Raúl Sanahuja, PR Manager & social media da Epson Ibérica em 2023-5-10

HARDWARE

Advertorial

Tecnologia Sem Calor: Uma impressão com futuro

A mudança já chegou às empresas e consumidores. Hoje, mais do que nunca, apostar na sustentabilidade é imperativo para responder às necessidades ecológicas atuais e obter resultados

Tecnologia Sem Calor: Uma impressão com futuro

Tecnologia Sem Calor e impressão sustentável com Epson WorkForce Enterprise AMC num escritório

Na Epson valorizamos os produtos desenhados a pensar no futuro e, como tal, procuramos desenvolver cada um deles de forma a que a sua utilização cause o menor impacto ambiental possível. É por isso que apostamos na tecnologia sem calor, esta que acolhe uma panóplia de vantagens no que à eficiência energética diz respeito.

Sabemos que é necessário reduzir as emissões de carbono em 25% até 2030 e em 40% até 2050 para cumprir os objetivos da International Energy Agency e deixar o mundo mais verde. Para os alcançar, empresas e consumidores devem escolher hábitos sustentáveis, e um deles pode passar por imprimir sem calor. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge em conjunto com a Epson, impressoras jacto de tinta podem ser até 90% mais eficientes do que as tradicionais a laser. Serão precisos mais factos? Muito bem: como funciona esta tecnologia inovadora e por que razão se revela menos prejudicial? A tecnologia sem calor, presente nas impressoras jacto de tinta, não requer a mesma energia que outras para iniciar a impressão, pois não utiliza calor no pré-aquecimento da unidade de fusão como fazem as a laser. Consequentemente, o seu impacto ambiental é diminuto. De acordo com o último relatório de eficiência energética da tecnologia sem calor da Epson, uma impressora a laser consome, aproximadamente, entre 0,2KWh a 2,3 KWh (Typical Electricity Consumption, TEC, para uma semana(1)), enquanto uma a jacto de tinta tem um consumo de 0,2KWh a, apenas, 0,5KWh. A diferença é visível e inquestionável, pelo que se demonstra benéfica a seleção destas impressoras para casa ou para o escritório.

Raúl Sanahuja, PR Manager & social media da Epson Ibérica

Uma vez realizada a troca global de impressoras a laser por impressoras com tecnologia sem calor, a redução de emissões de carbono até 2025 seria de 52.6%. Esta redução é admirável considerando que 31% de todas as emissões provêm de eletricidade e calor. É esse o mundo em que queremos viver. É esse o mundo para o qual trabalhamos.

Mas os benefícios não ficam por aqui. Ao contrário do que acontece nas impressoras a laser, onde é comum a substituição periódica do tambor, da cinta de transferência e da unidade de fusão, as impressoras a jacto de tinta necessitam de menos peças de substituição o que, naturalmente, reduz a energia utilizada para as fabricar e contribui para um menor impacto de manutenção e, claro, uma maior produtividade na sua utilização.

Não restam dúvidas sobre as vantagens que a tecnologia sem calor traz a cada consumidor e ao planeta. A redução da pegada carbónica deve ser uma prioridade na vida de todos os que queiram ver um futuro para o meio ambiente. Não obstante, com o cenário corrente pautado pela emergência climática, qualquer adaptação sustentável deve ser considerada, principalmente, por empresas que pretendem assumir um compromisso com o planeta e com os seus consumidores.

Cada vez mais, na compra de qualquer que seja o produto, a atenção sobre o impacto ambiental deste deve ser redobrada. O consumidor final é mais informado e interessado, não deixando de parte questões de extrema relevância como a redução das emissões de CO2. Desta forma, marcas e vendedores que valorizam as preocupações dos clientes estão a saber adaptar-se ao mercado e a estruturar uma oferta dinâmica e pensada. Estar em conformidade com as necessidades ambientais é indispensável para garantir o futuro.

 

(1) Todos os modelos A4/A3 monocromáticos e electrofotográficos a cores com saídas de 100 ppm ou menos (excluindo o Digital Front End) que foram publicados em energystar.gov a partir de 16 de Maio de 2022. O consumo típico de eletricidade (TEC) das impressoras a jacto de tinta Epson é calculado pela Epson com base nos critérios do método de teste TEC ENERGY STAR(R). O consumo de eletricidade varia de acordo com a utilização da impressora pelo cliente. O TEC (consumo típico de eletricidade) refere-se ao consumo de energia durante uma semana (cinco dias em que se repete o funcionamento e o modo de suspensão/ desligamento + dois dias em que o modo de suspensão/desligamento), assumindo a utilização de uma impressora normal no escritório

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Epson

TAGS

Epson

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas
HARDWARE

Microsoft introduz novos dispositivos Surface para as empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.