de telefone.

Adicionalmente, a desvalorização do dólar americano em diversos mercados emergentes está a colocar maior pressão sobre múltiplos fabricantes.

Samsung e Huawei lideram vendas de smartphones no Q4 de 2015

As duas marcas que se destacaram no quarto trimestre de 2015, por terem aumentado o volume de vendas de smartphones, foram a Samsung e a Huawei. Nesse mesmo período, a Apple sofreu, pela primeira vez, um decréscimo nas vendas dos seus smartphones, traduzindo um declínio de 4,4 por cento.

Embora a Samsung lidere o pódio em uidades vendidas e em market share, a Gartner refere que a empresa tem enfrentado diversos desafios. "Para a Samsung travar a queda das vendas dos seus smartphones premium, necessita de introduzir novos smartphones de referência que compitam com os iPhones e parar a mistura com os dispositivos iOS", sublinha Anshul Gupta.

Embora tenha ficado em segundo lugar, a Huawei conseguiu atingir o seu melhor desempenho ao longo do ano, tendo alcançado uma quota de mercado de 53 por cento, no Q4. A marca conseguiu ganhar visibilidade internacionalmente através da sua estratégia de comercialização apenas de smartphones.

Em relação às vendas totais do ano de 2015, a Samsung mantém a liderança, embora a sua quota de mercado tenha decrescido 2,2 pontos percentuais. A Apple totalizou 225,9 mil milhões de iPhones vendidos, concluindo o ano com uma quota de mercado de 16 por cento. A Huawei comercializou aproximadamente 104 mil milhões de smartphones, tendo crescido acima dos 53 por cento, face a 2014.

Android continua a ter a maior fatia de quota de mercado

A nível do sistema operativo dos smartphones, o Android alcançou 80,7 por cento de quota de mercado no quarto trimestre de 2015. Seguiu-se o iOS, com 17,7 por cento de quota de mercado, uma redução face ao quatro trimestre de 2014, onde o sistema operativo da Apple detinha 20,4 de quota de mercado.

"O Android beneficiou da contínua procura por smartphones economicamente acessíveis e do abrandamento das unidades de iOS no mercado premium, no quarto trimestre de 2015", conclui Roberta Cozza, research director da Gartner.

No segmento premium, embora a Apple tenha enfrentado um abrandamento das vendas no quatro trimestre, conseguiu reduzir a diferença da quota de mercado em relação à Samsung em 2015, como um todo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções de analytics são estratégicas e estão a crescer, alerta a Gartner
NEGÓCIOS

Soluções de analytics são estratégicas e estão a crescer, alerta a Gartner

LER MAIS

Mercado global de TI deverá crescer 1,8 por cento este ano, segundo a Gartner
NEGÓCIOS

Mercado global de TI deverá crescer 1,8 por cento este ano, segundo a Gartner

LER MAIS

Quatro previsões da Gartner para a IoT
NEGÓCIOS

Quatro previsões da Gartner para a IoT

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade
HARDWARE

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkCentre com capacidades de IA
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkCentre com capacidades de IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.