2020-11-26

HARDWARE

TP-Link Deco P9

A característica distintiva deste sistema de rede de mesh 802.11ac face a outras ofertas no mercado é a combinação de um sistema híbrido e automático entre repetidores Wi-Fi e Powerline integrado. Esta combinação é particularmente útil em espaços de vários pisos onde pode existir dificuldade da repetição do sinal

TP-Link Deco P9

A linha Deco P9 da TP-Link tem um design cuidado para melhor integração na decoração da casa.

A dificuldade de estender a cobertura de rede WI-FI em casas grandes, sobretudo quando é preciso ultrapassar obstáculos como placas de concreto, ou é inicialmente resolvida com uma rede cabelada durante a construção, ou são usados dispositivos powerline com access-point. Nenhum dos sistemas dá total liberdade para as futuras configurações da decoração das casas. 

O TP-Link Deco P9 propõem-se resolver este problema com uma solução hibrida de mesh WI-FI, adicionando funções de roaming entre os vários elementos, e de Powerline.

Na interface de gestão, que é uma app para smartphones, não existe forma de ligar ou desligar o Powerline. Esta configuração ocorre quando se juntam os restantes P9 ao inicial; se estiverem no alcance do Wi-Fi, o Powerline não é ativado.

O Powerline tem uma velocidade anunciada do standard HomePlug AV2 de 1.000Mbits/s, mas, na prática, isso é muito dependente da tipologia da instalação elétrica no espaço, sendo que esta velocidade é sempre considerada para condições ideais, não as reais.

A configuração do Deco P9 a partir da app é bastante intuitiva, tanto nas definições de router, como na adição de outros dispositivos Deco P9 ou de outras séries Deco TP-Link, nesse caso sem o Powerline.

As opções de gestão incluem ligar e desligar a rede de convidados, colocar clientes específicos na lista negra, reservar endereços IP, configurar o encaminhamento de portas e escolher dispositivos de alta prioridade face a banda disponível. Os dispositivos podem ser integrados numa rede como repetidores de um router existente.

A TP-Link fez um bom trabalho com a sua app; com um configurador tipo Wizard, criar a rede e juntar outros dispositivos está ao alcance de um utilizador doméstico. A alterações da configurações iniciais é sempre possível em menus mais avançados.

O Deco P9 está disponível em embalagens com duas ou três unidades,  absolutamente iguais entre si e com duas portas de Ethernet cada. 

Há uma clara preocupação estética em toda a linha Deco da TP-Link. Com duas antenas verticais incorporadas, estes cilindros brancos radiam o RF de forma otimizada e podem as antenas serem balanceadas entre si numa opção designada por Beamforming que ganha direcionalidade na radiação de modo a fortalecer o sinal na direção dos dispositivos conectados.

Os  Deco P9 integram bem uma decoração doméstica.

TAGS

TP-Link Deco P9

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes
HARDWARE

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.