2014-7-09

HARDWARE

Nova Gama

Schneider Electric introduz nova geração da MachineStruxure

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, introduz nova geração da gama de controladores MachineStruxure. A nova oferta inclui três novos controladores compactos (Modicon M221, Modicon M241 e Modicon M251), o novo sistema I/O (Modicon TM3), o updated completo ao ambiente de software (SoMachine V4), a versão light do software (SoMachine Basic), o novo controlador de movimento (Modicon LMC078) e o novo conversor de frequências (Lexium 28)

Schneider Electric introduz nova geração  da MachineStruxure

Elie Belbel, SVP de Machine Solutions da Schneider Electric, constata que “estes novos produtos foram especificamente desenvolvidos para oferecerem uma experiência de automação intuitiva para construtores de máquinas, para os ajudar a reduzir custos e tem

Controladores Lógicos

Os três controladores lógicos são completamente novos: o Modicon M221 destina-se a aplicações com fios, o Modicon M241 para comunicações CANopen e o Modicon M251 para arquitecturas distribuídas e modulares.

Estes controladores compactos estabelecem novos standards de funcionalidade e performance, amplas capacidades de comunicação e funcionamento em escala. Com o novo sistema modular I/O, juntamente com módulos de comunicação montáveis e segurança embutida no sistema, os construtores de máquinas podem criar soluções específicas de forma mais eficiente e instalá-las mais rapidamente.
Ao incluir interfaces standard, como Ethernet, entrada USB para programação e servidores web embutidos, os novos controladores oferecem capacidade de ligação integrada mesmo com configurações standard. O Modicon M221 e o Modicon M241 estão ainda equipados com terminais I/O.

Os três modelos permitem uma gestão simples e prática de dados, armazenados em cartões SD, para maior mobilidade. Outra funcionalidade é a possibilidade de instalar programas e/ou firmware em controladores, mesmo quando estão desligados.
Cada controlador tem um código QR para o acesso rápido à sua ficha técnica e contacto de apoio através de smartphone ou tablet.

Sistema I/O

O Modicon TM3, sistema I/O especialmente desenvolvido para a nova gama, permite a expansão flexível e adaptável dos terminais I/O em todos os modelos. Podem ser adicionados até 14 terminais através de um novo canal de expansão I/O, que é 10 vezes mais rápido que as soluções tradicionais. Os novos módulos de segurança do sistema podem apenas ser ligados através do canal de expansão I/O, recorrendo a centros de informação de segurança.
Controlador de movimento

O novo controlador de movimento, o Modicon LMC078, é adaptável a uma larga gama de máquinas dec processamento e também a maquinaria mais simples de embalamento. Combina a funcionalidade de controlo de movimento para um máximo de oito servo axes numa única plataforma de controlo com um PLC que permite processar 1000 bits de instruções PLC em 5 µs. Permite ainda programar até 254 controladores, cada um com um tempo de ciclo de 250 µs. O Modicon LMC078 permite o control total das máquinas, expandindo o portfolio de PLC da plataforma MachineStruxure ao adicionar a funcionalidade de controlo de movimento total para máquinas com menos eixos.

Servo drive

A oferta do MachineStruxure é alargada com a adição do Lexium 28 servo drive, que colmata a lacuna entre dois modelos existentes – o Lexium 23 Plus e o Lexium 32. Com um design baseado no conceito de “opções” do Lexium 23 Plus, o Lexium 28 oferece funcionalidade adicionais como acoplamento do barramento DC, funcionalidades de segurança embutidas e função simples de ligação automática. O Lexium 28 é compatível com o Lexium 23 Plus em integração e a aplicações que requeiram funcionalidades adicionais.

O Lexium 28 oferece uma performance de 0.05 a 4.5 KW e está equipado com CANopen, CANmotion e ainda com uma interface PTI/PTO para facilitar a ligação a controladores sem rede de barramentos, permitindo a compatibilidade com o controlador de movimento Modicon LMC058 e os controladores lógicos Modicon M221, Modicon M241 e Modicon M251.

Software de desenvolvimento

O SoMachine, o software de desenvolvimento universal para todos os produtos MachineStruxure, também sofreu um update oferecendo agora um ambiente de programação mais intuitivo e mais rápido. A versão “light”, o SoMachine Basic, foi desenvolvida exclusivamente para o Modicon M221 e está disponível para download gratuito. Disponibiliza ainda ferramentas que permitem gerir todo o ciclo de vida da máquina.

Aplicações para controladores Twido, a anterior geração de controladores compactos e configurações inseridas no terminal Modicon TM2 podem ser transferidos para o SoMachine sem ser necessária reprogramação.

Recomendado pelos leitores

Bose lança novos auscultadores abertos
HARDWARE

Bose lança novos auscultadores abertos

LER MAIS

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X
HARDWARE

Lenovo lança novos ThinkPad série L e X

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.