2020-2-10

HARDWARE

Advertorial

ThinkPad X1 Fold da Lenovo: o início de uma nova Era de Computação Móvel

Para a Lenovo, uma coisa é certa: 2020 será o ano para novas apostas tecnológicas

ThinkPad X1 Fold da Lenovo: o início de uma nova Era de Computação Móvel

Depois dos smartphones dobráveis, a marca apresentou, na CES® 2020, o revolucionário computador dobrável revelado em maio de 2019. Concebido para oferecer uma produtividade sem precedentes, o ThinkPad X1 Fold representa um novo formato totalmente inovador capaz de reinventar a computação móvel. À medida que se transforma em múltiplos modos, desde um pequeno dispositivo até um ecrã totalmente plano de 13,3 polegadas, este equipamento oferece a durabilidade e a confiabilidade que os utilizadores esperam de qualquer ThinkPad. 

Concebido em conjunto com a Intel, o conceito “computador sempre ligado” é suportado por processadores Intel® Core™ com tecnologia híbrida Intel® e, a partir do segundo semestre de 2020, vai estar disponível no mercado com o Windows 10. Posteriormente, a Lenovo planeia oferecer o ThinkPad X1 Fold com o Windows 10X para uma experiência “dobrável” do utilizador melhorada. Além disso, a conectividade 5G opcional permite novas formas de trabalhar onde, quando e como quiser.

Casos de utilização dobrável

O paradigma do livro tem milénios. De facto, as semelhanças com um PC dobrável são obviamente claras: familiares e facilmente transportáveis. Pesquisas sobre as experiências dos utilizadores sugerem que os que alternam frequentemente entre o telemóvel, tablet e computador portátil procuram algo com diferentes recursos e benefícios. O ThinkPad X1 Fold é um novo tipo de dispositivo leve e inovador que pode superar com sucesso os pontos fortes de cada um, sem comprometer o desempenho ou o tamanho do ecrã, mas compacto o suficiente para caber na menor das malas. Foi desenvolvido, especificamente para o Windows 10, um software inteligente de troca de modo para adaptar-se a múltiplos casos de utilização em novos ambientes. 

Desdobrado, o X1 Fold, com 13,3 polegadas de ecrã OLED e pesando menos de 1 kg, é o equipamento ideal para o consumo de conteúdo “pesado”. No modo paisagem com o suporte integrado no estojo de couro, os utilizadores podem rever e anotar a apresentação mais recente ou usar o teclado Bluetooth Mini Fold. Quando dobrado, o teclado é armazenado e carregado de forma wireless dentro do sistema e protegido por ímanes. Ao fazer uma pausa, é possível assistir a séries ou filmes no ecrã OLED brilhante com uma experiência Dolby Audio. Na orientação retrato, os utilizadores podem fazer anotações ou desenhar conceitos utilizando a Active Pen ou fazer scroll e assinar um documento legal. 

Numa orientação mais familiar de computador portátil, os utilizadores podem aproveitar dois ecrãs independentes para otimizar a eficiência durante determinadas atividades multitasking, desde participar numa vídeochamada no ecrã superior enquanto editam uma apresentação no ecrã inferior. É ainda possível comparar documentos, um acima do outro, ou fazer anotações num ecrã enquanto se assiste a uma aula noutro ecrã. É claro que estes casos de utilização podem ser feitos no modo retrato ou paisagem, o que melhor se adequar ao utilizador. 

Finalmente, o X1 Fold é perfeitamente adequado para ambientes empresariais. Ao ligar um teclado e rato em tamanho normal e um segundo ecrã via USB (de tipo C), o ThinkPad X1 Fold Stand opcional entra rapidamente no modo retrato ou paisagem. Os utilizadores vão aproveitar os benefícios de desempenho de uma solução completa de desktop. 

Confiabilidade e durabilidade

Com mais de quatro anos de desenvolvimento, foram investigados quatro designs iniciais para o X1 Fold e selecionada a proporção 4x3 com um ecrã de 13,3 polegadas para obter a melhor experiência e o mais alto nível de produtividade. De facto, a equipa que trabalhou no desenvolvimento do ThinkPad trabalhou incansavelmente com a engenharia da Intel para superar os desafios de engenharia mecânica e elétrica da dobradiça. E, através da Parceria com a LG Display, estão a ser desenvolvidos novos padrões para aperfeiçoar a tecnologia de ecrã dobrável. 

Os esforços resultaram em vários desenvolvimentos inovadores, como por exemplo um mecanismo exclusivo de dobradiça torque multi-link para gerir tensões durante ações de dobragem; um mecanismo de dobradiça, que, através da combinação com ligas leves incluindo uma placa de armação reforçada com fibra de carbono, permite otimizar a experiência de visualização quando desdobrado; um inovador ecrã OLED capaz de responder aos critérios de usabilidade da Lenovo em termos de toque, rastreamento e queda; e, ainda, a capacidade de suportar múltiplos ciclos de dobragem de ecrã, testes de stress e testes de uso de pen para responder aos rigorosos critérios de qualidade da marca. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Lenovo

TAGS

Lenovo

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.