2015-7-01

HARDWARE

Portugueses são dos que mais consomem streaming de vídeo e de música na Europa

O mais recente estudo da Samsung, o Techonomic Index 2015, analisou a forma como os portugueses se estão a relacionar com a tecnologia e concluiu que somos dos que mais dispositivos temos, em casa, e dos que fazemos um uso mais intensivo, sobretudo ao nível do streaming.

Portugueses são dos que mais consomem streaming de vídeo e de música na Europa

Em Portugal, cada casa tem, em m

Este novo estudo demonstrou que os lares Portugueses são atualmente uma espécie de hub (agregador), assumindo em simultâneo o papel de um local de trabalho e centro de entretenimento. Em média, os portugueses têm 21 equipamentos em casa, um número superior aos 19 que correspondem à média Europeia. Complementarmente, a média de utilização diária dos equipamentos domésticos representa cerca de 16h.

Portugal tem praticamente total penetração no que respeita a telefones móveis (99%) e TV’s (99%) nas famílias portuguesas, tendo cada casa, em média, duas televisões e pelo menos um tablet. Por outro lado, 96% dos portugueses afirmam não conseguir passar um dia sem o seu telemóvel e 95% sem televisão. No que respeita à utilização de telemóveis, num dia normal a média é de 1h24m; já o tempo de visualização de visualização de TV é de 3h12m.

O estudo revela também que as operações realizadas com maior regularidade nos telemóveis são a troca de SMS (89%), acesso ao email (81%) e acesso às redes sociais (77%). Se tivermos em consideração o uso de tablets, as operações mais frequentes passam a ser o acesso ao email (82%), o acesso a redes sociais (75%) e os motores de busca (63%).

Os conteúdos consumidos pelos Portugueses “também nos mostram como as nossas casas se estão a transformar numa central de conteúdos”, refere a Samsung em comunicado. Segundo os resultados do Techonomic Index 2015, os portugueses preferem conteúdos de entretenimento, com 82% a assistiram a conteúdos online de TV, vídeo ou filmes (versus 72% na Europa); 78% fizeram streaming (transmissão em direto) de conteúdos de música (versus 66% na Europa) e 66% dos portugueses acederam a revistas e livros digitais (versus 56% na Europa).

Também em termos de frequência o estudo permite constatar por que Portugal é considerado um país de early adopters: numa base diária, 30% dos portugueses fazem streaming (transmissão em directo) de conteúdos de TV, filmes ou vídeo (9% acima da média Europeia), 21% fazem streaming (transmissão em direto) de música (versus 18% na Europa), 38% utilizam aplicações de jogos ou de entretenimento nos telemóveis ou tablets numa base mínima semanal (5% acima da média Europeia) e 39% consome livros ou revistas digitais também semanalmente ou até com maior frequência (10% mais do que a média Europeia).

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.